DB Flecha Prateada

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
cfvp
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por cfvp » 15 jun 2025, 17:19

civic Escreveu:
15 jun 2025, 14:11
Eu já à muito tempo que venho a dizer que o problema das celulas do LEAF não são as cargas rapidas, mas sim a temperatura, mesmo sem fazeres nenhuma carga rápida podes andar com elas sempre no vermelho, não é dificil. Depois há outras questões, tipo levar o pack abaixo de 10%, cargas a 100%, tamanho dos ciclos, campo onde o meu foi sempre maltratado pois até aos 150 000kms a vida dele foi fazer ciclos acima de 80%,...;)

O ser crónico eu discordo, por enquanto, pois o teu caso será o primeiro que eu vejo que tenho todo o historial do carro e se pode tirar alguma conclusão, por isso estou muito curioso, conheço pelo menos 2 LEAFs com mais de 300 000 kms sem problemas nas celulas (iguais ao meu, versão Acenta e tudo), são de empresa e sempre carregados em AC, estes seriam para mim a referência, mas continuam a rolar sem problemas.
A mim nunca me aconteceu. Durante o verão em viagens mais longas conseguia fazer subir 1 traço acima de meio, mas ao vermelho só mesmo com uma carga rápida em cima. Mas sim já estar no meio pode ser mau sinal (bateria quase nos 36ºC) e com 1 traço acima já vai para 41+. Aquela barra da Nissan é realmente enganadora, na minha opinião.

Também ouvi falar de um caso de um Leaf com tratamento Uber com cargas rápidas e já vai com 320mil kms, sem problemas na bateria. Por falar nisto essa mesma pessoa conseguiu ativar a garantia da bateria aos 160mil kms noutro Leaf. É preciso é ter um bom advogado e alguma paciência.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 45 000 kms

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 16 jun 2025, 06:23

kony76 Escreveu:
13 jun 2025, 15:06
Mas seja como for, o carro tem poucas cargas rápidas. Não me parece que seja por isso.
Também não ando a assapar nas AE.

O problema parece ser mesmo crónico dos Packs de baterias dos Leaf.
Quando vi que tinhas escrito isto pensei para mim: "o que foste escrever".

Eu sou da mesma opinião, por muito que o carro seja usado como um carro que é. Não sofrer abusos, o factor tempo acaba por mostrar o problema crónico.

Claro esta, em carros com uma utilização intensiva esse problema aparece precocemente.

Quanto ao facto de haver carros com 300k km e ainda rolarem sem problemas. São a exceção, ou são a regra?

Carros como o aqui apresentado com uma utilização normalíssima. São a excepção, ou são a regra?

Depois entra aquilo que já discutimos várias vezes. Ter um carro que na cabeça de alguns não podemos acelerar porque estraga a bateria, ter um carro que não pode fazer viagens maiores que a sua autonomia porque estraga a bateria, ter um carro que não pode fazer carregamentos rápidos porque estraga a bateria...

Então compramos um carro de ~35000€ para estar parado na garagem.

Por muito que custe aos proprietários do Leaf o carro na sua grande maioria tem um problema crónico num componente que é o core do carro. Existem muitos proprietários felizes da vida com o carro, existe proprietários com um ódio enorme pelo carro e, existem proprietários que é o que é. Temos de aprender a viver com isso. Ninguém nos impôs a compra do carro. Compramos numa altura onde a oferta e a informação era escassa, arriscamos.

Não quero ser advogado do diabo, mas certamente se a Nissan sabendo o que sabe hoje nunca teria feito o Leaf como fez.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

kony76
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por kony76 » 16 jun 2025, 08:50

Nonnus Escreveu:
16 jun 2025, 06:23
kony76 Escreveu:
13 jun 2025, 15:06
Mas seja como for, o carro tem poucas cargas rápidas. Não me parece que seja por isso.
Também não ando a assapar nas AE.

O problema parece ser mesmo crónico dos Packs de baterias dos Leaf.
Quando vi que tinhas escrito isto pensei para mim: "o que foste escrever".

Eu sou da mesma opinião, por muito que o carro seja usado como um carro que é. Não sofrer abusos, o factor tempo acaba por mostrar o problema crónico.

Claro esta, em carros com uma utilização intensiva esse problema aparece precocemente.

Quanto ao facto de haver carros com 300k km e ainda rolarem sem problemas. São a exceção, ou são a regra?

Carros como o aqui apresentado com uma utilização normalíssima. São a excepção, ou são a regra?

