Isso posso eu dizer que se adapta perfeitamente. Eu também não tenho 32A em casa, logo carrego ou a 16 ou a 14 ou a outra amperagem já que podemos selecionar a que queremos.Muttley Escreveu: ↑21 ago 2021, 08:17Viva Apr,
Pode enviar-me MP com o valor do EVSE que comercializa e se o mesmo se adapta para 16Amp, visto que não possuo 32amp?
É que possuo um i3 (120ah) cujos carregamentos são efectuados na sua maioria em casa, através do EVSE da BMW, cuja ligação faço a uma tomada schuko 16Amp com cabo de 2.5 (que possuo na minha arrecadação, junto ao meu lugar de estacionamento no condomínio), onde chegam 16Amp.
Ora o EVSE da BMW é de 10Amp o que faz com que demore mais horas o carregamento completo da viatura e poderia melhorar esse tempo se tivesse um EVSE de ou até 16Amp.
Obrigado pela ajuda.

Venda EVSE Inteligente
- rnlcarlov
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Re: Venda EVSE Inteligente
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Re: Venda EVSE Inteligente
Sim, há um parametro onde podes definir o limite do EVSE, pode ser 16A hoje e 80A amanhã, desde que se assegure a secção correta dos cabos + contactor + instalação 

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Re: Venda EVSE Inteligente
Boa tarde Apr.
Pode-me informar se este carregador pode ser em trifásico?
Tenho instalação eléctrica trifásica e painéis fotovoltaicos e tenho todo o interesse em aproveitar o excedente da produção pelo que o carregamento adaptavel ou balanceado em função da carga existente seria o ideal.
Se for possivel, quais os valores para o dito equipamento?
Desde já obrigado pela atenção.
Pode-me informar se este carregador pode ser em trifásico?
Tenho instalação eléctrica trifásica e painéis fotovoltaicos e tenho todo o interesse em aproveitar o excedente da produção pelo que o carregamento adaptavel ou balanceado em função da carga existente seria o ideal.
Se for possivel, quais os valores para o dito equipamento?
Desde já obrigado pela atenção.
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Re: Venda EVSE Inteligente
Pode enviar-me mais detalhes do carregador?
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Re: Venda EVSE Inteligente
Boa tarde,
Sim o sistema pode trabalhar em monofasico ou trifásico ou em qualquer combinação que se tenha de EV/baixada, basta dimensionar bem os medidores que se colocam no quadro.
O aproveitamento do solar distribuido por instalação trifásica parece-me o pior cenário, é necessário um excedente solar a partir dos ~4kW para um EV carregar sem gastar da rede ( 6A x 3fases ).
O cenário mais favorável é injetar toda a produção numa fase e carregar o EV apenas nessa fase, o minimo de excedente baixa para cerca de 1.3kW que é um valor mais simpático.
Consegue dar mais detalhes sobre a instalação fotovoltaica?
Sim o sistema pode trabalhar em monofasico ou trifásico ou em qualquer combinação que se tenha de EV/baixada, basta dimensionar bem os medidores que se colocam no quadro.
O aproveitamento do solar distribuido por instalação trifásica parece-me o pior cenário, é necessário um excedente solar a partir dos ~4kW para um EV carregar sem gastar da rede ( 6A x 3fases ).
O cenário mais favorável é injetar toda a produção numa fase e carregar o EV apenas nessa fase, o minimo de excedente baixa para cerca de 1.3kW que é um valor mais simpático.
Consegue dar mais detalhes sobre a instalação fotovoltaica?
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Re: Venda EVSE Inteligente
Boa tarde
Pode por favor enviar-me mais informações sobre o evse?
Tenho monofásico com fotovoltaicos e gostava de maximozar o uso deles.
Pode por favor enviar-me mais informações sobre o evse?
Tenho monofásico com fotovoltaicos e gostava de maximozar o uso deles.
- Apr
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Re: Venda EVSE Inteligente
Deixo uma FAQ sobre os cenarios com solar, questões, duvidas disponham.
Se os paineis estiverem ligados numa tomada remota, para ler a produção solar necessita de um eNode dedicado para os paineis
o eNode pode ser construido seguindo estas instruções: https://www.missingbolt.com/enodemodbus.html
Há situações em que o inversor é alimentado exclusivamente pelos paineis e desliga de noite, nesse caso deixa de haver dados de consumo e o EVSE deixa de poder gerir a carga em função da casa.
