

[DB] ID.3 1st Plus
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Re: [DB] ID.3 1st Plus
Resumo do mês de Junho, inclui a viagem ao ENVE e os dois dias na oficina para actualizar software, fazer o check à bateria, etc(refiro isto pois o carro conta o tempo quando alguém está sentado no banco do condutor baixando a velocidade média e aumentando consumos):


Re: [DB] ID.3 1st Plus
Também usas o fermata?
Tenho reparado no meu i4 que os pneus traseiros já estão a ficar nas couves, a ver se os rodo pelos da frente que estão como novos, costumas rodar os pneus trás/frente?
Tenho reparado no meu i4 que os pneus traseiros já estão a ficar nas couves, a ver se os rodo pelos da frente que estão como novos, costumas rodar os pneus trás/frente?
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- frankesousa
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Re: [DB] ID.3 1st Plus
Se o carro gasta mais um eixo que outro, rodar os pneus é a pior coisa que pode fazer, se o fizer, vai andar uns milhares de km com todos os 4 pneus gastos o que é obviamente muito mais perigoso em caso de água/chuva.
E claro se for para depois pagar, chega o dia e mete 4 pneus (500€ mínimo?)
É muito melhor gastar até ao fim um dos eixos e meter apenas 2 pneus novos, assim tem pelo menos 1 eixo "para o salvar" em caso de necessidade.
Como está a dizer que são os traseiros então certamente os frontais com a direção também vão gastar bem, portanto nem tem necessidade de os rodar antes de ficarem "velhos" como é o caso do leaf que no eixo traseiro faz 100.000km com uns pneus sem muita dificuldade.
Mais um pormenor, pneus novos/bons sempre atrás, se "perder" o eixo dianteiro num acurva recupera sem problemas, se for o traseiro recupera no chapeiro

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11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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Re: [DB] ID.3 1st Plus
Eu tenho uma opinião um pouco diferente, que é, se não rodar os pneus vou andar uma eternidade com os que andam no eixo que gasta menos, como disse os da frente com 20 000kms estão como novos, e os traseiros já vão abaixo de meio.frankesousa Escreveu: ↑27 jul 2023, 10:30Se o carro gasta mais um eixo que outro, rodar os pneus é a pior coisa que pode fazer, se o fizer, vai andar uns milhares de km com todos os 4 pneus gastos o que é obviamente muito mais perigoso em caso de água/chuva.
E claro se for para depois pagar, chega o dia e mete 4 pneus (500€ mínimo?)
É muito melhor gastar até ao fim um dos eixos e meter apenas 2 pneus novos, assim tem pelo menos 1 eixo "para o salvar" em caso de necessidade.
Como está a dizer que são os traseiros então certamente os frontais com a direção também vão gastar bem, portanto nem tem necessidade de os rodar antes de ficarem "velhos" como é o caso do leaf que no eixo traseiro faz 100.000km com uns pneus sem muita dificuldade.
Mais um pormenor, pneus novos/bons sempre atrás, se "perder" o eixo dianteiro num acurva recupera sem problemas, se for o traseiro recupera no chapeiro![]()
Também concordo que atrás devem andar os melhores, que no fundo é o que aocntece se mudar os da frente para trás, ou seja, fazendo esta mudança vou andar sempre com pneus bons atrás e mesmo assim vou trocá-los antes dos da frente, tal a diferença de desgaste entre eles, a mudança por novos será sempre no eixo traseiro.
Este cenário é o do i4 que é tração atrás, no LEAF com tração frontal a situação é oposta, o eixo da frente consome muito mais pneu, o que ao rodar pneus faz com que ande sempre com os melhores na traseira também e a mudança por novos é sempre no eixo da frente que nessa altura rodo-os passando os novos para trás e os usados para a frente.
Parece um bocado complicado, mas é assim que tenho feito, no i4 que tem tração traseira fez com que tivesse que pensar nisto de novo.

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Re: [DB] ID.3 1st Plus
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Re: [DB] ID.3 1st Plus
É exatamente isso que queria dizer, digamos que no meu leaf gasta a frente, leva novos atrás e os de trás (já com 40mil ou mais) vão gastar à frente.civic Escreveu: ↑27 jul 2023, 11:22Eu tenho uma opinião um pouco diferente, que é, se não rodar os pneus vou andar uma eternidade com os que andam no eixo que gasta menos, como disse os da frente com 20 000kms estão como novos, e os traseiros já vão abaixo de meio.
Também concordo que atrás devem andar os melhores, que no fundo é o que aocntece se mudar os da frente para trás, ou seja, fazendo esta mudança vou andar sempre com pneus bons atrás e mesmo assim vou trocá-los antes dos da frente, tal a diferença de desgaste entre eles, a mudança por novos será sempre no eixo traseiro.
Este cenário é o do i4 que é tração atrás, no LEAF com tração frontal a situação é oposta, o eixo da frente consome muito mais pneu, o que ao rodar pneus faz com que ande sempre com os melhores na traseira também e a mudança por novos é sempre no eixo da frente que nessa altura rodo-os passando os novos para trás e os usados para a frente.
Parece um bocado complicado, mas é assim que tenho feito, no i4 que tem tração traseira fez com que tivesse que pensar nisto de novo.![]()
Tenho sempre o eixo traseiro com pneus em muito bom estado.
O que queria dizer era não "andar a rodar" os pneus pelos eixos até ficar com os 4 uniformemente gastos, mas meter novos e "rodar" os outros ainda bons mas não novos.

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Re: [DB] ID.3 1st Plus
Ok, entendi mal.frankesousa Escreveu: ↑27 jul 2023, 15:32
É exatamente isso que queria dizer, digamos que no meu leaf gasta a frente, leva novos atrás e os de trás (já com 40mil ou mais) vão gastar à frente.
Tenho sempre o eixo traseiro com pneus em muito bom estado.
O que queria dizer era não "andar a rodar" os pneus pelos eixos até ficar com os 4 uniformemente gastos, mas meter novos e "rodar" os outros ainda bons mas não novos.![]()

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Re: [DB] ID.3 1st Plus
Uso pois e dá muito jeito para ir a ouvir vídeos do YT ou para brincadeiras como a da foto.
Os pneus que foram trocados tinham quase 40mil e nunca os rodei, ainda faziam mais uns 15mil km...
Re: [DB] ID.3 1st Plus
Pois, duvido que os do meu i4 façam tanto km.
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