
Custo e emissões reais.
- sousal
- Mensagens: 68
- Registado: 06 jan 2011, 00:42
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Paredes
- Contacto:
Re: Custo e emissões reais.
Tomai atenção também no seguinte, quando eu tinha caravana determinadas viagens eram mais fáceis de fazer, não me lembro se de norte para sul ou vice-versa. Era sempre na mesma direcção.
Scooter electrica 0,21€/100 (electrões)
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Custo e emissões reais.
Sim, é normal no mesmo trajecto conseguir consumos diferentes consoante a direcção. Penso que terá a ver com os diferentes declives, cotas inicial e final, direcção dos ventos dominantes, etc.
Quando trabalhava no Porto, conseguia consumos significativamente mais baixos no trajecto Porto-Trofa do que no inverso. Isto apesar de tipicamente ter mais trânsito no trajecto de melhor consumo.
Quando trabalhava no Porto, conseguia consumos significativamente mais baixos no trajecto Porto-Trofa do que no inverso. Isto apesar de tipicamente ter mais trânsito no trajecto de melhor consumo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5076
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: Custo e emissões reais.
A imagem não é das melhores mas espero que dê para ver os resultados da autonomia do Leaf na fase de testes sendo alguns deles efectuados em Portugal:mjr Escreveu:No fórum mynissanleaf.com, já fizeram 110 milhas (176 km) com uma carga desde o concessionário até casa, no dia da entrega da máquina. Isto com média de velocidade acima das 50mph (80 km/h).
145 km deve ser muito fácil de conseguir com média de 90-100km/h.
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
Re: Custo e emissões reais.
Outro factor, talvez marginal mas que ainda assim ajuda na obtenção de melhores resultados de autonomia, prende-se com o nível de atrito dos pneus.
Não sei qual a marca que o Leaf usa, mas uns pneus de baixo atrito favorecem a autonomia, assim como a sua pressão um pouco mais elevada.
O problema é que muitos pneus "ecológicos" têm níveis de aderência medianos (à excepção talvez dos Continental EcoContact3 e dos Michelin Energy Saver e mais uns poucos).
Já agora, têm informação sobre a marca/modelo que o Leaf traz de origem?
Cumprimentos
Não sei qual a marca que o Leaf usa, mas uns pneus de baixo atrito favorecem a autonomia, assim como a sua pressão um pouco mais elevada.
O problema é que muitos pneus "ecológicos" têm níveis de aderência medianos (à excepção talvez dos Continental EcoContact3 e dos Michelin Energy Saver e mais uns poucos).
Já agora, têm informação sobre a marca/modelo que o Leaf traz de origem?
Cumprimentos
- sousal
- Mensagens: 68
- Registado: 06 jan 2011, 00:42
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Paredes
- Contacto:
Re: Custo e emissões reais.
O teu, por ser preto, vai exigir mais ar condicionado.mjr Escreveu:Sim, é normal no mesmo trajecto conseguir consumos diferentes consoante a direcção. Penso que terá a ver com os diferentes declives, cotas inicial e final, direcção dos ventos dominantes, etc.
Quando trabalhava no Porto, conseguia consumos significativamente mais baixos no trajecto Porto-Trofa do que no inverso. Isto apesar de tipicamente ter mais trânsito no trajecto de melhor consumo.
Scooter electrica 0,21€/100 (electrões)
Re: Custo e emissões reais.
Pelo que investiguei, julgo que os pneus usados no Japão e na Europa são os Bridgestone Ecopia ep150 .
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Custo e emissões reais.
Eu sei... Mas depois de muita ponderação acabei por optar pelo preto, por ser mais consensual cá em casa. O trajecto diário não excede os 60 km no total, pelo que não terei problemas de autonomia no dia a dia.sousal Escreveu: O teu, por ser preto, vai exigir mais ar condicionado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5076
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: Custo e emissões reais.
Eu também quando falei das viagens de 145 kms Lisboa - Évora só são feitas esporadicamente normalmente no meu dia a dia não irei fazer mais de 60 kms por dia.mjr Escreveu:Eu sei... Mas depois de muita ponderação acabei por optar pelo preto, por ser mais consensual cá em casa. O trajecto diário não excede os 60 km no total, pelo que não terei problemas de autonomia no dia a dia.sousal Escreveu: O teu, por ser preto, vai exigir mais ar condicionado.
Escolhi o branco de facto, porque no verão aqui na região de Lisboa isto é mesmo quente e o branco evita um maior aquecimento do veículo que outras cores...ainda pensei no azul mas a minha filha disse logo que não era cor para homem conduzir

NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
Re: Custo e emissões reais.
Cuidado com isso Rui, ainda não existem dados de consumos na AE.
A velocidade de AE duvido que faça 145 kms...
A velocidade de AE duvido que faça 145 kms...
"De que vale conquistar o mundo se nos perdermos pelo caminho"
Montada: Energica Ego / Brammo Empulse R / Scutum / Vectrix / Predator
Montada: Energica Ego / Brammo Empulse R / Scutum / Vectrix / Predator
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5076
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: Custo e emissões reais.
Obrigado pelo cuidado Seal, mas nunca me passou pela cabeça ir para o local de trabalho pela AE a pagar as portagens e tudoSeal Escreveu:Cuidado com isso Rui, ainda não existem dados de consumos na AE.
A velocidade de AE duvido que faça 145 kms...

Naturalmente que vou com calma via ponte Vasco da Gama - Pegões - Vendas Novas - Montemor - Évora cuja velocidade média fica entre 70 e 80 kmh, ideal para o LEAF...tenho a certeza de que chego lá com uma carga e ainda vai sobrar.
Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt