Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por civic » 05 ago 2024, 15:46

frankesousa Escreveu:
05 ago 2024, 15:33

Se entendo bem a coisa, o OPC simplesmente não pode vender energia, é alias ai que está concentrado TODO o problema da nossa rede.

A exclusividade da venda de energia elétrica é de um CEME e ninguém mais.

Alias, o preço OPC "ao kWh" não é venda de energia, é apenas um método de tarifação "alocado" ao consumo de energia que fizemos no posto.

Mais uma vez, se entendo bem, é aí que está a "ilegalidade" da Tesla e a qual não deve ser fácil de controlar. Se fosse só a questão de ligar à Mobie sem ser esta cena não via problema sério. Agora ter de existir o CEME é que "lixa tudo".
Pois claro, essa é a parte ridicula do processo, criou-se uma entidade para regular um esquema novo de venda de energia, o que acontece no final é que o consumidor paga-a 2X, faz sentido? Faz sentido abrires concurso para venderes energia e depois o cliente paga-a a ti e também a quem ta fornece sem este mover uma palha? Porque não fazer como qualquer outra transação comercial, valor de compra + lucro e impostos em cima deste lucro, não é assim que funciona tudo na economia?
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 05 ago 2024, 20:47

BrunoAlves Escreveu:
05 ago 2024, 09:33
Total e absolutamente falso. Da meia dúzia de postos que têm ad-hoc neste momento, o valor com CC está no top dos melhores valores que se conseguem obter. E sendo valores por kWh são preços iguais para toda a gente, independentemente do carro, da hora do dia e da literacia do utilizador.
https://comparaervilhas.pt/BRG-00043
https://comparaervilhas.pt/BGC-00017
https://comparaervilhas.pt/VIS-00104
Num inquérito feito pela AMME, se não houverem diferenças no preço o CC é de longe o método de pagamento preferido. Por isso essa afirmação é totalmente falsa.
A realidade até agora parece demonstrar que o pagamento ad-hoc vai homicidar o modelo. Depois claro, vão continuar a prejudicar-se os utilizadores menos letrados, os que têm o "cartão único de sempre" e que vão pagar o preço mais alto porque sempre assim foi e lhe venderam a utopia do cartão único. Para se poderem beneficiar os utilizadores mais informados, os que têm informação e acesso a tarifários e condições que outros nem sabem que existem, no fundo beneficiar sobretudo as pessoas que tanto defendem o status quo.
Eu sei que sou um gajo chato, sendo talvez, por vezes, em certos momentos, irritante :mrgreen: . Mas mais uma vez não posso deixar passar.

Já tinha ouvido falar desse site mas nunca tinha ido matar a curiosidade, mas pronto lá fui hoje ver, e não é que mais uma vez cai por terra o "cartão único".

Eu já tenho cerca de 5 "cartões únicos", mais 3 aplicações e não é que olhando para o site não tenho os dois "cartões únicos" mais baratos.

A e tal na Espanha tens de ter 20 cartões + 20 aplicações para carregar, realmente é muito chato. Cá, de tempos a tempos tenho de fazer um "cartão único" para garantir que consigo carregar com a melhor tarifa de CEME. Depois posso é ter que deixar essa vantagem toda no preço do OPC, mas isso são politicas comerciais erradas.

Olhando para a simulação o CEME LuziGas Casa obriga a ter um contrato de fornecimento de energia em casa. Se neste momento tenho um fornecedor em casa que é o mais barato do mercado, diferente da LuziGas tenho de fazer uma opção. Ou carrego mais barato, ou tenho energia mais barata em casa :think: É uma das vantagens dos CEME no nosso modelo. Os tais que dão descontos especiais.

O segundo CEME mais barato destas simulações High Green Power, pelo que vi no site não obriga a nada.

O terceiro CEME obriga a duas coisas. Ter EDP em casa e ser sócio da UVE. Tendo em conta que ter EDP em casa cruzes canhoto, e temos de diluir os 25€ de quota da UVE pelo número de carregamentos anuais. Conclusão, não é de perto, nem de longe a melhor solução. Com isto chego ao Ad-hoc e olha é o segundo melhor, sem obrigação do "cartão único" :think:

Eu até me considero um gajo mais ou menos informado acerca da ME, se é que é possível estar informado, tal a volatilidade com que as coisas se alteram. Agora imaginar todos aqueles que compram um carro electrico e no stand alguém lhe diz, "instale a miio e tem o problema resolvido". :doh:

O tal "cartão único" pode ser catastrófico.

Alguém que me corrija seu estiver errado nesta pequena analise.

