Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
De facto a rede de carregamentos não anda muito bem. Acredito que seja mais culpa dos OPCs do que da Mobi.e. No outro dia tentei carregar num posto da Repsol e foi 2x abaixo, depois desisti. Só que com ativações de €0,3 esta brincadeira começa a sair cara. A pior foi quando vim do Algarve e fiquei agarrado ao posto por 1h30m sem ter carregado nada, porque a ficha ficou trancada. Segundo o apoio a cliente a culpa era do carro, mas eu tenho sérias dúvidas disso... 

Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
Mais um vídeo recente do Marcus a criticar a Mobi.e e o modelo em Portugal: https://www.youtube.com/watch?v=U6qU32dwQgs
De facto é revoltante a situação em que estamos, com a Tesla e não só.
De facto é revoltante a situação em que estamos, com a Tesla e não só.
- frankesousa
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Alguém sabe mais pormenores sobre a suposta "alteração" do modelo Português anunciado pelo Governo para Novembro?
https://executivedigest.sapo.pt/noticia ... eletricos/
Eu continuo a dizer que não via nem vejo qualquer mal na existência da MobiE, simplesmente tinha de desaparecer a obrigatoriedade de ligar TODOS lá, e poder existir as redes sem lá estarem ligadas.
Se entretanto todos saltarem fora da MobiE, prova-se (ainda mais) que não é necessária e desaparece "naturalmente".
Como sabem, sempre fui defensor da facilidade de ter um cartão único e uma "base de dados" única com todos os postos e seu estado, mas essa boa ideia já foi totalmente destroçada pelas "coisas más" do nosso modelo, portanto sou obrigado a "sonhar" com o desaparecimento completo "da MobiE" como quase todos vocês
Este assunto da Tesla, Ionity, etc, em que "nós" até co-financiamos e nem temos direito, já cruza largo todas as linhas vermelhas!
Eu continuo a dizer que não via nem vejo qualquer mal na existência da MobiE, simplesmente tinha de desaparecer a obrigatoriedade de ligar TODOS lá, e poder existir as redes sem lá estarem ligadas.
Se entretanto todos saltarem fora da MobiE, prova-se (ainda mais) que não é necessária e desaparece "naturalmente".
Como sabem, sempre fui defensor da facilidade de ter um cartão único e uma "base de dados" única com todos os postos e seu estado, mas essa boa ideia já foi totalmente destroçada pelas "coisas más" do nosso modelo, portanto sou obrigado a "sonhar" com o desaparecimento completo "da MobiE" como quase todos vocês

Este assunto da Tesla, Ionity, etc, em que "nós" até co-financiamos e nem temos direito, já cruza largo todas as linhas vermelhas!
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
-
- Registado: 30 nov 2014, 00:41
- Data de fabrico: 12 mar 2013
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Isso já existe a nível europeu e sem ser precisa nenhuma mobi-e nem CEMEs.frankesousa Escreveu: ↑19 out 2024, 15:40
Como sabem, sempre fui defensor da facilidade de ter um cartão único e uma "base de dados" única com todos os postos e seu estado, mas essa boa ideia já foi totalmente destroçada pelas "coisas más" do nosso modelo, portanto sou obrigado a "sonhar" com o desaparecimento completo "da MobiE" como quase todos vocês![]()
Chama-se eMSP, operadores virtuais de rede que através de acordos de roaming proporcionam um cartão único europeu, em vez de um cartão único nacional para usar apenas na paróquia.
É só ver a cobertura da Eletroverse, e muitos mais virão a seguir. Assim os deixem trabalhar neste recanto da europa.
- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Sou da mesma opinião daí não ter assinado a petição que anda por aí a pedir a extinção da mobi.e.frankesousa Escreveu: ↑19 out 2024, 15:40Alguém sabe mais pormenores sobre a suposta "alteração" do modelo Português anunciado pelo Governo para Novembro?
Como sabem, sempre fui defensor da facilidade de ter um cartão único e uma "base de dados" única com todos os postos e seu estado, mas essa boa ideia já foi totalmente destroçada pelas "coisas más" do nosso modelo, portanto sou obrigado a "sonhar" com o desaparecimento completo "da MobiE" como quase todos vocês![]()
Se a petição fosse no sentido de acabar com a obrigação de estar tudo ligado a mobi.e e a obrigação da existência de CEME's para vender energia, era o primeiro assinar.
Tal como já foi dito algumas vezes se a mobi.e é uma mais valia, certamente quem vê essa mais valia iria querer estar ligado, quem acha que é um transtorno operava como os exemplos já dados.
Cabia também ao UVE escolher se queria usar um player ligado a mobi.e e pagar as respectivas taxas, ou não.
O único contra que vejo são os milhões já investidos que em pouco tempo deixava de ter retorno. Mas como apareceu aquela notícia que iam vender a ideia do modelo português a uma ilha qualquer de terceiro mundo, talvez esses consigam pagar todo o dinheiro enterrado na mobi.e

Quanto a tua pergunta se alguém sabe sobre o assunto. Quem sabe é contra a tudo isto que escrevemos e certamente que fazem força para que continue tudo na mesma.
No ENVE perguntaram-me se era associado da UVE fiz questão de dizer que fui desde 2017 e deixei de ser este ano por continuarem a defender este modelo (já o tinha manifestado no email a quando da rescisão). No dia que mudarem o chip volto a ser associado.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Isso foi verdade durante algum tempo, felizmente já não é o caso e já há direito a contraditório

