Talvez seja um pouco mais do mesmo, pois já é um modelo muito bem conhecido nos VE, mas tem-me surpreendido pela positiva.
Não será um "log" muito frequente, pois no dia a dia é sempre mais do mesmo. +/- 50Km diários e cargas de 3 em 3 ou 4 em 4 dias!
Havendo um ou outro dia com cerca de 100Km num dia. Nada de interessante!
Colocarei aqui apenas as viagens mais longas que testam o limite da autonomia e necessidade de um carregamento rápido durante a viagem!
Se for necessário mais que um carregamento rápido, em principio a viagem será feita pelo diesel da casa!
- Nissan Leaf acenta 30Kwh
- 1ª matricula em 12/2017 (alemanha)
- Aquisicão e matricula portuguesa no final do 03/2022 (24.000Km)
- Atualmente (02/05/2022) com 25.600Km
Passada sexta-feira (29/04), numa daquelas decisões em cima da hora para arejar com mulher e filha no fim de semana...
Sábado de manhã uma ida a Coimbra e regresso ao final do dia.
Sábado (30/04)
Maia --> Coimbra (Gps indica 140Km)
- Sair com carga a 100%
- Só para tornar a coisa mais interessante... vamos por AE o caminho praticamente todo!
- Inserir o destino... almoço no forum Coimbra.
Lá vem aquela voz autoritária do GPS a indicar que é possível que a energia da bateria não chegue para a viagem toda, seguida da apção de alterar o caminho para incluir carregamento!
Digo que não é necessário...
Bora lá numa de aventureiro! Se vir que a coisa começa a ficar preta... o almoço passa a leitão na Mealhada em vez de outra coisa qualquer em Coimbra

Viagem tranquila a 100/110Kmh. Mas sempre de olho na capacidade da bateria, estimativa de autonomia restante e na distância até ao destino!
Quando a mensagem de bateria fraca surgiu, já só faltavam cerca de 15Km para o destino

Chegou ao posto de carregamento do Forum Coimbra com a bateria a 15%!
Lugares com PCNs alí há muitos e livres, mas carregar o Leaf sai caro naqueles postos! Além disso o tempo seria demasiado longo!
Dos dois PCRs (50Kw e outro de 25Kw), ficou vago rapidamente o de 50Kw!
Tempo estimado para os 80% era sensivelmente 20 e poucos minutos! Tempo suficiente para subir, escolher o almoço com a familia e descer para
estacionar o carro noutro local!
Devo ter-me descuidado um pouco mais que o previsto, pois quando chego, ja estava a passar os 90%, mas felizmente, não estava ninguem a
espera para carregar naquele posto

Estaciono o carro num lugar vago ali ao lado dos PCRs e subo para o almoço, que entretanto tinha chegado a mesa!
Umas voltas pela zona ribeirinha da cidade, que inclui a "macacada" típica do "portugal dos pequeninos"

Regresso
Coimbra --> Maia (outros 140Km)
ORa bem.... se até Coimbra já chegou nos ultimos eletrões da bateria que tinha sido carregada a 100%, com 90% no "depósito" não chega a casa!
A bateria não vai arrefecer entre a carga do almoço e o carregamento rápido seguinte

Calculei uma paragem na estação de serviço de Antuã para carregar uns 20%! Não deve ser muito longo o tempo de espera com a limitação imposta pelo leaf devido a temperatura das baterias!
Acabei por carregar pouco mais de 6Kwh em cerca de 7 min. Não foi uma espera longa. E os Km adicionados à estimativa chegam para chegar ao destino com alguma margem!
Entrou na garagem de casa com 11% de bateria!
Devia ter carregado um pouco mais em Antuã !?. 30% em vez de apenas 20%... talvez!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Contas finais:
- 291Km percorridos e praticamente tudo em AE 100/110 Kmh!
- Climatização ligada praticamente toda a viagem!
- Carregamento em casa dos 11 aos 100%, custa-me algo a tocar os 5.60 EUR (28Kwh).
- PCR do Forum Coimbra: 12.04 EUR
- PCR de Antuã: 3.01 EUR
Total: 20.65 EUR
Se fosse no diesel (5.3l/100Km) @ 2.06 EUR/litro, seriam 15.42l e um total de 31.77 EUR
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Uma curiosidade!
Eu achei estranho, talvez por andar de VE há cerca de 1 mes apenas!
Na estação de serviço de Antuã, existem dois grupos de carregadores PCR, ambos operados pela EDP, mas o preço final é diferente!
Parecem ser todos de 50Kw!
Isto é assim tão frequente?