Diário de bordo - 2Rs

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
renateves
Mensagens: 402
Registado: 05 mar 2014, 10:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 34.6Ah
Localização: Veneza de Portugal

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves » 20 ago 2024, 23:54

Estava a ver a questão do seguro e da apólice e encontrei isto:
Seguro-reboque.jpg
Seguro-reboque.jpg (24.05 KiB) Visto 3334 vezes
Agora, se fico sem "combustível", diria que é a segunda opção (1.5). Certo? Senhores apeados, cheguem-se à frente! :lol:

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3455
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por Nonnus » 21 ago 2024, 06:11

renateves Escreveu:
20 ago 2024, 22:38

Pergunta: se chamar o reboque, posso mandar para um PCR mais longe da zona... tipo na zona já a sul de Gaia?! Depende da boa vontade do rebocador diria eu...
O gajo do reboque deixa o carro onde tu quiseres.

Quando trouxe o carro da Nissan para casa a um sábado liguei para a seguradora, disse que tinha o carro avariado e que a Nissan estava fechada, e queria o carro transportado para casa. A seguradora enviou um reboque e eu disse ao senhor que caso ele não quisesse andar as voltas dentro de Vendas Novas podia deixar-me logo a entrada porque o carro conseguia ir a andar até casa. E assim foi.

Existe uma limitação das seguradoras em transportar os carros mais de 100km. Quando isto acontece dizem que transportam o carro para um depósito e depois segue noutro dia juntamente com outros carros. Há muitos anos consegui trancar um ICE com a chave lá dentro e estava a mais de 100km de casa, segundo o percurso escolhido pela seguradora. O que fiz foi em vez de pedir transporte para casa fui dizendo localidades antes de chegar a Vendas Novas para conseguir com que o carro fosse transportado na aquele dia. Deixaram o carro a 20 km de casa e depois vieram trazer-me a segunda chave. 💡

Eu faria assim. Fazia o seguro uns dias antes de ir buscar o carro. No dia que é para ir buscar o carro, preferencialmente sábado porque as oficinas estão fechadas é mais fácil de convencer que queres o carro em casa, ou perto. Se perguntarem qual é a avaria, dizes que é uma limitação da bateria de tração que faz com que o carro perca potência e torna-se perigoso circular na via pública, o que é verdade. Posto isto a seguradora transporta o carro de graça. 😉

Provavelmente vais-me achar um pessimista do caraças, mas o que estou a tentar fazer é partilhar a minha experiência de mais de 160000km e 7 anos de condução de Leaf.

Por muitas simulações que faças em sites nunca vais ter algo aproximado da realidade porque o carro tem uma degradação brutal. A degradação não é homogénia logo os cálculos do site não calculam se há uma célula que drena mais que as restantes e é isso que faz o carro parar. O site está parametrizado para orografia, velocidade e degradação, mas certamente a variável degradação é apenas para limitar a quantidade de energia no pack, não o estado real das 96 células.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1404
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por frankesousa » 21 ago 2024, 08:35

Nesse caso podes alegar avaria e não falta de carga na bateria
Não é uma mentira completa já que isso tem as luzes de avaria acessas :D
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)

renateves
Mensagens: 402
Registado: 05 mar 2014, 10:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 34.6Ah
Localização: Veneza de Portugal

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves » 21 ago 2024, 10:34

Bem, nova atualização: tenho um outro orçamento bem mais em conta: 180€. Parece-me aceitável.

renateves
Mensagens: 402
Registado: 05 mar 2014, 10:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 34.6Ah
Localização: Veneza de Portugal

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves » 23 ago 2024, 21:46

E pronto, ontem fui "comprar" e tratar das coisas burocráticas e, hoje de manhã, liga-me o senhor do reboque a comunicar que estava no local de descarga :D :dance:
Leaf-entregue.jpg
Entrega Leaf
Primeiras sensações... estou maravilhado com o conforto do carro, com a qualidade do carro... com tudo de bom o que o carro oferece. A mulher adora-o!! :shock: :shifty:

Entretanto, já andei um pouco com o dito e liguei o LSpy:
Bateria - EstadoNacao.jpg
LeafSpy
Os DTCs:
Bateria - EstadoNacaoDTC.jpg
DTCs
À pouco fui ao pão literalmente com metade da bateria, sendo que é 1km para cada lado, e ao ligar o carro para voltar: "bateria fraca"! :o
IMG_20240823_204051.jpg
Bateria fraca! Já!!
Nonnus Escreveu:
20 ago 2024, 17:48
renateves Escreveu:
20 ago 2024, 14:24
És um desmancha prazeres... ou o salvador da pátria/nervos/paciência/sanidade mental :D
Obrigado pelo alerta.
:pray: Se ainda não te agradeci, fica aqui mais um grande agradecimento... isto na 1ª subida tinha ficado encostado! Iria ser um suplício... e uma aventura do caraças para chegar a casa! Se é que chegava... encostava perto do primeiro apeadeiro e vinha mas era de comboio. :lol:

