BrunoAlves Escreveu: ↑20 out 2024, 21:16
Nonnus Escreveu: ↑20 out 2024, 19:19
Consegues-me dizer dos 25 CEME existentes quantos tem carregadores instalados e o nº de carregadores de cada um
Se tivesse aqui o PC podia fazer-te isso, é relativamente simples. Mas todos os CEME têm de ter pelo menos 1 posto ligado à rede e a funcionar. Uma boa parte tem isso mesmo, 1 posto, muitas vezes privado e enfiado numa garagem)
É algo que foi introduzido em 2014 para contornar habilmente a diretiva europeia da altura, que diz que os CPO podem comprar energia para os carregamentos a qualquer entidade do setor blablablá. Ora para se ser CEME tem de se ser OPC e assim "faz-se o jeito". Enfim...
De qualquer forma as estatísticas são factuais e não mudam o cenário de Portugal em relação a qualquer outro país. Só temos o unicórnio para dizer que somos diferentes...
A última vez que atualizei a estatística (já não estará atual atual mas não terá mudado radicalmente):
- 80% dos postos estão em 7 OPC
- mais de 51% dos OPC têm menos de 10 postos e esses postos são 3,6% do total do país.
Que é no fundo a realidade da maioria dos mercados. Quando se diz que temos 100 OPC, tá bem mas isso é assim relevante? Não o seriam também noutro modelo? Não seriam até mais?
Edit: ah, e estamos em penúltimo na disponibilidade da infraestrutura segundo o EAFO, em último se considerarmos apenas postos DC. Isto é factual, são números e que afetam os utilizadores e o mercado como um todo.
A diferença fundamental é que noutros países, "as EDP do sítio" têm de concorrer com "os Lidl do sítio". Aqui "a EDP de cá" fatura "nos Lidl de cá". E este obscurantismo dos preços é "mel" para apanhar os incautos e esconder o verdadeiro assalto que ocorre em alguns destes postos. Será só a mim que faz espécie os supostos tubarões, aqueles que mais quereriam um modelo vertical e que iam abafar os outros e não sei quê, não tenham verticalizado (à tuga ..) se agora até podem fazê-lo?
Obrigado. Eu quando fiz a pergunta já sabia +/- a resposta porque já andamos a discutir isto há muito tempo, talvez até demasiado.
Muitos CEME´s limitaram-se a instalar um posto de carregamento privado, muito provavelmente no parque da sede, porque foram obrigados a isso. Vem provar que muitos dos CEME não estão na ME com o intuito de a desenvolver, mas sim para obter lucro fácil. A parte do investimento (OPC) que lhes cabia ignoraram e ficaram com a melhor parte. Sem investimento, fazer dinheiro naquilo que é dos outros.
Quem defende o papel do CEME se calhar até consegue ver neste caso uma grande contribuição para o desenvolvimento da ME. Infelizmente eu consigo ver oportunismo.
Pode ser a tal falta de visão comercial que os CEME tem como diz o @BrunoFonseca, mas a realidade é esta e não trás nenhum beneficio a ME.
BrunoFonseca Escreveu: ↑20 out 2024, 22:07
Seria mais simples promover alterações que visem melhorar o modelo do q rasgar tudo e começar do zero.
É que isso que se propõe. Aproveitar o que temos de bom e eliminar o que já ficou provado que não trás qualquer mais valia ao nosso modelo.
Usando as palavras de alguém que defende o modelo actual estamos na fase 2.0. Na fase 1.0 em 2014 se calhar fazia sentido por falta de conhecimento e uma falta de antecipação aos problemas que este modelo iria trazer as coisas serem assim. Eu acredito que quem desenhou este modelo até tinha as melhores das intenções, mas actualmente não faz qualquer sentido e há que ter a coragem do assumir e retificar o que esta mal. A ideia do papel do CEME pensada inicialmente era o UVE poder escolher aquele que melhor preço lhe faz, ignorando a existência de um OPC que também tem de ganhar dinheiro. Se não pode ganhar com a venda de energia, tem de ganhar com o "aluguer" do posto. Volto a repetir. O que é que interessa ter um CEME que me faz um preço espetacular se depois tenho um OPC que para ganhar dinheiro tem de praticar preços elevados? A mais valia do CEME perde-se completamente.
Já demonstrei duas coisas onde a figura do CEME falha completamente.
Vou dar um exemplo de como o que era em 2014 não é em 2024.
Em 2014 em Vendas Novas não havia nenhum posto de carregamento. Hoje existem 5 (os da auto estrada não servem para este exemplo), nesses 5 um é Atlante, outro KLC, outro Veimonte e dois Galp. Estes OPC concorrem directamente entre si, os CEME concorrem directamente entre eles. Eu para ver como é que consigo ter o melhor preço tenho de comparar 4 OPC´s (os locais) e no limite 25 CEME´s. Mas alguém acha que isto é uma mais valia?
Se os OPC tivessem á venda de energia não havia duas parcelas para comparar, no limite tinha de comparar 4 OPCs. A mesma coisa que quando vamos a um bomba de combustível.
Tão simples como. Em Vendas Novas abriu um bomba de combustível marca branca a semana passada. Anunciam 0.15€ mais barato que a Galp e a Repsol, bombas já existentes. Tão simples não é? Não há soma de parcelas, não há CEME´s. Há um preço fácil de consultar. Concorrem entre elas, onde é que esta a dificuldade de existir isto para a ME?
Porque motivo os OPC´s não podem fazer o mesmo?
Os defensores da figura CEME podem dizer - "mas se tiveres um CEME que te fornece energia em casa fazem 20% de desconto na energia dos carregamentos". Pois fazem, então vamos olhar para o exemplo do Continente onde não há CEME. O que é que impede de os outros OPC´s funcionarem de igual modo? Mas o Continente é um gigante. E a EDP, Galp, Prio, Iberdrola, Cepsa, BP, Repsol e todos os outros são o quê? Então e os mais pequenos? Os mais pequenos há imagem do que acontece nos combustíveis usavam as mesmas tecnicas e acima de tudo eram donos do seu negocio.
Por muito que tentem não há nada na figura CEME em 2024 que seja uma mais valia. Existem outros problemas por resolver. Existem, e há de existir, mas actualmente o esta a "encravar" isto tudo é o CEME. A questão da mobi.e é tornar facultativo e o tempo dirá.
Um exemplo factual de como em 2014 as coisas não eram como são agora é a questão da produção de energia local e a instalação de baterias. Mostra que nosso modelo não foi pensado no futuro, ou não foram tidas em consideração muitas coisas actuais.
Como já foi dito. Não temos uma única estação de carregamento publica que faça uso de produção de energia local com armazenamento em baterias.