De notar que o envio dos dados por parte do Shelly não é certo, as vezes ha pausas de mais de 10s entre envios.
- enode construido: barato
- shelly: funciona de forma intermitente e não ha garantia que o CoAP se comporte sempre da mesma forma.
- Outra solução: o EVSE pode fazer o ajuste dinamico, apenas precisa receber os dados de energia formatados por MQTT.
É necessário um eNode + outro medidor adicional que detete injeção: https://pt.aliexpress.com/item/4000394159607.htmlPossuo um sistema de paineis fotovoltaicos com microinversores / com um inversor central simples.
Se os paineis estiverem ligados numa tomada remota, para ler a produção solar necessita de um eNode dedicado para os paineis
o eNode pode ser construido seguindo estas instruções: https://www.missingbolt.com/enodemodbus.html
Se a comunicação do inversor com o medidor instalado for MODBUS o eNode pode escutar e descodificar a comunicação.Possuo um sistema de paineis fotovoltaicos com injeção zero.
Há situações em que o inversor é alimentado exclusivamente pelos paineis e desliga de noite, nesse caso deixa de haver dados de consumo e o EVSE deixa de poder gerir a carga em função da casa.
Sim, o EVSE inteligente escuta mensagens dos Shellys EM ou 3EM, basta configurar o shelly para enviar dados CoAP para o IP do EVSE, porto 8888 (Internet & Security >> ADVANCED - DEVELOPER SETTINGS >> Enable CoIoT). O shelly não perde nenhuma funcionalidade original.Possuo também sistema shelly pela casa toda com shellyEM a fazer medições, será possível integrá-lo e deixar de necessitar eNode?
De notar que o envio dos dados por parte do Shelly não é certo, as vezes ha pausas de mais de 10s entre envios.
- enode comprado: garantia + cloud gratuita, não precisa de fazer mais do que configurar credenciais WiFi.vantagens de eNode comprado vs enode contruido vs shelly vs outra solução
- enode construido: barato
- shelly: funciona de forma intermitente e não ha garantia que o CoAP se comporte sempre da mesma forma.
- Outra solução: o EVSE pode fazer o ajuste dinamico, apenas precisa receber os dados de energia formatados por MQTT.
Re: Venda EVSE Inteligente
Bom dia.
Há dias em que o meu excedente é de 700w em cada fase, tenho 8 paineis de 375w de pico e inversor trifásico (que desliga quando não há produção) pelo que não dá para colocar a produção toda em uma só fase.
O carregamento do carro, se selecionar o carregamento a 5A, tenho 1200w de consumo em apenas uma fase medido pelo Shelly 3EM colocado imediatamente após o disjuntor selado onde se seleciona a amperagem contratada, ora se tiver um carregador trifásico e selecionar a mesma amperagem, será os 1200w/3 = 400w por fase ou estou errado aqui em alguma parte?
Se tiver um excedente (por norma mais em pico) de 700w em cada fase, e necessitar de 400w para carregar o VE, dá até alguma margem para aumentar um pouco a potência de carregamento se assim entender.
Se a minha ordem de ideias estiver correta, e corrija-me se estiver errado sff, colocando esse carregador a carregar a minha viatura, ele ajustar-se-a "automaticamente" em função das leituras do shelly e consigo assim carregar apenas com a produção fotovoltaica ou se pretender em bi-horario posso também carregar e mesmo via Wi-Fi, seleciono a potência desejada em função da necessidade. Estou errado?
Desde já o meu agradecimento pelo esclarecimento e ajuda.
Obrigado
Marco Paulino
Há dias em que o meu excedente é de 700w em cada fase, tenho 8 paineis de 375w de pico e inversor trifásico (que desliga quando não há produção) pelo que não dá para colocar a produção toda em uma só fase.
O carregamento do carro, se selecionar o carregamento a 5A, tenho 1200w de consumo em apenas uma fase medido pelo Shelly 3EM colocado imediatamente após o disjuntor selado onde se seleciona a amperagem contratada, ora se tiver um carregador trifásico e selecionar a mesma amperagem, será os 1200w/3 = 400w por fase ou estou errado aqui em alguma parte?
