Apenas estou a comentar o que sei, o talvez não faz parte, acredito nesses 3000€ numa EV200 que podes usar o espaço de carga para albergar um pack completamente diferente, num LEAF não.

A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!
Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
Pois, a Nissan se calhar devia ter refeito um bocado o Leaf e não ter feito apenas um facelift. Agora qual o custo disso? Não sei, custa-me a acreditar que fosse muito mais dispendioso ter um sistema de arrefecimento. Claro que por trás teria que haver um investimento e isso tem custos elevados, mas não sei que impacto teria no preço final. Talvez se a Nissan tivesse investido mais no Leaf teria recuperado esse investimento, mas quis investir em Jukes e Qashqais, são escolhas...civic Escreveu: ↑25 jul 2023, 11:26Acho que nestas coisas existiram 2 timings, a primeira geração do LEAF foi o que foi, packs pequenos em que a temperatura não seria grande problema para as baterias, pois os ciclos seriam pequenos, nesta geração tenho a minha ideia que as celulas degradam muito, independenetemente da utilização ou temperatura, ou seja até ao 40 a quimica não era grande coisa em termos de degradaçao.
Com a vinda da 2ª geração a Nissan continuou a ter o pack não refrigerado e aqui é que se distanciou da concorrência em termos de preços, tenho muitas duvidas do custo para um pack refrigerado, aliás, até o fez na EV200, fazê-lo no LEAF teria um custo muito elevado, pois com isso não poderia manter o formato do pack, isto tem custos enormes, não é apenas meter uma ventoinha e já está.
Esta geração foi marcada pelo "rapidgate", um pack maior que fica mais tempo a carregar e a elevar muito mais a temperatura, a Nissan caiu na patetice de alargar os limites de temperatura para amortecer um pouco esse "rapidgate", nunca fiz essa atualização, sempre achei que ia contra o que é o LEAF. Quanto à quimica o que vi sempre foi quilometragens elevadas com muitos maus tratos e a degradação mal se nota, acho que foi um salto em termos de quimica neste carro, o problema foi a marca decidir deixar mais espaço para as celulas dentro dos modulos enfraquecendo o material envolvente, isto leva à deformação das chapas envolventes chegando ao ponto delas tocarem nas proprias celulas dando falha de isolamento.
Portanto e resumindo, a Nissan começou com um projeto sem arrefecimento porque o carro seria para as voltinhas do dia a dia, pack pequeno, tornou o conceito um pouco mais abrangente e dessa forma manteve toda a sua filosofia, só dessa forma podia manter os preços onde manteve. O carro foi um sucesso de vendas, na minha opinião a Nissan falhou redondamente naquela atualização do "rapidgate" no LEAF 40, o carro devia manter as suas limmitações originais.![]()
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
A Nissan andava numa guerra de CEOs nessa altura, problemas de ordem legal envolvia o chefe daquilo Carlos Ghosn, o LEAF 2ª geração foi uma lufada de ar fresco, nessa altura, a marca simplesmente não tinha condições para refazer um carro como o LEAF, basta ver quantos anos foram precisos para fazer o Ariya com uma plataforma que já alberga um pack com refrigeração, completamente nova.cfvp Escreveu: ↑25 jul 2023, 12:59
Pois, a Nissan se calhar devia ter refeito um bocado o Leaf e não ter feito apenas um facelift. Agora qual o custo disso? Não sei, custa-me a acreditar que fosse muito mais dispendioso ter um sistema de arrefecimento. Claro que por trás teria que haver um investimento e isso tem custos elevados, mas não sei que impacto teria no preço final. Talvez se a Nissan tivesse investido mais no Leaf teria recuperado esse investimento, mas quis investir em Jukes e Qashqais, são escolhas...
Em 2017 a Nissan tinha o pack refrigerado que colocou na EV200, no LEAF era impensável sem refazer o carro todo, alem disso tinha o "problema" de não ter conseguido vender a sua parte da AESC, o que não lhe deixou outra hipotese que não fosse usar essas celulas, simplesmente não conseguias meter as celulas + arrefecimento dentro daquele pack.
Por isso é que digo que o LEAF foi um marco pela sua postura lowcost, se fosse refrigerado era apenas mais um, é apenas a minha opinião.

