
DB Flecha Prateada
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Re: DB Flecha Prateada
Sim, obviamente que há que filtrar muito a informação.
Mas que é algo que está a acontecer bastante aos leafs, é. Mesmo com utilização intensiva, talvez não devesse acontecer.
Supostamente, o rapidgate servia para proteger as baterias.
Falei em 2 casos que conheço pessoalmente, para além do meu, mas agora lembrei-me de um terceiro caso, também carro particular, sem utilização abusiva. Vão surgindo alguns.
Se for havendo soluções, olha... há que ir tratando.
Até agora praticamente não gastei nada no carro. Agora há que gastar algum.
Mas que é algo que está a acontecer bastante aos leafs, é. Mesmo com utilização intensiva, talvez não devesse acontecer.
Supostamente, o rapidgate servia para proteger as baterias.
Falei em 2 casos que conheço pessoalmente, para além do meu, mas agora lembrei-me de um terceiro caso, também carro particular, sem utilização abusiva. Vão surgindo alguns.
Se for havendo soluções, olha... há que ir tratando.
Até agora praticamente não gastei nada no carro. Agora há que gastar algum.
Re: DB Flecha Prateada
Só acho que a Nissan esteve mal em prolongar tanto a venda do LEAF, de resto o pessoal sabia ao que ia, uso abusivo era facil de ver no que ia dar, a propria marca avisa o uso intensivo de cargas rapidas, as limitações nunca foram nenhum segredo, é um EV lowcost...
O rapidgate protege as baterias de não atingir temperaturas elevadas, o problema maior é o tempo que elas ficam nesse estado, pior para quem fez o update, eu em viagens sempre nunca levei a bateria muito abaixo, por um lado para não mexer muito com a resistência interna das baterias e por outro para carregar ainda mais lento, o meu nunca entrou no vermelho e fez viagens de mais de 600kms de uma vez em pleno verão (podes ver pelo meu DB).
De resto não faço ideia do que potencia a degradação acentuada de algumas celulas em casos onde não há abusos, será defeito de fabrico? Eu só conheço o teu e acho que podias dar uma ajuda valente se conseguisses gravar com o Leafspy uma aceleração a mostrar os grafico das celulas todas, isso é que era...
O rapidgate protege as baterias de não atingir temperaturas elevadas, o problema maior é o tempo que elas ficam nesse estado, pior para quem fez o update, eu em viagens sempre nunca levei a bateria muito abaixo, por um lado para não mexer muito com a resistência interna das baterias e por outro para carregar ainda mais lento, o meu nunca entrou no vermelho e fez viagens de mais de 600kms de uma vez em pleno verão (podes ver pelo meu DB).
De resto não faço ideia do que potencia a degradação acentuada de algumas celulas em casos onde não há abusos, será defeito de fabrico? Eu só conheço o teu e acho que podias dar uma ajuda valente se conseguisses gravar com o Leafspy uma aceleração a mostrar os grafico das celulas todas, isso é que era...

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's
Re: DB Flecha Prateada
Esses 3 casos têm sintomas iguais ao teu da queda de autonomia? E que idade e kms têm?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 45 000 kms
Re: DB Flecha Prateada
E já agora... Que tratamento?
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Re: DB Flecha Prateada
Genericamente são carros de utilização diária, normal. Não eram TVDE's.
Carga maioritariamente em casa.
Os estilos de condução, já não sei.
Carga maioritariamente em casa.
Os estilos de condução, já não sei.
Re: DB Flecha Prateada
E estão todos como o teu??

Conheço muitos deles, a maioria de empresas, e não conheço nenhum com este problema do teu.
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Re: DB Flecha Prateada
O carro parou, com o erro amarelo de "repare sistema ev".
Num deles, a Nissan ainda fez uma oferta aceitável pelo carro, depois de muita insistência.
No outro, teve um comportamento ridículo.
No 3º caso, também teve um mau comportamento, e a pessoa acabou por reparar o carro fora.
Como o meu, de baixar repentinamente a %, há imensos relatos pelas redes sociais. E além disso, no meu também já apareceu o erro amarelo e o carro não ligava. Apaguei os DTC com o Leafspy e lá ligou.
Obviamente que não sabemos o tratamento que tiveram os carros das redes socias, mas, independentemente disso, não deveria de acontecer com tanta frequência. Foi, obviamente, um erro de conceção do carro, ou das baterias, ou das duas coisas juntas.
Com já referi lá para cima, uma coisa é nós sabermos da falta de arrefecimento, dos tempos de carga após a primeira, etc, etc. Outra coisa são módulos danificados e carros a pararem.
Num deles, a Nissan ainda fez uma oferta aceitável pelo carro, depois de muita insistência.
No outro, teve um comportamento ridículo.
No 3º caso, também teve um mau comportamento, e a pessoa acabou por reparar o carro fora.
Como o meu, de baixar repentinamente a %, há imensos relatos pelas redes sociais. E além disso, no meu também já apareceu o erro amarelo e o carro não ligava. Apaguei os DTC com o Leafspy e lá ligou.
Obviamente que não sabemos o tratamento que tiveram os carros das redes socias, mas, independentemente disso, não deveria de acontecer com tanta frequência. Foi, obviamente, um erro de conceção do carro, ou das baterias, ou das duas coisas juntas.
Com já referi lá para cima, uma coisa é nós sabermos da falta de arrefecimento, dos tempos de carga após a primeira, etc, etc. Outra coisa são módulos danificados e carros a pararem.
Re: DB Flecha Prateada
E qual era a idade e kms?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 45 000 kms
Re: DB Flecha Prateada
O alarme amarelo de repare o sistema EV não faz parar o carro, isso só acontece se acompanhado por outro alarme, eu consigo replicar esse alarme sempre que quiser no meu, podes ver no DB do meu na pagina 12. Pode não ter nada a ver com celulas desbalanceadas ou degradadas.
O que falas são de avarias que podem nem ter nada a ver com a bateria, vi casos desses em que pediram cerca de 5000€ por um PDM novo e o problema era o fusivel principal queimado, a Nissan esteve sempre mal sempre que se tentava reparar o sistema eletrico do LEAF, isso é facto.
A minha questão é mesmo esta, num forum de carros eletricos deviamos ter o cuidado em tentar separar as coisas e saber o que realmente se passa, meter tudo no mesmo saco é para sitios como o facebook.

O que falas são de avarias que podem nem ter nada a ver com a bateria, vi casos desses em que pediram cerca de 5000€ por um PDM novo e o problema era o fusivel principal queimado, a Nissan esteve sempre mal sempre que se tentava reparar o sistema eletrico do LEAF, isso é facto.
A minha questão é mesmo esta, num forum de carros eletricos deviamos ter o cuidado em tentar separar as coisas e saber o que realmente se passa, meter tudo no mesmo saco é para sitios como o facebook.
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