civic Escreveu: ↑17 fev 2024, 19:34
Ok, já percebi, só que não é dessa forma que tenho a tabela, os testes que vês na tabela são com a carga até ao SoC inicial, ou seja, arrancas a 80%, consomes até 50% e voltas a carregar até 80%, desta forma fazes os calculos sem usares nada do que o carro indica, é só fazer a comparação do que o carro gastou e o que ele indica, pois fazendo como dizes, basta o arrefecimento arrancar em algum ponto da carga e já muda as contas, como fizeste podes não contemplar isso, sei que a 50kW não deverá acontecer, mas o que pretendo é bem mais simples, tal como num CI, metes gasolina andas com ele e voltas a meter gasolina até ao mesmo ponto.
Eu sei que se pode fazer como dizes, mas a ideia é bem mais simples, e também apanhar a cena do arrefecimento, temperatura da bateria, nivel de SoC, da forma como dizes não apanhamos essas coisas, a ideia desta tabela é mais a comparação entre diversos carros/marcas e como eles mostram as coisas, tu consegues ver isso porque usas a porta OBD2, a ideia é ver apenas o que o display indica.
A gasolina enchemos o deposito para ver os consumos porque não temos forma de saber quantos litros lá estão, se tivéssemos essa informação não precisavas de encher o deposito.
Aqui tenho a informação de quantos eletrões entram na bateria e quanto gastei para os colocar lá, esta é a forma mais correta de o fazer.
Carregar o carro até o mesmo SOC não te garante exatidão, primeiro não sabes qual é degradação da bateria, segundo não sabes quanto é que ele carrega a determinado SOC, por experiência própria (via ODB2) sei que a 80%, durante o ano o passado tive variações de +/-1kWh, assim como noutros valores de SOC e todos os que andam nesta vida há anos sabem que estas variações são normais.
Em relação ao impacto da temperatura da bateria, temperatura exterior, SOC inicial e SOC final, tipo de carregador, etc.. qual o impacto que tem na eficiência da carga, ao fim de umas dezenas de cargas tens essa visibilidade, tal como eu tive quando mantive os registos durante +/- 8 meses, até mais fidedigna do que a opção que propões. Compreendo que nem toda a gente tem ODB2, nem está para ter trabalho mas não conheço forma mais exacta de fazer o estudo que pretendes.
Agora vou recolher os registos mais uns meses, com o parâmetro adicional da temperatura exterior e temperatura media da bateria e depois já fico com registos suficientes para tirar mais conclusões.
Em relação ao arrefecimento arrancar e consumir mais energia, também não és assertivo com o teu método, vejamos carregar dos 20 aos 80% não é o mesmo que carregar dos 60% aos 80%, no primeiro caso é quase certo que o arrefecimento vai acontecer várias vezes, no segundo não. Por isso carregar até ao mesmo SOC não te garante nada.
Com a leitura exacta da energia carregada, um eventual gasto extra para arrefecer as baterias vai manifestar-se porque vai gastar mais energia para atingir o SOC desejado. Se fores ver à tabela que partilhei e fizeres um filtro por PCR verifica a que temperaturas é que estes foram menos eficientes.
Resumindo, queres que te envie a informação que recolho ou não?

Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.