Olá a todos!
Tenho andado a investigar a compra de um elétrico novo vs segunda mão. Já pedi algumas propostas e simulações(financiamento) e parece-me que os carros em 2ª mão neste momento estão demasiado caros.
Isto é, considerando o apoio do fundo ambiental, a difereça de preço é demasiado baixa, tendo em conta que o carro já está mais desvalorizado, bateria mais gasta e menos anos de garantia.
Parece-me que nos usados paga-se principalmente a rapidez de ter o carro, enquanto novo já sabemos que as esperas são maiores.
Mais alguém que tenha passado por isto recentemente tem a mesma opinião? Está-me a falhar alguma coisa?

Novo vs Usado
-
- Mensagens: 28
- Registado: 13 mar 2022, 08:45
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Novo vs Usado
Peugeot e-208
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Novo vs Usado
Sim, é exactamente isso. Há até casos de carros usados a ser vendidos mais caro que novo. É a lei da oferta e da procura a funcionar, e como a procura é muito elevada...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Novo vs Usado
Simplesmente não há carros novos, na maioria das marcas, se não em todas.
Se quer/ precisa de um carro este ano só usado, e paga ao preço de novo (ou mais). Como diz o Bruno, a lei da oferta/procura está a funcionar, até bem demais
Depois o fundo ambiental também já só para o ano, se houver, e nunca se sabe em que moldes vai abrir. Com a generalização dos VE vai certamente desaparecer esse apoio a curto/ medio prazo.
Portanto a duvida é mais, Quando precisa/ quer o carro?
Se for já -> USADO
Se for daqui a 1/2 ou 1 ano -> NOVO
O problema de daqui a 6 meses 1 ano é que nem sabe como vai estar o mercado de usados nem que ofertas novas vão aparecer.
Já não estamos "como antes", onde em 1 ano um VE ficava "obsoleto ou descontinuado" com facilidade, mas as ofertas continuam a evoluir a bom ritmo, felizmente.
Se quer/ precisa de um carro este ano só usado, e paga ao preço de novo (ou mais). Como diz o Bruno, a lei da oferta/procura está a funcionar, até bem demais

Depois o fundo ambiental também já só para o ano, se houver, e nunca se sabe em que moldes vai abrir. Com a generalização dos VE vai certamente desaparecer esse apoio a curto/ medio prazo.
Portanto a duvida é mais, Quando precisa/ quer o carro?
Se for já -> USADO
Se for daqui a 1/2 ou 1 ano -> NOVO
O problema de daqui a 6 meses 1 ano é que nem sabe como vai estar o mercado de usados nem que ofertas novas vão aparecer.
Já não estamos "como antes", onde em 1 ano um VE ficava "obsoleto ou descontinuado" com facilidade, mas as ofertas continuam a evoluir a bom ritmo, felizmente.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)