Depois entra aquilo que já discutimos várias vezes. Ter um carro que na cabeça de alguns não podemos acelerar porque estraga a bateria, ter um carro que não pode fazer viagens maiores que a sua autonomia porque estraga a bateria, ter um carro que não pode fazer carregamentos rápidos porque estraga a bateria...

Então compramos um carro de ~35000€ para estar parado na garagem.

Por muito que custe aos proprietários do Leaf o carro na sua grande maioria tem um problema crónico num componente que é o core do carro. Existem muitos proprietários felizes da vida com o carro, existe proprietários com um ódio enorme pelo carro e, existem proprietários que é o que é. Temos de aprender a viver com isso. Ninguém nos impôs a compra do carro. Compramos numa altura onde a oferta e a informação era escassa, arriscamos.

Não quero ser advogado do diabo, mas certamente se a Nissan sabendo o que sabe hoje nunca teria feito o Leaf como fez.
Concordo contigo.
Neste momento, é mesmo isso que se passa com o Leaf. Para 2º carro é fora-de-série. Para primeiro já tem muitas limitações.

Como dizes, arriscamos. Na altura para além deste, praticamente havia o Model S por mais de 100.000€, o Ioniq e pouco mais.
Arriscamos por ser também um novo modelo. Não era expectável que acontecesse isto. Esperava-se um carro de alta qualidade que, na realidade é, exceptuando a parte das baterias...

Na parte da Nissan, já não sei se é bem assim. Quando fizeram aquele ligeiro Facelift, porque não resolveram a questão?
E além disso, já ouvi para aí a dizer, incluindo por funcionários da própria Nissan, que o Arya, não tem propriamente um sistema de refrigeração. É algo parecido, mas não é bem.

É pena, porque como carros em si, são excelentes.

civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Mensagem por civic » 16 jun 2025, 09:20

Sem duvida que o LEAF é um EV lowcost, agora falar de problema cronico quando apenas conheço um caso que sei a utilização que teve é um bocado exagerado, na minha opinião claro, ainda por cima nem sequer sabemos o real problema do carro, a grande questão dos casos do LEAF foi a sua grande venda para empresas, principalmente de transportes em que foram abusados para o sistema que têm...

Continuo a achar que as celulas do LEAF da 2ª geração são muito melhores do que as da 1ª, se faz sentido a Nissan ter tido este carro até 2024? Não, acho que lá para 2020 a Nissan devia ter renovado o carro, e acabado com o pack sem arrefecimento, acontece que na EV200 tem arrefecimento e parece que ainda é pior do que no LEAF, essa sim, parece ter um problema cronico sempre nas mesmas celulas, o arrefecimento não é homogeneo. :lol:

Ou seja, para uma utlização diaria o carro serve perfeitamente, como uber, taxi, carro de grandes viagens? Esqueçam, nunca foi esse o proposito do carro, agora dizer que o carro era caro para o que trazia??? Epá, estava tudo à vista quando se comprou, toda a gente sabia o que estava a comprar, não foi nada que mudasse depois da compra. Já havia muita informação acerca do antecessor... As limitações eram conhecidas.

O Ariya tem um sistema de arrefecimento como a maioria dos EVs, tem o prato inferior arrefecido a liquido.

https://www.batterydesign.net/2022-nissan-ariya/
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

Nonnus

Mensagem por Nonnus » 16 jun 2025, 10:39

E depois vem o de 62 com os mesmos problemas.

E este não podemos pensar que é um carro para o dia a dia.
- 6 anos depois 160000km

civic

Mensagem por civic » 16 jun 2025, 10:56

Nonnus Escreveu:
16 jun 2025, 10:39
E depois vem o de 62 com os mesmos problemas.

E este não podemos pensar que é um carro para o dia a dia.
Já estamos numa de futurologia? :lol:

Claro que é um carro para o dia a dia, a questão de não ter arrefecimento mantem-se, apenas te garante um pouco mais de kms de uma vez, continua a ser o EV lowcost de sempre. Desculpa lá, mas para um forum de pessoal que vai lendo umas coisas de EVs esta conversa parece de pessoal que lê a revista "Maria". :lol:

O de 62 é igual ao de 40 em quimica, que são diferentes do de 24 e de 30. As limitações aparecem na mesma, embora em limites diferentes, tentar fazer do LEAF uma coisa que ele não é não é pode ser uma opção de o rebaixar, mas ele sempre foi vendido como um eletrico de baixo custo e com muitas limitações, para teres uma ideia, o meu LEAF ficou mais barato que um Ionic 28 cerca de 10 000€, por alguma coisa era. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

Nonnus

Mensagem por Nonnus » 16 jun 2025, 13:18

Não percebeste.

