Mensagem
por frankesousa » 12 jan 2024, 15:08
Por falar em assuntos técnicos, também acho que os devemos debater.
No meu caso, vejo que as células estão sempre muito bem balanceadas, mas quando lhe peço mais potência (60kW para cima) as células degradadas (umas 4 ou 5) caem muito e uma ou 2 caem mesmo até aos 2.5v ou menos (e por isso o carro para às vezes).
Isto não me parece problema de balanceamento, mas sim de degradação precoce de algumas células.
Está-me a querer parecer também (sobre o tema deste tópico) que tanto o leitor de SOC como do SOH dão valores meio errados.
SOC - Quando começo a subir, tal como alguns vídeos recentes do FB dos leaf 40, a % de bateria no ecrã cai a pique, os kWh restantes no leafspy também, mas, estranhamente, o SOC do leafspy mantem-se firme (tipo 10% no ecrã, e 40 ou 50 no leafspy), os GIDs penso que vem abaixo junto com os kWh restantes.
Por vezes bem uma descida e recupera logo, outras vezes fica a dizer que tem 10% e ainda ando 20km sem problemas
SOH - O carro parece estar a aferir a saúde da bateria pela energia carregada, e para ser sincero o meu leaf continua a carregar uns 18kWh, mas destes só consigo utilizar uns 15kWh porque o resto inevitavelmente é aquecimento.
Isto sim, no meu entendimento, diz que o carro está a calcular mal a "saúde" da bateria, porque não está a considerar a resistência interna (Hx de 34%).
Ora se as barras deveriam ser o reflexo da capacidade da bateria, e nessas recai a possibilidade de ativar a garantia, a medida tinha de ser energia que a bateria é capaz de fornecer para fazer mover o carro. Pior, neste momento a eficiência do carro caiu a pique porque uma muito grande percentagem de energia é "derretida" em aquecimento.
Resumindo, tecnicamente a bateria está cansada, não há duvida, só serve para viagens em cidade ou nacional planas, e com meia dúzia de células novas a nissan podia resolver o problema a mais de metade dos leafs encostados
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)