Diário de bordo - 2Rs

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
renateves
Mensagens: 402
Registado: 05 mar 2014, 10:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 34.6Ah
Localização: Veneza de Portugal

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves » 20 ago 2024, 12:26

frankesousa Escreveu:
20 ago 2024, 11:34
Ao fazer o seguro garante que este tem a opção carro elétrico, falta de combustível ou qualquer coisa parecida que garanta o reboque sem problemas se ficares sem carga, essa bateria terá uma probabilidade média/alta de acontecer, basta por exemplo uma pequena subida e não deve ser difícil o carro parar.
Sim, vai ser criado para carro elétrico... mas tenho que validar essas opções. Obrigado.
frankesousa Escreveu:
20 ago 2024, 11:34
Fazendo o paralelo para essa bateria com 2 barras de saúde, qualquer coisa mais de 20kW de motor deve ser critico.
Pois, os stress que tenho será a subida da Trofa, mas... com +/-80% e pé de cinderela, espero que não tenha problemas!
PR1-Declive.JPG
PR1-Declive.JPG (17.82 KiB) Visto 2840 vezes

renateves
Mensagens: 402
Registado: 05 mar 2014, 10:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 34.6Ah
Localização: Veneza de Portugal

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves » 20 ago 2024, 12:32

BrunoAlves Escreveu:
20 ago 2024, 12:04
Se vais dar primazia aos Continentes, pode valer a pena considerar o carregamento em AC. Esse carro faz 6,6kW em AC que te vão custar 3,69cts/min.
Se fores carregar em PCR não deves passar muito dessa potência e vais pagar 24cts/min. É uma diferença absurda.
Mesmo em PCR da rede pública vai ser uma conta dolorosa.
Tenho hipótese de mandar vir de reboque... mas perde-se uma viagem daquelas!! :lol:
Acham que não passa dos 10/20kwh em PCR?! Sempre posso carregar mais vezes e por pouco tempo. Imaginemos, se gastar 50€ em cargas\postos, isso não paga um reboque.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3456
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por Nonnus » 20 ago 2024, 13:00

renateves Escreveu:
20 ago 2024, 12:32
Tenho hipótese de mandar vir de reboque... mas perde-se uma viagem daquelas!! :lol:
Acham que não passa dos 10/20kwh em PCR?! Sempre posso carregar mais vezes e por pouco tempo. Imaginemos, se gastar 50€ em cargas\postos, isso não paga um reboque.
Dá uma vista de olhos no meu DB e do frankesousa os nossos carros tem os dois o mesmo problema mas ainda tem 8 barras e estão limitadíssimos. O meu neste momento faz 60 km com muito jeitinho, porque como já foi dito um descuido e o carro desliga-se. O meu carregado a 100% também diz que faz 155km, era bom, era.

O meu num PCR com uma degradação que nada se compara a essa carregar 10kW é um luxo. Carregar em casa a 6.6kW já começa a ser um luxo também porque passados uns minutos já está nos 4 ou 5.

Ok, pode ser uma experiência daquelas e eu fiz muitas no meu, mas neste caso o reboque é mesmo a melhor solução.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

renateves
Mensagens: 402
Registado: 05 mar 2014, 10:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 34.6Ah
Localização: Veneza de Portugal

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves » 20 ago 2024, 14:24

Nonnus Escreveu:
20 ago 2024, 13:00
Ok, pode ser uma experiência daquelas e eu fiz muitas no meu, mas neste caso o reboque é mesmo a melhor solução.
És um desmancha prazeres... ou o salvador da pátria/nervos/paciência/sanidade mental :D
Obrigado pelo alerta.

Bem, tenho considerar melhor se o clone é para vender!! :roll:

civic
Mensagens: 1959
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por civic » 20 ago 2024, 15:44

A melhor coisa é comprar 96 destas e terás carro para muito tempo. :lol:

https://www.alibaba.com/product-detail/ ... 432aUL8v8C
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

renateves
Mensagens: 402
Registado: 05 mar 2014, 10:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 34.6Ah
Localização: Veneza de Portugal

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves » 20 ago 2024, 15:53

Para comprar areia, tenho-a aqui mais perto e de graça! :lol:

civic
Mensagens: 1959
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por civic » 20 ago 2024, 16:10

renateves Escreveu:
20 ago 2024, 15:53
Para comprar areia, tenho-a aqui mais perto e de graça! :lol:
Porquê areia? Não estou a ver forma mais barata de comprar celulas, eu já o fiz e não foi areia que veio. ;)
As primeiras comprei em 2010 e ainda estãão funcionar sem problemas.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3456
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por Nonnus » 20 ago 2024, 17:48

renateves Escreveu:
20 ago 2024, 14:24
És um desmancha prazeres... ou o salvador da pátria/nervos/paciência/sanidade mental :D
Obrigado pelo alerta.

