DB Flecha Prateada

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
kony76
Mensagens: 852
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 16 jun 2025, 17:37

Sim, obviamente que há que filtrar muito a informação.
Mas que é algo que está a acontecer bastante aos leafs, é. Mesmo com utilização intensiva, talvez não devesse acontecer.
Supostamente, o rapidgate servia para proteger as baterias.

Falei em 2 casos que conheço pessoalmente, para além do meu, mas agora lembrei-me de um terceiro caso, também carro particular, sem utilização abusiva. Vão surgindo alguns.

Se for havendo soluções, olha... há que ir tratando.

Até agora praticamente não gastei nada no carro. Agora há que gastar algum.

civic
Mensagens: 2021
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 16 jun 2025, 20:15

Só acho que a Nissan esteve mal em prolongar tanto a venda do LEAF, de resto o pessoal sabia ao que ia, uso abusivo era facil de ver no que ia dar, a propria marca avisa o uso intensivo de cargas rapidas, as limitações nunca foram nenhum segredo, é um EV lowcost...

O rapidgate protege as baterias de não atingir temperaturas elevadas, o problema maior é o tempo que elas ficam nesse estado, pior para quem fez o update, eu em viagens sempre nunca levei a bateria muito abaixo, por um lado para não mexer muito com a resistência interna das baterias e por outro para carregar ainda mais lento, o meu nunca entrou no vermelho e fez viagens de mais de 600kms de uma vez em pleno verão (podes ver pelo meu DB).

De resto não faço ideia do que potencia a degradação acentuada de algumas celulas em casos onde não há abusos, será defeito de fabrico? Eu só conheço o teu e acho que podias dar uma ajuda valente se conseguisses gravar com o Leafspy uma aceleração a mostrar os grafico das celulas todas, isso é que era... ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

cfvp
Mensagens: 1882
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por cfvp » 16 jun 2025, 23:59

kony76 Escreveu:
16 jun 2025, 17:37
Falei em 2 casos que conheço pessoalmente, para além do meu, mas agora lembrei-me de um terceiro caso, também carro particular, sem utilização abusiva. Vão surgindo alguns.
Esses 3 casos têm sintomas iguais ao teu da queda de autonomia? E que idade e kms têm?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 45 000 kms

civic
Mensagens: 2021
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 17 jun 2025, 08:09

cfvp Escreveu:
16 jun 2025, 23:59

Esses 3 casos têm sintomas iguais ao teu da queda de autonomia? E que idade e kms têm?
E já agora... Que tratamento?
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

kony76
Mensagens: 852
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 17 jun 2025, 08:56

Genericamente são carros de utilização diária, normal. Não eram TVDE's.
Carga maioritariamente em casa.

Os estilos de condução, já não sei.

civic
Mensagens: 2021
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 17 jun 2025, 09:01

kony76 Escreveu:
17 jun 2025, 08:56
Genericamente são carros de utilização diária, normal. Não eram TVDE's.
Carga maioritariamente em casa.

Os estilos de condução, já não sei.
E estão todos como o teu?? :(

Conheço muitos deles, a maioria de empresas, e não conheço nenhum com este problema do teu.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

kony76
Mensagens: 852
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 17 jun 2025, 09:32

O carro parou, com o erro amarelo de "repare sistema ev".
Num deles, a Nissan ainda fez uma oferta aceitável pelo carro, depois de muita insistência.
No outro, teve um comportamento ridículo.
No 3º caso, também teve um mau comportamento, e a pessoa acabou por reparar o carro fora.


Como o meu, de baixar repentinamente a %, há imensos relatos pelas redes sociais. E além disso, no meu também já apareceu o erro amarelo e o carro não ligava. Apaguei os DTC com o Leafspy e lá ligou.

Obviamente que não sabemos o tratamento que tiveram os carros das redes socias, mas, independentemente disso, não deveria de acontecer com tanta frequência. Foi, obviamente, um erro de conceção do carro, ou das baterias, ou das duas coisas juntas.

Com já referi lá para cima, uma coisa é nós sabermos da falta de arrefecimento, dos tempos de carga após a primeira, etc, etc. Outra coisa são módulos danificados e carros a pararem.

cfvp
Mensagens: 1882
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por cfvp » 17 jun 2025, 10:04

E qual era a idade e kms?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 45 000 kms

civic
Mensagens: 2021
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 17 jun 2025, 10:11

O alarme amarelo de repare o sistema EV não faz parar o carro, isso só acontece se acompanhado por outro alarme, eu consigo replicar esse alarme sempre que quiser no meu, podes ver no DB do meu na pagina 12. Pode não ter nada a ver com celulas desbalanceadas ou degradadas. ;)

O que falas são de avarias que podem nem ter nada a ver com a bateria, vi casos desses em que pediram cerca de 5000€ por um PDM novo e o problema era o fusivel principal queimado, a Nissan esteve sempre mal sempre que se tentava reparar o sistema eletrico do LEAF, isso é facto.

A minha questão é mesmo esta, num forum de carros eletricos deviamos ter o cuidado em tentar separar as coisas e saber o que realmente se passa, meter tudo no mesmo saco é para sitios como o facebook.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”