Edit:

https://comparaervilhas.pt/VND-00014

:o
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Mensagem por civic » 05 ago 2024, 21:15

Nonnus Escreveu:
05 ago 2024, 20:47

Eu até me considero um gajo mais ou menos informado acerca da ME, se é que é possível estar informado, tal a volatilidade com que as coisas se alteram. Agora imaginar todos aqueles que compram um carro electrico e no stand alguém lhe diz, "instale a miio e tem o problema resolvido". :doh:

É isto, também não consigo acompanhar tanto cartão "unico".

Alem de que temos uma entidade que faz a gestão da rede e não vê os postos que estão avariados à meses, um dia destes comuniquei à Miio um carregador que não fazia comunicação, a resposta da Miio foi que já estava por utilizar à 2 meses, foi reparado nos dias seguintes, que raio anda a fazer a Mobi-e que não acha estranho um carregador não ser utilizado em 2 meses e os 3 ao seu lado constantemente ocupados?

Mais um exemplo de como as coisas não funcionam:
https://www.youtube.com/watch?v=rPgzyRO ... l=CarrosEV
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

ricardopereira
Registado: 28 mar 2021, 00:59
Data de fabrico: 10 abr 2019
Capacidade bateria: 64 Kwh

Mensagem por ricardopereira » 05 ago 2024, 21:55

Por acaso aqui na ilha (Madeira), no início da ME, o Governo Regional tratou de instalar carregadores de 22kW em praticamente todas as cidades da ilha, operados pela Fator Energia que, pelo que já vi, resolve os problemas dos postos com rapidez e nestes postos não há pagamento de OPC :dance:

BrunoFonseca
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Mensagem por BrunoFonseca » 05 ago 2024, 22:07

LFN Escreveu:
05 ago 2024, 00:01
BrunoFonseca Escreveu:
04 ago 2024, 21:40

O problema n é o modelo. Digo mais, se acontecer uma alteração legislativa, a politica comercial dos principais operadores n irá mudar. Aí veremos a quem irão atribuir as culpas.
Um modelo que não permite formar um preço final transparente e tem uma carraça que nada faz (CEME) a sugar quem investe (OPC), para dar um custo final mais elevada, e não tem problema...um modelo que nos retira do mapa dos investimentos europeus e não deixa operar as principais redes internacionais...deve ser uma maravilha, de facto.
Frases feitas. Mais uma vez volto a repetir, mesmo que existisse uma verticalização do modelo, a entidade que tivesse de suportar o investimento da infraestrutura teria de adquirir energia para depois a revender.
Já agora para além do tema da Tesla, que não quer cumprir com a lei portuguesa, mas que se teve de adaptar à alemã, quais são esses investimentos europeus que não estão a chegar a Portugal?

BrunoFonseca

Mensagem por BrunoFonseca » 05 ago 2024, 22:10

cfvp Escreveu:
05 ago 2024, 00:35
LFN Escreveu:
05 ago 2024, 00:01
BrunoFonseca Escreveu:

O problema n é o modelo. Digo mais, se acontecer uma alteração legislativa, a politica comercial dos principais operadores n irá mudar. Aí veremos a quem irão atribuir as culpas.
Um modelo que não permite formar um preço final transparente e tem uma carraça que nada faz (CEME) a sugar quem investe (OPC), para dar um custo final mais elevada, e não tem problema...um modelo que nos retira do mapa dos investimentos europeus e não deixa operar as principais redes internacionais...deve ser uma maravilha, de facto.
O problema começa aí, é que um dos principais players que quer elevar a ME (Tesla) é reprimido. :? E o continente que tem preços muito competitivos também é reprimido. Depois estamos sujeitos aos piores, que lucram com os investimentos dos OPCs.
Reprimido? É agora esse o nome quando se exigi que se cumpra a Lei? Por muito absurda que ela seja não se pode entrar nesta demagogia. Os outros CEMEs e OPCs cumprem a lei, caso fosse dado este "favor" à Tesla seria concorrência desleal.

O Continente também não está a ser reprimido, e até já está a fazer avanços na integração

BrunoFonseca

Mensagem por BrunoFonseca » 05 ago 2024, 22:32

Nonnus Escreveu:
05 ago 2024, 08:16
BrunoFonseca Escreveu:
04 ago 2024, 21:34
O Hotel onde este video foi filmado, antes tinha Tesla Destination Chargers. Eu sei pois cheguei a utilizar.
Primeira pergunta: porque terá o hotel mudado do TDC para estes postos?
Tu deves viver num mundo utópico só pode. Então mas agora o Hotel é obrigado a fornecer um serviço de graça para o resto da vida? Uma coisa era em 2017 que havia meia dúzia de carros elétricos a circular e era uma forma de atrair clientes, a partir do momento que a exceção passa a ser a regra é normal as coisas mudarem. Ter 20 carros a querer carregar todos os dias é diferente de ter um por fim de semana. Eras tu que ias suportar esse custo?

