
Leitor de Bateria com erro
- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Leitor de Bateria com erro
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Re: Leitor de Bateria com erro
O padrão é o mesmo dos outros, parece-me é que anda gente a martelar carros...Nonnus Escreveu: ↑20 jan 2024, 16:53https://www.facebook.com/groups/ForumNi ... 898485213/
Será mais um...
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
Re: Leitor de Bateria com erro
E casos de terem este sintoma que resolvem sem mexer na bateria?Nonnus Escreveu: ↑20 jan 2024, 16:53https://www.facebook.com/groups/ForumNi ... 898485213/
Será mais um...

Mudando o PDM, mudando o a bateria de 12V, poderá ser erro de SW? Acreditar em tudo?
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Leitor de Bateria com erro
Hoje encontrei esta perola.
https://www.standvirtual.com/carros/anu ... PBmVT.html
264 000km 12 barras, mas tinham o pé pesado, com 12 barras só faz 150km
Não sou de intrigas, mas parece-me que passado algum tempo perde duas ou 3 barras de uma só vez.
https://www.standvirtual.com/carros/anu ... PBmVT.html
264 000km 12 barras, mas tinham o pé pesado, com 12 barras só faz 150km

Não sou de intrigas, mas parece-me que passado algum tempo perde duas ou 3 barras de uma só vez.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Re: Leitor de Bateria com erro
Para 12 barras só tem 2 hipoteses, ou levou bateria nova e esse preço está demasiado bom, ou é um martelanço.Nonnus Escreveu: ↑24 jan 2024, 20:27Hoje encontrei esta perola.
https://www.standvirtual.com/carros/anu ... PBmVT.html
264 000km 12 barras, mas tinham o pé pesado, com 12 barras só faz 150km![]()
Não sou de intrigas, mas parece-me que passado algum tempo perde duas ou 3 barras de uma só vez.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
Re: Leitor de Bateria com erro
https://www.youtube.com/watch?v=w4lvDGtfI9U
Interessante vídeo. Será que aquilo que acontece no Leaf tem a ver com a parte da expansão das partículas com maior amplitude de carga/descarga?
Interessante vídeo. Será que aquilo que acontece no Leaf tem a ver com a parte da expansão das partículas com maior amplitude de carga/descarga?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Leitor de Bateria com erro
https://www.facebook.com/marketplace/it ... 778922070/
Mais uma pérola. Médias de 12kWh 220/230 km está cheio de saúde.
Mais uma pérola. Médias de 12kWh 220/230 km está cheio de saúde.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Re: Leitor de Bateria com erro
Muito bom, não é que mostre algo de novo mas mostra de forma muito simples o que acontece numa bateria.cfvp Escreveu: ↑28 jan 2024, 01:01https://www.youtube.com/watch?v=w4lvDGtfI9U
Interessante vídeo. Será que aquilo que acontece no Leaf tem a ver com a parte da expansão das partículas com maior amplitude de carga/descarga?
Só lhe faltou falar da libertação de gases com a temperatura, pois a expansão que ele fala existe de facto e é o que afeta a longevidade das celulas com a profundidade dos ciclos, é a degradação normal de uma celula aí mostrada como partida, alguns mostram como morta/inerte, mas não é algo que se note a olho, pelo menos da mesma forma que a expansão do eletrolitico, que é o que ocorre no LEAF sem ter necessáriamente que afetar em termos de degradação.

O que ele fala neste video serve para todas as baterias, não apenas para as do LEAF, se as tratarmos bem elas tratam-nos bem a nós, o facto de um carro ter arrefecimento de bateria não lhes confere um uso sem preocupações, todos os EVs têm limitações nesse campo, uns têm limitações maiores que outros, até mesmo as LFP ao contrário do que muita gente pensa.

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Leitor de Bateria com erro
Estes dias troquei umas mensagens no Facebook com o Alberto Tenda que parece ter adquirido um leaf 40 de 2018 com apenas 49 mil km (SOH 89%, Hx 71%) o que assim a olho nu parece bem (para mim, que pensava conhecer +- os leaf, diria que a bateria estava boa).
https://www.facebook.com/share/p/bda3LVFrDJihUtZU/
Acontece que está com o sintoma da perda de % quando acelera como aqui se fala.
Uma vez que a bateria deste na verdade só tem menos 2 anos que a minha, e sabendo que a idade conta tanto ou mais que os km, até parece "feitio".
Depois de lhe ter aconselhado a fazer um vídeo do leafspy em AE a "puxar por ele", publicou alguns screenshots onde se vê claramente o mesmo comportamento do meu leaf 30, com a diferença de células a chegar a mais de 0.6v e a célula mais fraca nos 2.58v
. Nem sei como é que o carro não desligou em andamento como o meu já me fez 3 vezes
Isto com o leafspy a reportar 65% de SOC e aparentemente o display do carro já a reportar ---km ou perto disso.
Não me parece que tenha sido abusado, apenas está a ficar velho! OK, pode ter passado metade da vidas e dos 49mil km a 100% de bateria (4.2V
) e isso ter derretido tudo. Mas ia só derreter 2 ou 3 células???
Não sei o que pensar, até ver, apenas me parece que "simplesmente" envelhecem mal, só que o "velho" são apenas 6 anos e isso parece-me demais.
E, 150cv talvez seja demais para esta bateria...
Vou só mostrar aqui um dos prints:
https://www.facebook.com/share/p/bda3LVFrDJihUtZU/
Acontece que está com o sintoma da perda de % quando acelera como aqui se fala.
Uma vez que a bateria deste na verdade só tem menos 2 anos que a minha, e sabendo que a idade conta tanto ou mais que os km, até parece "feitio".
Depois de lhe ter aconselhado a fazer um vídeo do leafspy em AE a "puxar por ele", publicou alguns screenshots onde se vê claramente o mesmo comportamento do meu leaf 30, com a diferença de células a chegar a mais de 0.6v e a célula mais fraca nos 2.58v

Isto com o leafspy a reportar 65% de SOC e aparentemente o display do carro já a reportar ---km ou perto disso.
Não me parece que tenha sido abusado, apenas está a ficar velho! OK, pode ter passado metade da vidas e dos 49mil km a 100% de bateria (4.2V

Não sei o que pensar, até ver, apenas me parece que "simplesmente" envelhecem mal, só que o "velho" são apenas 6 anos e isso parece-me demais.
E, 150cv talvez seja demais para esta bateria...
Vou só mostrar aqui um dos prints:
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Leitor de Bateria com erro
Era o que precisávamos para comprovar aquilo que já suspeitávamos nos casos que temos tido conhecimento. O mesmo comportamento que temos nos nossos Leaf de 30.
Células com degradação mais elevada que as outras.
As minhas questões são as mesmas que as tuas!
Peço desculpa mas volto a insistir no mesmo. As células do Leaf de 40 aparentemente não são melhores, nem piores que do Leaf de 30, são apenas diferentes, porque com o passar do tempo está-se a ver que sofrem do mesmo mal.
Células com degradação mais elevada que as outras.
As minhas questões são as mesmas que as tuas!
Peço desculpa mas volto a insistir no mesmo. As células do Leaf de 40 aparentemente não são melhores, nem piores que do Leaf de 30, são apenas diferentes, porque com o passar do tempo está-se a ver que sofrem do mesmo mal.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024