Diário de bordo - 2Rs

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3456
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por Nonnus » 24 ago 2024, 15:48

Resposta do senhor a quem perguntou o preço.
Mas respondendo á sua questão e para ser "transparente" o preço para 53Kw é de 10.500,00€ e para 64 Kw é de 11.500,00€ a que acresce o IVA.
Um bocadinho puxado. Digo eu.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por BrunoAlves » 24 ago 2024, 18:00

Não acho estupidamente puxado. 14.145 por 64kWh são 221€/kWh e não estamos a falar só de células, há toda uma panóplia de acessórios que terão de ser adicionados. Os paralelepípedos azuis que se compram para armazenamento em casa custam sempre para cima de 100€/kWh e são só as células, mais nada.
Mesmo procurando as baterias nos vendedores chineses (tipo alibaba) os valores não são muito inferiores a esse.

Mais barato provavelmente só arranjando um salvado.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

civic
Mensagens: 1959
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por civic » 24 ago 2024, 18:52

BrunoAlves Escreveu:
24 ago 2024, 18:00
Não acho estupidamente puxado. 14.145 por 64kWh são 221€/kWh e não estamos a falar só de células, há toda uma panóplia de acessórios que terão de ser adicionados. Os paralelepípedos azuis que se compram para armazenamento em casa custam sempre para cima de 100€/kWh e são só as células, mais nada.
Mesmo procurando as baterias nos vendedores chineses (tipo alibaba) os valores não são muito inferiores a esse.

Mais barato provavelmente só arranjando um salvado.
As contas são faceis de fazer, é pegar no valor que se vai gastar + o que deu pelo carro e ver o que poderia comprar no mercado de usados e se vale a pena.
Diria que esse orçamento andará pelos 50% em material e outro tanto em mão de obra. Eu se tivesse que trocar celulas do LEAF compraria do mesmo tipo (falo de dimensão não da quimica, essa iria para NMC) e trocava-as sem mexer em nenhuma eletronica, nem programção, nesse caso não sei como fazem. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por BrunoAlves » 24 ago 2024, 19:02

Sim, concordo. Eu estava a falar do preço por kWh apenas. O valor tem de ser avaliado no global, claro :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

renateves
Mensagens: 402
Registado: 05 mar 2014, 10:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 34.6Ah
Localização: Veneza de Portugal

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves » 24 ago 2024, 21:55

Hoje o tempo foi muito pouco mas deu para dar uma micro volta com o LS ligado a guardar logs... ainda estou a iniciar a aprendizagem mas gosto de logs :D
Não fizesse parte do meu trabalho! :lol:

Segue os detalhes da maior diferença registada nos logs:
GraficoCelulas.jpg
GraficoCelulas.jpg (60.56 KiB) Visto 3949 vezes
Foi apenas uma curiosidade... sim eu sei, o SOC ainda está alto. Há pouco tentei apagar os DTCs mas sem sucesso. Entretanto já fiquei a saber que é preciso alterar uma configuração. Learning...

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3087
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por Filipe » 24 ago 2024, 22:02

As minhas de 42 Kw custaram-me 8500, mais 1000 de transporte ida e volta para as Renovables del Sur em Sevilha.
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

renateves
Mensagens: 402
Registado: 05 mar 2014, 10:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 34.6Ah
Localização: Veneza de Portugal

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves » 24 ago 2024, 22:04

BrunoAlves Escreveu:
24 ago 2024, 18:00
Não acho estupidamente puxado. 14.145 por 64kWh são 221€/kWh e não estamos a falar só de células, há toda uma panóplia de acessórios que terão de ser adicionados.
Apesar de considerar um valor alto, acho bastante simpático tendo em conta que um colega de trabalho trocou a sua bateria de 30 (com 8 ou 9 barras) por uma de 40 (com 96% de SOH) e acrescentou mais 10k. Fazendo as contas... :think:

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3456
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por Nonnus » 25 ago 2024, 05:56

Filipe Escreveu:
24 ago 2024, 22:02
As minhas de 42 Kw custaram-me 8500, mais 1000 de transporte ida e volta para as Renovables del Sur em Sevilha.
Nunca consideraste ir lá levar a velha e trazer a nova? Eu era o que fazia. 1000€ em transporte!

Estive a fazer contas a mim compensava-me mais ir lá buscar. 321km, ir e vir ~650km, mesmo a gastar 120€ de gasóleo, a perder um dia e porque tenho condições (carro) para a carregar.

Ficou por 226€/kWh estas ficam a 243€ com a montagem.

Acho que os espanhóis usavam células Samsung, basta saber que células é que estas tem.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3087
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por Filipe » 25 ago 2024, 09:36

Por simples comodismo. (pdi 77) :)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

civic
Mensagens: 1959
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por civic » 25 ago 2024, 11:44

Tenho ideia que as celulas usadas por eles são da LG, mas não tenho a certeza...
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”