Claro que mudou porque teve uma proposta mais vantajosa e recebe feeds por cada carregamento.
BrunoFonseca Escreveu:
Workshops? Quem necessitar de ajuda sabe com quem pode contar.

Então, do teu ponto de vista, lá fora o dono do posto não tem de comprar energia, é isso? Isto é, o modelo de negócio contempla apenas a margem de lucro sobro o investimento efectuado no equipamento. Não estarás a ser demasiado ingénuo?
Isso é que é saber deturpar aquilo que eu escrevi, ou dificuldade de perceber que se o OPC não pode vender energia tem de arranjar outra maneira de ganhar dinheiro. Mete lá o OPC a vender energia e vamos ver se o mesmo OPC precisa de estar a alugar o posto ao minuto.

BrunoFonseca Escreveu:
Não é por ser só em Portugal que se usa este modelo que fará dele pior que os outros.
Sim, inovação é romper com o status quo. No passado muito foram para a fogueira por pensarem diferente. Tinham pensamentos disruptivos (e correctos) mas como saía da norma eram condenados.
O que teria sido da ME se uns tipos que decidiram massificar o VE tivessem recuado às primeiras críticas, pois todos construíam carros a combustíveis fósseis?
Continuas no teu mundo utópico. O soldado com o passo trocado do resto do pelotão para a mãe dele é o único que esta certo.

BrunoFonseca Escreveu:
O modelo não é o bicho papão que muitos querem passar.
A Mobi.e fez muita porcaria no passado (apagões e afins) e ganhou uma fama da qual já não se consegue livrar. Mas será tudo culpa da Mobi.e?
Não, não é. Tens como principal player em Portugal um operador cuja actividade core são os combustíveis fosséis, achas que vão fazer com que a ME seja atrativa?
Quantos CEME/OPC se preocupam com a experiencia de utilização... até agora só consigo identificar um, mas é caro.

É imperativo que os CEME/OPC acordem e não matem o próprio negócio.
Fizeste uma citação ao que eu escrevi mas em momento algum eu escrevi algo sobre a mobi.e. A mobi.e para mim é o menor dos problemas. Não é a mobi.e em particular que nos esta a levar ao problema que temos atualmente, é sim o modelo CEME + OPC.

Acredito que com a extinção do CEME do nosso modelo iria permitir o OPC ganhar dinheiro naquilo que é dele, o estar ligado a mobi.e era o menor dos problemas. Ainda que ache que não deva ser uma imposição, cada um deve ser livre de escolher. Se o sistema da mobi.e for realmente inovador, vantajoso, certamente todos vão querer estar ligados.
Onde é que eu disse que o Hotel tinha de dar esse serviço de graça para o resto da vida?

Mais uma vez, não concordo com a tua abordagem. Este até é um dos OPC que por norma não coloca valores absurdos. Só isso prova que o valor colocado neste posto não está relacionado com o investimento em si, logo não é por vender ou não energia que irás ter tarifas OPC mais baixas.
Uns são utópicos, outros são visionários, outros são negacionistas, há para todos os gostos. Não me ofendes minimamente com esses termos. Não é por seguirmos o que os outros fazem que fará de nós os melhores. Se este modelo tem muita coisa para melhorar, sim tem, mas também tem vantagens que os outros não têm. Eu não luto pelo modelo A ou B. O que eu pretendo é que a mobilidade eletrica em Portugal cresça, e alterar as regras a meio do jogo, simplesmente devido a uma marca, irá certamente criar incertezas nos investimentos que estão em curso. É isso que desejas?

Mais um ponto onde não concordamos. Vou fazer uma citação do DL 90/2014, nomeadamente ao ponto 6 do artigo 7º:

1 - A atividade de comercialização de eletricidade para a mobilidade elétrica só pode ser exercida por operadores de pontos de carregamento, devidamente licenciados.
2 - [Revogado].
3 - [Revogado].
4 - No exercício da sua atividade, o operador detentor de registo de comercialização de eletricidade para a mobilidade elétrica contrata o fornecimento de energia elétrica com os utilizadores de veículos que o requeiram e estabelece com os operadores de pontos de carregamento as relações jurídicas necessárias para assegurar o acesso, pelos respetivos utilizadores, aos pontos de carregamento.
5 - Os contratos de fornecimento de energia elétrica referidos no número anterior não podem discriminar pontos de carregamento, impedindo ou tornando excessivamente onerosa a utilização de certos pontos de carregamento, favorecendo injustificadamente a utilização dos demais.
6 - O disposto no número anterior não impede a aplicação de descontos nos preços de comercialização de eletricidade para a mobilidade elétrica ou a comercialização conjunta de serviços ou produtos diversos.
7 - Os contratos de fornecimento de energia elétrica referidos no n.º 4 devem permitir o acesso, quando solicitado pelo utilizador, ao fornecimento de eletricidade para a mobilidade elétrica em espaços privados de acesso privativo.

