Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

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cfvp
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 15 out 2024, 12:42

De facto a rede de carregamentos não anda muito bem. Acredito que seja mais culpa dos OPCs do que da Mobi.e. No outro dia tentei carregar num posto da Repsol e foi 2x abaixo, depois desisti. Só que com ativações de €0,3 esta brincadeira começa a sair cara. A pior foi quando vim do Algarve e fiquei agarrado ao posto por 1h30m sem ter carregado nada, porque a ficha ficou trancada. Segundo o apoio a cliente a culpa era do carro, mas eu tenho sérias dúvidas disso... :?
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 19 out 2024, 14:57

Mais um vídeo recente do Marcus a criticar a Mobi.e e o modelo em Portugal: https://www.youtube.com/watch?v=U6qU32dwQgs

De facto é revoltante a situação em que estamos, com a Tesla e não só.
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frankesousa
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por frankesousa » 19 out 2024, 15:40

Alguém sabe mais pormenores sobre a suposta "alteração" do modelo Português anunciado pelo Governo para Novembro?

https://executivedigest.sapo.pt/noticia ... eletricos/

Eu continuo a dizer que não via nem vejo qualquer mal na existência da MobiE, simplesmente tinha de desaparecer a obrigatoriedade de ligar TODOS lá, e poder existir as redes sem lá estarem ligadas.

Se entretanto todos saltarem fora da MobiE, prova-se (ainda mais) que não é necessária e desaparece "naturalmente".

Como sabem, sempre fui defensor da facilidade de ter um cartão único e uma "base de dados" única com todos os postos e seu estado, mas essa boa ideia já foi totalmente destroçada pelas "coisas más" do nosso modelo, portanto sou obrigado a "sonhar" com o desaparecimento completo "da MobiE" como quase todos vocês ;)

Este assunto da Tesla, Ionity, etc, em que "nós" até co-financiamos e nem temos direito, já cruza largo todas as linhas vermelhas!
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por LFN » 20 out 2024, 01:42

frankesousa Escreveu:
19 out 2024, 15:40

Como sabem, sempre fui defensor da facilidade de ter um cartão único e uma "base de dados" única com todos os postos e seu estado, mas essa boa ideia já foi totalmente destroçada pelas "coisas más" do nosso modelo, portanto sou obrigado a "sonhar" com o desaparecimento completo "da MobiE" como quase todos vocês ;)
Isso já existe a nível europeu e sem ser precisa nenhuma mobi-e nem CEMEs.

Chama-se eMSP, operadores virtuais de rede que através de acordos de roaming proporcionam um cartão único europeu, em vez de um cartão único nacional para usar apenas na paróquia.

É só ver a cobertura da Eletroverse, e muitos mais virão a seguir. Assim os deixem trabalhar neste recanto da europa.

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Nonnus
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 20 out 2024, 08:44

frankesousa Escreveu:
19 out 2024, 15:40
Alguém sabe mais pormenores sobre a suposta "alteração" do modelo Português anunciado pelo Governo para Novembro?

https://executivedigest.sapo.pt/noticia ... eletricos/

Eu continuo a dizer que não via nem vejo qualquer mal na existência da MobiE, simplesmente tinha de desaparecer a obrigatoriedade de ligar TODOS lá, e poder existir as redes sem lá estarem ligadas.

Se entretanto todos saltarem fora da MobiE, prova-se (ainda mais) que não é necessária e desaparece "naturalmente".

Como sabem, sempre fui defensor da facilidade de ter um cartão único e uma "base de dados" única com todos os postos e seu estado, mas essa boa ideia já foi totalmente destroçada pelas "coisas más" do nosso modelo, portanto sou obrigado a "sonhar" com o desaparecimento completo "da MobiE" como quase todos vocês ;)

Este assunto da Tesla, Ionity, etc, em que "nós" até co-financiamos e nem temos direito, já cruza largo todas as linhas vermelhas!
Sou da mesma opinião daí não ter assinado a petição que anda por aí a pedir a extinção da mobi.e.

Se a petição fosse no sentido de acabar com a obrigação de estar tudo ligado a mobi.e e a obrigação da existência de CEME's para vender energia, era o primeiro assinar.

Tal como já foi dito algumas vezes se a mobi.e é uma mais valia, certamente quem vê essa mais valia iria querer estar ligado, quem acha que é um transtorno operava como os exemplos já dados.

Cabia também ao UVE escolher se queria usar um player ligado a mobi.e e pagar as respectivas taxas, ou não.

O único contra que vejo são os milhões já investidos que em pouco tempo deixava de ter retorno. Mas como apareceu aquela notícia que iam vender a ideia do modelo português a uma ilha qualquer de terceiro mundo, talvez esses consigam pagar todo o dinheiro enterrado na mobi.e💡

Quanto a tua pergunta se alguém sabe sobre o assunto. Quem sabe é contra a tudo isto que escrevemos e certamente que fazem força para que continue tudo na mesma.