Se tiver um excedente (por norma mais em pico) de 700w em cada fase, e necessitar de 400w para carregar o VE, dá até alguma margem para aumentar um pouco a potência de carregamento se assim entender.
Se a minha ordem de ideias estiver correta, e corrija-me se estiver errado sff, colocando esse carregador a carregar a minha viatura, ele ajustar-se-a "automaticamente" em função das leituras do shelly e consigo assim carregar apenas com a produção fotovoltaica ou se pretender em bi-horario posso também carregar e mesmo via Wi-Fi, seleciono a potência desejada em função da necessidade. Estou errado?
Desde já o meu agradecimento pelo esclarecimento e ajuda.
Obrigado
Marco Paulino
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Re: Venda EVSE Inteligente
Está enganado Marco.
Se escolher a potência mínima de 5A no carro e estando a carregar em trifásico, ele vai buscar 5A a cada fase:
5A x 3 x 230v = 3.450W
Note que 5A é uma possibilidade fora das normas aplicáveis aos EVSE's, pelo que caso pretenda fazer a gestão do solar com o EVSE, o mínimo das normas são 6A, o que no caso trifásico, dá um mínimo de 6A x 3 x 230v = 4.140W
Se escolher a potência mínima de 5A no carro e estando a carregar em trifásico, ele vai buscar 5A a cada fase:
5A x 3 x 230v = 3.450W
Note que 5A é uma possibilidade fora das normas aplicáveis aos EVSE's, pelo que caso pretenda fazer a gestão do solar com o EVSE, o mínimo das normas são 6A, o que no caso trifásico, dá um mínimo de 6A x 3 x 230v = 4.140W
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
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Re: Venda EVSE Inteligente
Bom dia Marco,
Sim os shelly funcionam atualmente como referi no FAQ. Tenho algumas reservas porque estou a usar uma funcionalidade que não está bem documentada, o shelly 3EM até envia leituras ao segundo mas por vezes ha umas pausas... não me parece por em causa o controlo dinamico do EVSE ainda assim a lei de Murphy acontece sempre nos piores casos...
Se por algum motivo deixar de dar, quem tem o sistema a funcionar assim, sabe que terá que transitar para um eNode. Em todo o caso para quem ja tem os shelly é uma boa opção, sempre evita ter mais coisas no quadro a atrapalhar.
Quanto aos excedentes, no caso concreto que tem 3kWp, em monofasico conseguia uma rentabilidade boa, carro + casa conseguem usar praticamente todo o excedente. Dividido pelas 3 fases creio que não tem grandes condiçoes para usar o carro para aproveitar o excedente.
Também é importante perceber não só se o excedente solar cumpre os minimos olimpicos mas também saber até onde pode ir. no caso concreto 3kWp são cerca de 13A, tirando 1 ou 2A para os consumos residuais da casa consegue ir dos 6A - 12A de carga já é bastante bom. mas mais uma vez, sempre em monofasico.
Sim os shelly funcionam atualmente como referi no FAQ. Tenho algumas reservas porque estou a usar uma funcionalidade que não está bem documentada, o shelly 3EM até envia leituras ao segundo mas por vezes ha umas pausas... não me parece por em causa o controlo dinamico do EVSE ainda assim a lei de Murphy acontece sempre nos piores casos...
Se por algum motivo deixar de dar, quem tem o sistema a funcionar assim, sabe que terá que transitar para um eNode. Em todo o caso para quem ja tem os shelly é uma boa opção, sempre evita ter mais coisas no quadro a atrapalhar.
Quanto aos excedentes, no caso concreto que tem 3kWp, em monofasico conseguia uma rentabilidade boa, carro + casa conseguem usar praticamente todo o excedente. Dividido pelas 3 fases creio que não tem grandes condiçoes para usar o carro para aproveitar o excedente.
Também é importante perceber não só se o excedente solar cumpre os minimos olimpicos mas também saber até onde pode ir. no caso concreto 3kWp são cerca de 13A, tirando 1 ou 2A para os consumos residuais da casa consegue ir dos 6A - 12A de carga já é bastante bom. mas mais uma vez, sempre em monofasico.