Isto é, um OPC pode ser só OPC, contudo, um CEME é obrigado a ser OPC.
Assim sendo, o OPC não pode discriminar os CEMEs ou vice versa se os tornar onerosos, contudo, e aqui é a parte interessante o ponto 6 diz que o CEME pode aplicar descontos na comercialização de eletricidade para a mobilidade elétrica ou a comercialização conjunta de serviços.
Com isto digo que, por exemplo, nada impede o CEME EDP apresentar descontos na componente CEME quanto um utilizador utilizada um PCVE EDP; ou o CEME GALP num PCVE GALP.

Só mais um coisa quanto ao que referes à imposição de ligar à Mobi.e.
O modelo consiste nisso. Todos têm de estar interligados. A partir do momento em que dás a abertura de uns poderem ou não estar interligado, perdes o efeito, o que se tornaria na negação do modelo.
Isto para dizer que ou há interligação obrigatória, ou não há. Não tem como conviverem os dois no mesmo ecossistema.

BrunoFonseca

Mensagem por BrunoFonseca » 05 ago 2024, 22:49

BrunoAlves Escreveu:
05 ago 2024, 09:33
BrunoFonseca Escreveu:
04 ago 2024, 22:57
Deturpação do que escrevi ou erro de interpretação da sua parte, Bruno Alves. Qual das duas?
Sarcasmo, devia ser mais ou menos óbvio. Mas foste tu que puxaste uma espécie de Joana D'Arc para a discussão, eu só dei seguimento ao drama. A Internet não esquece e ainda estão por aí os teus posts a criticar a confusão dos preços, a dizer que "o modelo não promove inovação" e outras críticas que tais. Se vier a Inquisição eu vou para a fogueira, mas tu também não te safas :mrgreen:

Tinha prometido a mim mesmo não alimentar esta discussão (porque já repetimos os mesmos argumentos vezes e vezes), mas vou abrir uma excepção.
BrunoFonseca Escreveu:
Digo mais, se acontecer uma alteração legislativa, a politica comercial dos principais operadores n irá mudar. Aí veremos a quem irão atribuir as culpas.
Isto é completo FUD. Tentar criar receio e incerteza com uma afirmação sem qualquer sustentação. Mas numa coisa temos todos a certeza: a forma como operam é totalmente fruto do modelo, afinal alguns também operam lá fora e lá não têm estes tarifários cinzentos e complexos.
BrunoFonseca Escreveu:
A possibilidade de pagamento com CC é apenas uma alternativa de recurso. não terão valores propriamente vantajosos
Total e absolutamente falso. Da meia dúzia de postos que têm ad-hoc neste momento, o valor com CC está no top dos melhores valores que se conseguem obter. E sendo valores por kWh são preços iguais para toda a gente, independentemente do carro, da hora do dia e da literacia do utilizador.
https://comparaervilhas.pt/BRG-00043
https://comparaervilhas.pt/BGC-00017
https://comparaervilhas.pt/VIS-00104
Num inquérito feito pela AMME, se não houverem diferenças no preço o CC é de longe o método de pagamento preferido. Por isso essa afirmação é totalmente falsa.
A realidade até agora parece demonstrar que o pagamento ad-hoc vai homicidar o modelo. Depois claro, vão continuar a prejudicar-se os utilizadores menos letrados, os que têm o "cartão único de sempre" e que vão pagar o preço mais alto porque sempre assim foi e lhe venderam a utopia do cartão único. Para se poderem beneficiar os utilizadores mais informados, os que têm informação e acesso a tarifários e condições que outros nem sabem que existem, no fundo beneficiar sobretudo as pessoas que tanto defendem o status quo.
BrunoFonseca Escreveu:
para além das cativações absurdas que são realizadas a cada inicio de sessão.
Mais FUD. Antes era o "custo absurdo do TPA", agora que esse mito já morreu são as "cativações absurdas".
BrunoFonseca Escreveu:
pois tenho conhecimento de pessoas que fizeram viagens por essa Europa fora e ficaram com "pequenas fortunas" cativados no CC.
Já o disse várias vezes e repito: é preciso mais experiência a "enxufar" a ficha no carro e menos diz-que-disse. Discutiu-se aqui há pouco tempo, estando o mecanismo bem implementado a cativação é revertida imediatamente a seguir ao carregamento.
BrunoFonseca Escreveu:
Então, do teu ponto de vista, lá fora o dono do posto não tem de comprar energia, é isso? Isto é, o modelo de negócio contempla apenas a margem de lucro sobro o investimento efectuado no equipamento. Não estarás a ser demasiado ingénuo?
No caso específico dos postos rápidos e sobretudo na gama de potência dos hubs, a margem de comercialização da maioria dos CSE anda pelos 0,5-1cts/kWh. Ora como os CEME, na sua maioria, compram energia a um CSE e têm margens nos 5-7cts/kWh, é bem de ver onde é que está o custo mais alto.