Bem, tenho considerar melhor se o clone é para vender!! :roll:
Para teres uma noção do quanto esse carro pode estar limitado, o meu, mais uma vez com uma degradação que nada tem a ver com esse, numa ida para o trabalho passados 12km acendeu a tartaruga e não mais apagou. Tive de ir a pressa trocar de carro com a minha mulher para ela conseguir fazer o resto da viagem.

Depois veio para casa e foi de reboque para a Nissan. Quando regressou da Nissan para casa, veio de reboque e estamos a falar de cerca de 50km com um carregador a meio do percurso, mas nem estive para fazer essa experiência. E agora quando for para entregar a Nissan vão ter que o vir cá buscar a casa, que eu não me vou pôr com aventuras.

Sinceramente acho que tem muito para correr mal. Se fosse uma viagem de 50km com muito jeitinho (atrapalhar o trânsito 😅), com várias paragens para carregar talvez conseguisses. Agora 150km num percurso que se calhar nem conheces bem...

Mas nada como experimentar, a diferença pode ser carregar o carro logo para cima do reboque, ou carregar o carro para cima do reboque a "meio" do percurso. 🙂

Era um feito do caraças fazer 150km num carro com duas barras. 💡
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

renateves
Mensagens: 402
Registado: 05 mar 2014, 10:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 34.6Ah
Localização: Veneza de Portugal

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves » 20 ago 2024, 22:38

Bem, parece que o opção do reboque por parte do vendedor não está atender (de férias possivelmente, a pessoa do reboque). De volta à estaca zero.

Voltei a pegar no ABRP e corrigi algumas configurações para tentar replicar a degradação... eis o resultado:
PR_v2.JPG
PR_v2.JPG (17.79 KiB) Visto 2703 vezes
https://abetterrouteplanner.com/?plan_u ... 6769e5b236

Nonnus Escreveu:
20 ago 2024, 17:48
Sinceramente acho que tem muito para correr mal. Se fosse uma viagem de 50km com muito jeitinho (atrapalhar o trânsito 😅), com várias paragens para carregar talvez conseguisses. Agora 150km num percurso que se calhar nem conheces bem...
VCI para baixo conheço bem e as alternativas... VCI para cima, conheço mais ou menos a N14. Ali depois da Maia até Leça do Balio tem ali um desce e sobe jeitoso, que com a segunda carga em Maia, deve dar para "segurar" um pouco as voltagens. Há também a subida depois da Trofa (dos 40m até aos 120m)... já adicionei carga no posto em Trofa... de resto, o caminho é descendente até ao Porto.

Tenho como variáveis a degradação a 50% no ABRP (mais não deixa) e carga até aos 40% e limite mínimo do SOC nos 15%... ou seja, limitar as configurações do ABRP. Na prática, equivale aos 80% do SOC no carro, fazendo contas de merceeiro.

Nonnus Escreveu:
20 ago 2024, 17:48
Mas nada como experimentar, a diferença pode ser carregar o carro logo para cima do reboque, ou carregar o carro para cima do reboque a "meio" do percurso. 🙂
Era um feito do caraças fazer 150km num carro com duas barras. 💡
Corrigindo: 110kms e 3 barras :lol:

Pergunta: se chamar o reboque, posso mandar para um PCR mais longe da zona... tipo na zona já a sul de Gaia?! Depende da boa vontade do rebocador diria eu...

renateves
Mensagens: 402
Registado: 05 mar 2014, 10:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 34.6Ah
Localização: Veneza de Portugal

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves » 20 ago 2024, 22:52

Em todo o caso, estou já no olx à procura de serviços de reboque... há uns quantos. Se alguém tiver contactos na zona norte...

EDIT:
Já recebi um orçamento... mais de 350€ :shock: Pois, e acredito que os outros sejam pelo mesmo caminho. É muita energia!! :P

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”