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Mais uma vez, +1
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Hoje apareceu-me isto:

Preço chave na mão.
Agora sim o Leaf é um electrico Lowcost.
Nem quando o Leaf de 30kWh terminou houve um decréscimo tão grande no preço.
Isto bem negociado quando entregar o meu Leaf de 30 em vez do dinheiro conseguia trazer um Leaf de 40 novo troca por troca
Ao que chegaste Nissan!
Nota: não preenchi o formulário para receber todas as condições da campanha.

Preço chave na mão.
Isto bem negociado quando entregar o meu Leaf de 30 em vez do dinheiro conseguia trazer um Leaf de 40 novo troca por troca

Ao que chegaste Nissan!
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
Com o abaixamento do preço do Aryia ninguém no seu perfeito juizo compraria o LEAF.
Eu hoje não dava 18900€ pelo LEAF, as coisas mudaram muito no mercado de EVs...
PS: Por isso eu disse que o valor que a Nissan te deu pelo carro era uma possibilidade unica.
Eu hoje não dava 18900€ pelo LEAF, as coisas mudaram muito no mercado de EVs...

PS: Por isso eu disse que o valor que a Nissan te deu pelo carro era uma possibilidade unica.

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
- Nonnus
A falta de vendas do Ariya é o efeito colateral do Leaf. O preço do Leaf neste momento é o efeito colateral de como a Nissan lidou com o problema Leaf.
Há dias fui ao concessionário onde comprei o meu Leaf que agora pretence ao grupo AMatoscar.
Entrar naquele concessionário até dá pena. No exterior ioniq 5, kauai, Opel etc. No interior Mercedes usados, Nissan novos, um Qashqai.
Há dias fui ao concessionário onde comprei o meu Leaf que agora pretence ao grupo AMatoscar.
Entrar naquele concessionário até dá pena. No exterior ioniq 5, kauai, Opel etc. No interior Mercedes usados, Nissan novos, um Qashqai.
- 6 anos depois 160000km
- 6 anos depois 160000km
Não foi apenas a Nissan que baixou o preço do seu EV... Todos lutam com o abaixamento de vendas, a importação tem alguma coisa a ver com isso.
Por aqui esse da Soveco continua cheio de Nissan, EVs é que poucos, como eu sempre disse desse o dia em que entrei lá para comprar o LEAF, sempre me empurraram para um CI, nunca se mostraram à altura de mexer num EV e vou ficar sempre com a ideia de que em algumas revisões nem mexeram no carro, por isso digo que dificilmente comprarei um Nissan neste concessionário.
Em relação ao LEAF, a Nissan nunca escondeu o que era, um EV low cost.
Por aqui esse da Soveco continua cheio de Nissan, EVs é que poucos, como eu sempre disse desse o dia em que entrei lá para comprar o LEAF, sempre me empurraram para um CI, nunca se mostraram à altura de mexer num EV e vou ficar sempre com a ideia de que em algumas revisões nem mexeram no carro, por isso digo que dificilmente comprarei um Nissan neste concessionário.
Em relação ao LEAF, a Nissan nunca escondeu o que era, um EV low cost.

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
Eu tenho sérias dúvidas sobre esse preço. No mínimo há-de ser sem IVA, se for novo. Mas segundo um comentário de alguém no facebook que contactou o concessionário é um Leaf de 2021, com 20mil kms. Assim faz mais sentido o preço.Nonnus Escreveu: ↑12 set 2024, 16:55Hoje apareceu-me isto:
Preço chave na mão.
Isto bem negociado quando entregar o meu Leaf de 30 em vez do dinheiro conseguia trazer um Leaf de 40 novo troca por troca![]()
Ao que chegaste Nissan!
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- Nonnus
Sim também vi que entraram em contacto com o concessionário que a informação que deram era para um carro em segunda mão.
Publicidade enganosa?
*Limitado ao stock existente" de um carro? Ou será que tem 10 carros todos com os mesmos KM e do mesmo ano?
Publicidade enganosa?
*Limitado ao stock existente" de um carro? Ou será que tem 10 carros todos com os mesmos KM e do mesmo ano?

- 6 anos depois 160000km
- 6 anos depois 160000km