O que se sabe é que há uma proposta para a alteração da legislação pronta a ser entregue ao governo, mas o conteúdo e sentido dessa proposta ainda não é conhecido.
Essa proposta será apresentada em novembro (tanto quanto sabemos está "on track" para não escorregar, mas novembro tem 30 dias).
A proposta depois terá de ser transformada em alteração legislativa propriamente dita e depois passar pela discussão na AR. Nada disto é para breve mas, considerando que o OE deve ser aprovado (e por consequência o governo não deve cair) alguma coisa irá acontecer.
A tutela recolheu contributos de muitas entidades, reuniu com diversas entidades e já terá a tal proposta feita. Eu estive na secretaria de estado pessoalmente a apresentar a mesma proposta que entregamos à anterior tutela e que esta ignorou olimpicamente

Nesse sentido também houve este ano um estudo da AdC sobre problemas identificados pela autoridade na rede pública de carregamento e foram sugeridas propostas a apresentar ao governo para os colmatar.
Esse estudo esteve em consulta pública e já foi publicado o relatório final, bem como os contributos de quem os submeteu.
Se estiverem com insónias estão aqui umas horas de leitura

https://www.concorrencia.pt/pt/consulta ... m-portugal
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Obrigado BrunoAlves. Por curiosidade fui espreitar um pouco o documento da UVE. É incrível a forma acérrima com que a UVE defende este modelo, não entendo. Fico a pensar se recebem alguma coisa para manterem essa opinião...
Eu sou associado da UVE, mas acho que vou deixar de ser, não dá para concordar com eles.
Eu sou associado da UVE, mas acho que vou deixar de ser, não dá para concordar com eles.
- Nonnus
Já leste o da miio? Tiveram o descaramento de escrever que conseguem dar o preço final de um carregamento antes do cliente receber a factura. Devo ser um cliente especial porque a simulação da miio nunca bateu certo. Afinal é uma simulação. O facto de ter um OPC a cobrar por tempo e cada carro ter uma curva de carregamento especifica e que como nós já vimos não é sempre igual, gostaria de perceber como é que a miio consegue dar um valor real antes do final do carregamento com tanta variável.cfvp Escreveu: ↑20 out 2024, 18:14Obrigado BrunoAlves. Por curiosidade fui espreitar um pouco o documento da UVE. É incrível a forma acérrima com que a UVE defende este modelo, não entendo. Fico a pensar se recebem alguma coisa para manterem essa opinião...
O ataque gratuito por parte da UVE a AMME como tendo feito um estudo a utilizadores Tesla que não pode servir de referencia é muito mau. Não tenho nenhum Tesla, sou membro da AMME desde o primeiro dia (até podia ter sido antes do primeiro dia

NOTA: até agora só li o da miio e da UVE.
Última edição por Nonnus em 20 out 2024, 19:07, editado 1 vez no total.
- 6 anos depois 160000km
- 6 anos depois 160000km
- BrunoFonseca
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Eu sei que é difícil de acreditar pois nem todos o fazem, mas as contas da UVE são públicas.cfvp Escreveu: ↑20 out 2024, 18:14Obrigado BrunoAlves. Por curiosidade fui espreitar um pouco o documento da UVE. É incrível a forma acérrima com que a UVE defende este modelo, não entendo. Fico a pensar se recebem alguma coisa para manterem essa opinião...
Se tem alguma dúvida, fale com a associação, certamente lhe explicarão o porquê da posição que têm.
Modelo A ou modelo B, sinceramente, enquanto utilizador não é o que mais me preocupa.
Nada me faz acreditar que alterando do modelo da mobilidade elétrica em Portugal os reais problemas da ME fiquem resolvidos.
Para mim os problemas são:
Dificuldades nos licenciamentos (responsabilidade das Câmaras e E-redes)
Politica Comercial do players (responsabilidade dos CEME, OPC que serão os mesmos mesmo que o modelo mude, sob outra sigla qualquer)
Concessões nas AE
Diz-me qual deste é que fica resolvido com outro modelo?
- Nonnus
Consegues explicar retirando o papel do CEME (cobrador de energia/mamão) como é que os CEME são os mesmos? No limite o CEME passava a ser só OPC, a ter que ter os seus próprios carregadores (a gastar o seu dinheiro para ter retorno), e não andar a vender energia naquilo que é dos outros.BrunoFonseca Escreveu: ↑20 out 2024, 19:03Para mim os problemas são:
Dificuldades nos licenciamentos (responsabilidade das Câmaras e E-redes)
Politica Comercial do players (responsabilidade dos CEME, OPC que serão os mesmos mesmo que o modelo mude, sob outra sigla qualquer)
Concessões nas AE
Diz-me qual deste é que fica resolvido com outro modelo?
Consegues-me dizer dos 25 CEME existentes quantos tem carregadores instalados e o nº de carregadores de cada um. Acho que vamos ver que alguns não puseram um único cêntimo num carregador publico.
- 6 anos depois 160000km
- 6 anos depois 160000km