No ENVE perguntaram-me se era associado da UVE fiz questão de dizer que fui desde 2017 e deixei de ser este ano por continuarem a defender este modelo (já o tinha manifestado no email a quando da rescisão). No dia que mudarem o chip volto a ser associado.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 20 out 2024, 11:24

Nonnus Escreveu:
20 out 2024, 08:44
Quem sabe é contra a tudo isto que escrevemos e certamente que fazem força para que continue tudo na mesma.
Isso foi verdade durante algum tempo, felizmente já não é o caso e já há direito a contraditório ;)

O que se sabe é que há uma proposta para a alteração da legislação pronta a ser entregue ao governo, mas o conteúdo e sentido dessa proposta ainda não é conhecido.
Essa proposta será apresentada em novembro (tanto quanto sabemos está "on track" para não escorregar, mas novembro tem 30 dias).
A proposta depois terá de ser transformada em alteração legislativa propriamente dita e depois passar pela discussão na AR. Nada disto é para breve mas, considerando que o OE deve ser aprovado (e por consequência o governo não deve cair) alguma coisa irá acontecer.

A tutela recolheu contributos de muitas entidades, reuniu com diversas entidades e já terá a tal proposta feita. Eu estive na secretaria de estado pessoalmente a apresentar a mesma proposta que entregamos à anterior tutela e que esta ignorou olimpicamente :mrgreen: Da nova tutela tivemos muito melhor aceitação.

Nesse sentido também houve este ano um estudo da AdC sobre problemas identificados pela autoridade na rede pública de carregamento e foram sugeridas propostas a apresentar ao governo para os colmatar.
Esse estudo esteve em consulta pública e já foi publicado o relatório final, bem como os contributos de quem os submeteu.
Se estiverem com insónias estão aqui umas horas de leitura :mrgreen:
https://www.concorrencia.pt/pt/consulta ... m-portugal
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 20 out 2024, 18:14

Obrigado BrunoAlves. Por curiosidade fui espreitar um pouco o documento da UVE. É incrível a forma acérrima com que a UVE defende este modelo, não entendo. Fico a pensar se recebem alguma coisa para manterem essa opinião...

Eu sou associado da UVE, mas acho que vou deixar de ser, não dá para concordar com eles.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 20 out 2024, 19:01

cfvp Escreveu:
20 out 2024, 18:14
Obrigado BrunoAlves. Por curiosidade fui espreitar um pouco o documento da UVE. É incrível a forma acérrima com que a UVE defende este modelo, não entendo. Fico a pensar se recebem alguma coisa para manterem essa opinião...

Eu sou associado da UVE, mas acho que vou deixar de ser, não dá para concordar com eles.
Já leste o da miio? Tiveram o descaramento de escrever que conseguem dar o preço final de um carregamento antes do cliente receber a factura. Devo ser um cliente especial porque a simulação da miio nunca bateu certo. Afinal é uma simulação. O facto de ter um OPC a cobrar por tempo e cada carro ter uma curva de carregamento especifica e que como nós já vimos não é sempre igual, gostaria de perceber como é que a miio consegue dar um valor real antes do final do carregamento com tanta variável.

O ataque gratuito por parte da UVE a AMME como tendo feito um estudo a utilizadores Tesla que não pode servir de referencia é muito mau. Não tenho nenhum Tesla, sou membro da AMME desde o primeiro dia (até podia ter sido antes do primeiro dia ;) ) e tenho respondido aos questionários que me são enviados. E como eu, certamente muitos mais.

NOTA: até agora só li o da miio e da UVE.
Última edição por Nonnus em 20 out 2024, 19:07, editado 1 vez no total.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 20 out 2024, 19:03

cfvp Escreveu:
20 out 2024, 18:14
Obrigado BrunoAlves. Por curiosidade fui espreitar um pouco o documento da UVE. É incrível a forma acérrima com que a UVE defende este modelo, não entendo. Fico a pensar se recebem alguma coisa para manterem essa opinião...

Eu sou associado da UVE, mas acho que vou deixar de ser, não dá para concordar com eles.
Eu sei que é difícil de acreditar pois nem todos o fazem, mas as contas da UVE são públicas.
Se tem alguma dúvida, fale com a associação, certamente lhe explicarão o porquê da posição que têm.

Modelo A ou modelo B, sinceramente, enquanto utilizador não é o que mais me preocupa.
Nada me faz acreditar que alterando do modelo da mobilidade elétrica em Portugal os reais problemas da ME fiquem resolvidos.

Para mim os problemas são:
Dificuldades nos licenciamentos (responsabilidade das Câmaras e E-redes)
Politica Comercial do players (responsabilidade dos CEME, OPC que serão os mesmos mesmo que o modelo mude, sob outra sigla qualquer)
Concessões nas AE

Diz-me qual deste é que fica resolvido com outro modelo?

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 20 out 2024, 19:19

BrunoFonseca Escreveu:
20 out 2024, 19:03
Para mim os problemas são:
Dificuldades nos licenciamentos (responsabilidade das Câmaras e E-redes)
Politica Comercial do players (responsabilidade dos CEME, OPC que serão os mesmos mesmo que o modelo mude, sob outra sigla qualquer)
Concessões nas AE

Diz-me qual deste é que fica resolvido com outro modelo?
Consegues explicar retirando o papel do CEME (cobrador de energia/mamão) como é que os CEME são os mesmos? No limite o CEME passava a ser só OPC, a ter que ter os seus próprios carregadores (a gastar o seu dinheiro para ter retorno), e não andar a vender energia naquilo que é dos outros.
Consegues-me dizer dos 25 CEME existentes quantos tem carregadores instalados e o nº de carregadores de cada um. Acho que vamos ver que alguns não puseram um único cêntimo num carregador publico.
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