Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
LFN
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por LFN » 15 mai 2025, 12:56

Mas qual é o problema! Temos o melhor modelo do mundo, mesmo que só funcione em Portugal, certo? :lol: :lol: :lol:

cfvp
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Mensagem por cfvp » 15 mai 2025, 16:04

Ainda não ouvi tudo, mas no início podemos ver a grande vantagem de ter vários CEMEs para escolher, faz mesmo baixar o preço!! :lol:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms

FernandoSilva
Proprietário Leaf
Registado: 22 nov 2020, 00:27
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por FernandoSilva » 15 mai 2025, 17:12

Ia agora mesmo colocar aqui não este resumo mas o programa completo. https://m.youtube.com/watch?v=X_PPp4vpd ... sJAYcqIYzv

Gostei da ideia da energia barata ali pela 1.01.00. Já estou a ver interesses a bloquearem este sistema. Depois, claro, o assunto por aqui já muito discutido, o bloqueio do sistema atual.

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 16 mai 2025, 08:55

cfvp Escreveu:
15 mai 2025, 16:04

Ainda não ouvi tudo, mas no início podemos ver a grande vantagem de ter vários CEMEs para escolher, faz mesmo baixar o preço!! :lol:
Não sabia que a Mobi.e é CEME.
Apesar de em geral gostar do José Manuel Fernandes, achei este programa mal preparado e muito genérico com casos individuais que para mim pouco valem. A discussão sobre a troca de baterias com um convidado que anda a Diesel, enfim, sem comentários.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

cfvp

Mensagem por cfvp » 16 mai 2025, 11:49

mjr Escreveu:
16 mai 2025, 08:55
Não sabia que a Mobi.e é CEME.
Apesar de em geral gostar do José Manuel Fernandes, achei este programa mal preparado e muito genérico com casos individuais que para mim pouco valem. A discussão sobre a troca de baterias com um convidado que anda a Diesel, enfim, sem comentários.
Sim, de facto fez alguma confusão com as entidades, mas isso também revela um pouco da complexidade do nosso modelo. Seja como for, era para demonstrar a diferença de preços que um utilizador "normal" paga cá em Portugal e fora. É muito fácil cair neste tipo de "erros", devido à complexidade dos preços.

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 16 mai 2025, 16:51

Realmente este é um péssimo exemplo de alguém que quer falar sobre o assunto, mas não tem um discurso fluído, comente erros como o que o @mjr apontou e o pior é falar de vários tipos de carregamento, mas não menciona o CEME que é utilizado. Como nós sabemos, usar o CEME errado, na hora errada, no posto errado e a conta fica astronômica.

É certo que isto é derivado ao modelo que temos que não consegue ter um preço fixo por kWh, como disse anteriormente é um péssimo exemplo de alguém que quer falar sobre o assunto mas acaba por não explicar nada.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

cfvp

Mensagem por cfvp » 19 mai 2025, 10:54

A AD voltou a vencer as eleições. Então podemos contar que o RJME vai mesmo avançar?

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 19 mai 2025, 11:58

cfvp Escreveu:
15 mai 2025, 16:04
Mesmo dando de barato algumas coisas confusas, o que se refere aos preços é totalmente verdade. O valor médio do carregamento indicado pela UVE é obviamente demasiado simpático (logo porque usa um CEME com grandes descontos como premissa - e ainda que existam alguns melhores também existem outros MUITO piores).

Claro que dizer que usa um cartão da Mobi.e é um erro, mas descredibilizar totalmente a opinião por erros desse tipo parece-me demasiado redutor. Não sei se a conversa foi preparada ou não, mas notava-se claramente falta de "guião" (não é que não soubessem do que estavam a falar, mas a conversa não era fluida).
Por outro lado, é refrescante ouvir pessoas desinteressadas a falar abertamente sobre o tema, sem os chavões gastos do "amen" do costume.

Em relação à troca de baterias, eu acho que se deve "shoot the message, not the messenger". O homem é professor catedrático e tem feito investigação sobre o tema. Eu discordo em absoluto da visão dele e longe de mim querer usar falácias de autoridade para justificar algo, mas pode valer a pena avaliar as contas que ele fez e perceber se há ali alguma ponta de sentido, em vez de descartar sumariamente o que ele disse apenas porque não compra um VE enquanto não puder trocar a bateria.
cfvp Escreveu:
19 mai 2025, 10:54
A AD voltou a vencer as eleições. Então podemos contar que o RJME vai mesmo avançar?
Eu acho que sim, mas a verdade é que ninguém alguma vez esteve envolvido num processo destes, nem sem eleições a meio, quanto mais neste turbilhão :mrgreen:
Primeiro deve ser necessário ver se o Ministério se mantém mais ou menos com a mesma equipa, se houver passagem de pastas deve atrasar qualquer coisa.
E claro, há que perceber o que é que foram os resultados da consulta pública e o que é que a tutela vai fazer com eles. Ao contrário da AdC, as contribuições não parecem ser publicadas (se virem consultas anteriores, não há mais informação em nenhuma) nem nenhum documento resumo. Provavelmente não vai haver nenhuma informação pública (o que é pena)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 19 mai 2025, 13:17

A questão aqui é a informação que passa para aqueles que não tem a informação que tu, eu e muitos que aqui andam, é muito limitada. Não esclarece nada. Quem nada sabe, nada ficou a saber.

Quem acha que ter um carro elétrico é um flop ficou ainda mais convencido.

Eu penso que neste tipo "programas" os intervenientes têm de ter noção que nem toda a gente consegue perceber as coisas quando se passa a mensagem pela metade. Foi o que aconteceu.

Uma das pessoas que eu acho que tem sempre isso em consideração é o moderador do Volt. Muitas vezes o pessoal da UVE usa as siglas e ele por trás tem o cuidado de explicar o que quer dizer cada uma.

Como tu já disseste muitas vezes, este modelo privilegia quem tem muito conhecimento, os outros ficam arder.

Se o sr. tivesse abordado o assunto com isso em mente, talvez fosse melhor preparado. Assim passou uma imagem de não ter explicado nada em concreto.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 20 mai 2025, 08:42

O problema das baterias é que ele avaliou de um ponto puramente idealizado: existem 2 ou 3 modelos de baterias iguais em todos os carros, os fabricantes acordam num processo standard para a troca de baterias, e os problemas que já conhecemos ao nível do negócio como que desaparecem por magia.

Idealmente a coisa funciona, apesar do investimento massivo que seria necessário ter empatado em cada estação de troca de baterias (o excesso de baterias que não estão a circular mas a carregar). Mas ele falha em perceber que no mundo real com marcas diferentes a competir entre si e com incapacidade de agentes privados fazerem o investimento gigante que é necessário nas estações de troca de baterias (investimento sem certeza de retorno, claro está) isto nunca terá tração.

Sobre o resto, as falhas em conceitos básicos retiram credibilidade à análise. Como barómetro do que o público em geral perceciona concordo que pode servir, mas não mais que isso.

Mudando de assunto: A Tesla finalmente registou-se como OPC:

https://www.dgeg.gov.pt/media/byujbzvd/ ... 5_2025.pdf
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Carregamento”