Bruno, acho que continuas a não compreender. Não seria tu a ir para a fogueira.
Quanto às minhas publicações passadas não tenho vergonha delas. Eu prefiro viver o presente e pensar no futuro, se queres ficar agarrado ao passado, é um problema teu.

Já agora, o que é FUD?
Quanto aos CC, a guarda essa tua declaração... Se os valores ad-hoc forem mais benéficos para o utilizado top, mas não é isso que se vê na generalidade, pelo contrário. Certamente que haverá uns mais caros, outros mais baratos, como tudo na vida.

Uma nota sobre o "cartão único"... eu tenho vários "cartões únicos", pois sei que o mercado oscila e o operador mais barato hoje, daqui a 6 meses pode ser o mais caro. O que te digo é que quando faço uma viagem com várias paragens não estou a mudar de cartão entre a paragens A ou B, faço toda a viagem, mês conjunto de meses com o mesmo cartão. É este o conceito de cartão único. Podes ir do ponto A ao ponto B com um só cartão.
Esta experiência não é possível no resto da Europa.

Questão: há ou não há cativações absurdas e que demoram vários dias a ser levantadas?

BrunoFonseca

Mensagem por BrunoFonseca » 05 ago 2024, 22:50

civic Escreveu:
05 ago 2024, 11:08
BrunoFonseca Escreveu:
04 ago 2024, 21:21

Quando me refiro a politicas comerciais dos players, neste caso em concreto do OPC, refirmo-me ao tipo de tarifário e valor lá praticado.
Eu tenho um Zoe, carrego sempre em postos de 22 kW e os valores praticados rondam os 0,03€/min. Este OPC está a cobrar 0,04€/min quanto o utilizador terá de lá ficar 3x mais tempo comparando com os postos de 22kW.

Onde é que aqui a culpa é da Mobi.e ou do modelo?

Mais, sendo um Hotel, até que ponto é que na negociação entre o OPC e o Hotel haverá uma parte a ser entregue ao Hotel? Não sei... mais uma vez, é politica comercial do OPC.

Mais uma... a Taxa EGME é uma imputação legal ao CEME e aos OPC que não tem de ser vertida no custo para o utilizador. Mais uma vez é uma politica comercial do OPC.
Pondo a questão de outra forma, se eu quiser criar um OPC e vender energia tenho forma de vender a energia que realmente se gasta sem ter que apagar 2X?
Se queres vender energia tens de ser CEME.
Note-se que um CEME tem obrigatoriamente de ser OPC, já um OPC não tem de ser CEME

BrunoFonseca

Mensagem por BrunoFonseca » 05 ago 2024, 22:54

civic Escreveu:
05 ago 2024, 21:15
Nonnus Escreveu:
05 ago 2024, 20:47

É isto, também não consigo acompanhar tanto cartão "unico".

Alem de que temos uma entidade que faz a gestão da rede e não vê os postos que estão avariados à meses, um dia destes comuniquei à Miio um carregador que não fazia comunicação, a resposta da Miio foi que já estava por utilizar à 2 meses, foi reparado nos dias seguintes, que raio anda a fazer a Mobi-e que não acha estranho um carregador não ser utilizado em 2 meses e os 3 ao seu lado constantemente ocupados?

Mais um exemplo de como as coisas não funcionam:
https://www.youtube.com/watch?v=rPgzyRO ... l=CarrosEV
Esse é um exemplo de quem não sabe qual o papel da EGME.
Os têm acesso aos dados dos seus postos. Têm de ser eles a os controlar e não a EGME
A minha pergunta é: E que tal questionar o OPC sobre tal ocorrência...?

Responder

Voltar para “Carregamento”