Não estou a fazer futurologia. Quando escrevi "depois vem o de 62". Estava a dizer que a Nissan volta a cometer o mesmo erro porque se o de 40 tem os problemas que tem, a EV200 aparentemente também, fazem o de 62 onde no mesmo caixote enfiam mais células.

Os problemas em todos são conhecidos no presente.

Quando dizes que a Nissan podia ter evitado e não o fez, ainda lançou mais um.
- 6 anos depois 160000km

civic

Mensagem por civic » 16 jun 2025, 14:30

Eu compreendo a lógica do 62kWh, consegues uma autonomia jeitosa no mesmo carro, ou seja, diversificaste a gama sem custos adicionais, o 62 saiu em 2019 seria um carro para terminar com o modelo, tipo um ano de vendas e venha outro, a lógica de um LEAF é a autonomia que tens no inicio, não podes andar de carga em carga.

O LEAF teve razão de ser na altura em que foi lançado, digo que a partir de 2020 já não fazia sentido tal a diversidade de EVs que começava a existir no mercado. Hoje vender um carro com tecnologia de 2010 não faz muito sentido, houve apenas uma melhoria na quimica das baterias, que deu para encaixar 62kWh no espaço de 24kWh, isso tem o seu merito, mas também a sua epoca.
O LEAF sempre foi uma vertente barata de ter um EV, eu tive um EV naquela altura porque existiu um LEAF, senão tinha que esperar mais uns tempos, e está mais do que pago em relação às outras opções que tinha na altura.

Os problemas que falas só têm a dimensão que têm devido ao seu numero de vendas, nessa altura vendiam-se meia duzia de i3 e Zoes, o ioniq praticamente não se vendeu, o LEAF 40 vendeu montes de carros principalmente para a praça, o que ditou a sua história, eu gostava de perceber o que acontece com o LEAF deste tópico em vez de me por a dizer que todos têm problemas, embora se leiam muitos casos de problemas a informação é escassa, eu gostava de perceber o que se passa ao certo.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

kony76
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por kony76 » 16 jun 2025, 16:54

Acho que são coisas distintas.

Uma coisa são as características do carro e as limitações provenientes daí, sobretudo, pelo facto de não ter o arrefecimento, Rpidgate, etc, etc. Isto sim, já sabíamos aquando da compra, estamos cientes disso.

Outra coisa, são os problemas que estão a haver aos magotes. Aqui no fórum até nem pode haver muitos casos, mas pelas redes sociais assiste-se a diversos casos de problemas destes, e que não são só nos TVDE. Eu próprio conheço pessoalmente 2 casos.
O problema da dilatação que faz os carros pararem, o caso como o meu, que tem alguns módulos danificados e que provoca as tais quedas abruptas abaixo dos 50%, há muitos casos. Isto não sabíamos quando compramos.

Mas enfim, é o que é. No meu caso, vou tentar resolver isso com esta reparação e esperar dar, no mínimo, outros 6 anos de vida útil ao carro. Porque pelo restante, ele bem merece.

civic

Mensagem por civic » 16 jun 2025, 17:15

Eu não estou a dizer que os problemas não existem, mas não sabemos nada deles, os casos que vês de dilatação são, sobretudo, relacionados com uma utilização intensiva ou compra do carro usado que não sabes a proveniência, desses temos muita info. Existe outra situação que eu acho que é completamente distinta, degradação de celulas sem esse uso abusivo, não tenho nenhuma informação acerca disso, só mesmo os sintomas...

Os casos que existem conhecendo o histórico, que não uso abusivo, só conheço mesmo o teu, não conheço mais nenhum que saiba a forma como foi utilizado e tenha celulas degradadas, sigo esses casos do Facebook e já por várias vezes que dizem no inicio que tinha um historial sagrado mas depois lá referem que ou compraram usado ou era de uma empresa... Ou seja, muita coisa mas pouca informação tecnica.
Até já apanhei quem dissesse que dava um tratamento exemplar ao seu carro, só carregava a bateria quando ela batia mesmo no fundo, tal como se fazia antigamente com os telemoveis de baterias de ni-cd... Portanto há sempre muitas vozes... Eu nestas coisas gosto de saber mesmo o que se passa, para destilar veneno ia para o facebook. :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”