Ainda é tudo novidade para mim, mas aqui em casa, para já estamos hiper satisfeitos com a compra... vamos ver por quanto tempo! :whistle:

Uma pergunta: o macaco do carro está onde?! Na porta onde se encontra o compressor?! Não trazia!
Anexos
IMG_20240823_204051.jpg
Bateria - EstadoNacaoDTC.jpg
Bateria - EstadoNacao.jpg

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3455
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por Nonnus » 23 ago 2024, 23:14

Macaco não há. Tens o kit de reparação que na realidade não serve para nada em caso de rasgo.

Uma coisa interessante é que parece que a degradação é homogénia pois 22mV de diferença entre células é normal.

O aviso de bateria fraca aparece sempre que baixa dos 20% no GOM, depois há de aparecer outro aviso de bateria muito fraca por volta dos 9%, desaparece a percentagem e autonomia restante, e depois antes do carro parar aparece a tartaruga. Normalmente quando a célula com a tensão mais baixa atinge os 3.2/2.8V. Depois o carro pára.

Com a bateria nessas condições deve acontecer quase tudo seguido.

O meu conselho para saberes o que consegues andar com o carro é andar aí às voltas da tua área de residência sem nunca te afastares muito de casa até visualizares o aviso de bateria muito fraca, depois cingir apenas a tua rua até aparecer a tartaruga. Acompanha sempre com o leafspy.

Depois pões a carga e contas os kWh até aos 100% e ficas a saber +/- a quantidade de energia que ainda consegues por no pack.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

renateves
Mensagens: 402
Registado: 05 mar 2014, 10:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 34.6Ah
Localização: Veneza de Portugal

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves » 23 ago 2024, 23:47

Nonnus Escreveu:
23 ago 2024, 23:14
Macaco não há. Tens o kit de reparação que na realidade não serve para nada em caso de rasgo.
Pois, já confirmei pela net! Mas como vi lá o espaço, assumi que deveria existir. O meu clone também só tem o kit anti-furo e compressor.
Nonnus Escreveu:
23 ago 2024, 23:14
Uma coisa interessante é que parece que a degradação é homogénia pois 22mV de diferença entre células é normal.
Pois, também fiquei com a mesma impressão, já que ao puxar um pouco por ele não passava dos 118mv de diferença. Mas tenho que perceber melhor o LSpy e ver como são os "logs".
Nonnus Escreveu:
23 ago 2024, 23:14
O meu conselho para saberes o que consegues andar com o carro é andar aí às voltas da tua área de residência sem nunca te afastares muito de casa até visualizares o aviso de bateria muito fraca, depois cingir apenas a tua rua até aparecer a tartaruga. Acompanha sempre com o leafspy.
Sim, irei testar a ver o que dá mas parece-me que será um grande pikeno pack para o fotovoltaico! :roll:

Agora agora, precisa é de uma limpeza a fundo... o volante está impek e o meu colega (que tem o Leaf) disse: compra uma capa. O meu do clone, por causa do calor e dos gels desinfetantes está-se a degradar... já fui.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por BrunoAlves » 24 ago 2024, 04:01

Fizeste bem, o reboque foi claramente a melhor opção.

Em relação às células, com a "barriga cheia" o diferencial de tensão nas células é sempre mais baixo. Tens as células todas (nesse print) perto dos 4V por isso está quase cheio. O carro considerar 64% de SOC é fruta da época :mrgreen:

O que provavelmente te acontece é uma ou algumas células afundarem assim que começas a andar e isso fazer saltar o aviso de bateria fraca. Quando páras e vais ver o LS essa célula já está outra vez numa tensão alta porque já não está em descarga, acabas por nem ver o que aconteceu.
Tens de fazer essas medições em andamento ;-)

Esse comportamento é completamente esperado, como fomos dizendo logo no início. Agora queremos é saber o que aí vem :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3087
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por Filipe » 24 ago 2024, 09:46

Talvez pedir orçamento aqui no OLX 8-)
https://www.olx.pt/d/anuncio/baterias-d ... bserved_ad
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 523
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por rjspedition » 24 ago 2024, 13:45

Pelo que li no Facebook, pelo menos a foto de perfil é a mesma: 9800+iva, garantia 8 anos 160000 km, assumo que para a de maior capacidade. :think:

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”