O dístico não é exclusivo para BEV?Erbium Escreveu: ↑16 jun 2023, 18:01Também há autoridades que desconhecem a lei por ex. da vinheta, muitos desses artistas não têm o selo de elétrico e nesse caso não precisa do sinal dizer em carga nem o policia saber se está a carregar, não está devidamente identificado como veiculo elétrico para estar estacionado naquele lugar e por isso deve ser autuado!

GNR não tem acesso a INFO dos postos de carregamento?
-
- Mensagens: 838
- Registado: 13 mar 2018, 11:51
- Data de fabrico: 30 dez 2020
- Capacidade bateria: 58Kwh
Re: GNR não tem acesso a INFO dos postos de carregamento?
Re: GNR não tem acesso a INFO dos postos de carregamento?
Plug-in's também:Nerusonu Escreveu: ↑16 jun 2023, 20:05O dístico não é exclusivo para BEV?Erbium Escreveu: ↑16 jun 2023, 18:01Também há autoridades que desconhecem a lei por ex. da vinheta, muitos desses artistas não têm o selo de elétrico e nesse caso não precisa do sinal dizer em carga nem o policia saber se está a carregar, não está devidamente identificado como veiculo elétrico para estar estacionado naquele lugar e por isso deve ser autuado!
https://www.uve.pt/page/distico-identif ... -eletrico/
- rjspedition
- Mensagens: 523
- Registado: 11 jul 2021, 10:34
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Re: GNR não tem acesso a INFO dos postos de carregamento?
Infelizmente é algo cada vez mais comum.
Em Alvalade já cheguei a ver folhas A4 no para brisas a ameaçar com reboque, é mais do que normal ver carros cujo carregamento acabou à 3, 4 ou mesmo 10 horas ainda com cabo ligado a fazer de conta.
Ainda esta semana de 4 lugares ocupados no PCN, o meu era o único a realmente carregar.
É um problema que se irá agravar com a cada vez maior quantidade de elétricos e híbridos a circular, e o cada vez menor espaço (ou maior pagamento do mesmo) disponível para estacionamento.
Em Alvalade já cheguei a ver folhas A4 no para brisas a ameaçar com reboque, é mais do que normal ver carros cujo carregamento acabou à 3, 4 ou mesmo 10 horas ainda com cabo ligado a fazer de conta.
Ainda esta semana de 4 lugares ocupados no PCN, o meu era o único a realmente carregar.
É um problema que se irá agravar com a cada vez maior quantidade de elétricos e híbridos a circular, e o cada vez menor espaço (ou maior pagamento do mesmo) disponível para estacionamento.
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: GNR não tem acesso a INFO dos postos de carregamento?
As soluções são simples,
continuar a cobrar o temo ligado a ficha, esta deve ser a melhor, mais eficaz e mais rentável
O operador assumir que é mesmo assim, pelo menos durante a noite, e tendo oferta suficiente, informando isso mesmo em sinalética apropriada, exemplo, máximo 8 ou 9h, suficiente para um dia de trabalho ou uma noite de sono.
Na minha ótica os PCN terão um belo dia de ser utilizados dessa forma.
Ou seja, não são lugares de carga com PCN, mas sim lugares de estacionamento com carregadores
continuar a cobrar o temo ligado a ficha, esta deve ser a melhor, mais eficaz e mais rentável
O operador assumir que é mesmo assim, pelo menos durante a noite, e tendo oferta suficiente, informando isso mesmo em sinalética apropriada, exemplo, máximo 8 ou 9h, suficiente para um dia de trabalho ou uma noite de sono.
Na minha ótica os PCN terão um belo dia de ser utilizados dessa forma.
Ou seja, não são lugares de carga com PCN, mas sim lugares de estacionamento com carregadores

Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 75
- Registado: 22 nov 2020, 00:27
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: GNR não tem acesso a INFO dos postos de carregamento?
Algo bem simples que poderia ajudar as autoridades a perceber se um determinado ve estava ou não a carregar, apesar do cabo ligado ao ve; a obrigatoriedade de todos os carregadores estarem providos de uma bem visível sinalética luminosa que indicasse cabo a cabo se este estava a carregar ou não.
Para as autoridades, desde que a legislação exista, era fácil eles fazer o seu trabalho.
Em complemento, deveria ser cobrado de forma dissuasora o tempo com cabo ligado após termino da carga, bem como, e isto seria o mais justo, durante o tempo de carga apenas cobrar a energia.
Outra situação frequente é a utilização do carregador errado para o ve a carregar, fruto do desconhecimento ou outra "mania qualquer".
Até aqui os postos poderiam dar uma ajuda, claro que depois dependeria da cultura/educação dos utilizadores, colocarem nos postos informação indicando por exemplo, "Posto indicado para ve com capacidade de carga até x kWh"
Verdade que muita gente não faz ideia do que é isso
Para as autoridades, desde que a legislação exista, era fácil eles fazer o seu trabalho.
Em complemento, deveria ser cobrado de forma dissuasora o tempo com cabo ligado após termino da carga, bem como, e isto seria o mais justo, durante o tempo de carga apenas cobrar a energia.
Outra situação frequente é a utilização do carregador errado para o ve a carregar, fruto do desconhecimento ou outra "mania qualquer".
Até aqui os postos poderiam dar uma ajuda, claro que depois dependeria da cultura/educação dos utilizadores, colocarem nos postos informação indicando por exemplo, "Posto indicado para ve com capacidade de carga até x kWh"
Verdade que muita gente não faz ideia do que é isso
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: GNR não tem acesso a INFO dos postos de carregamento?
Os postos tem essa indicação luminosa, tipicamente Azul fixo é em uso e a carregar, azul intermitente é apenas ligado mas sem carregar.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
- t3lmo
- Mensagens: 865
- Registado: 04 ago 2012, 13:29
- Data de fabrico: 31 out 2014
- Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
- Localização: Sintra
Re: GNR não tem acesso a INFO dos postos de carregamento?
PML e Escola da GNR já tiveram formação nesse sentido, e para passar depois essa informção nas suas formações internas.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km