pbaptista Escreveu: ↑12 jul 2021, 19:30
LAbreu Escreveu: ↑12 jul 2021, 15:39
No segmento "super mini", o electrico AINDA não ganha (um exemplo ainda não dado, e que é muito mais facil que o Peugeot):
- Mini SE: €~35000, 0-100: 7.3s, consumo 3,2€/100km
- Mini Cooper S: €~33000, 0-100: 6.6s, consumo 10€/100km
Aqui o electrico é ainda 2000 € mais caro, mas demoras 30 000 km a recuperar (sem contar com manutenção...).
Engraçado como a única coisa que interessa para comparar um carro eléctrico versus um a combustão é a potencia e a aceleração... a autonomia é irrelevante....
Não é irrelevante, mas creio que por razões historicas de os primeiros VE terem de facto autonomias que muito limitavam a sua utilização, rapidamente se transformaram no "benchmark" dos VE e tem assumido um protagonismo que não lhes é dado nos fosseis.
Vou usar o meu exemplo concreto (sim, é anedotico na verdadeira expressão da palavra, mas real, como todos exemplos devem ser):
Eu tive um Mini Fossil, um Cooper D. O carro era engraçado, mas o deposito so tinha 30L + reserva, o que dava 600kms.
O Mini servia para ir de casa-trabalho-casa, que fazia 100kms. depois dormia confortavel na garagem quando eu estava na cama.
No fossil, nesse sim o tamanho do deposito fazia-me muita diferença na qualidade de vida, dado que 1 vez por semana la ia eu ter de fazer um desvio de 15-20 min para por esse nectar dos deuses (ao preço que anda deve ser...

) que é o diesel
Se em vez do meu fossil tivesse um Mini SE todos os dias de manha tinha la os 180-200kms de autonomia (provavelmente devia ter 150kms, porque hoje so carregava a 80%

) e mais autonomia para mim era irrelevante, porque não a usava.
Se a autonomia é assim tão importante, porque dantes as marcas dos fosseis não a publicitavam'
Nos fosseis (e nas pandeiretas de hidrogenio que nos querem impingir) a autonomia é central, porque o bicho só podem ser carregados em infraestruturas devidamente localizadas, que custam umas centenas de milhar de euros a instalar, que tem de ser reabastecidas por camiões todas as semanas, que só estão abertas durante determinadas horas e que tem de estar afastadas de zonas residenciais porque podem arder ou explodir.
Já o VE fica cheio, mais depressa ou mais de vagar, em qualquer garagem ou local com tomada (sei que isto é um luxo para muitos habitantes de cidade).
Ainda estamos na fase em que muitos dos VE tem autonomia limitada (o Mini SE é um deles), e que tem de ser posta em conta. Agora, a partir dos 400kms (no inverno

), qualquer acrescento na autonomia é um mero exercicio de engenharia, e nada de util trará para 99% dos utilizadores (haverá sempre tontos que fazem 4-5h sentados no carro de uma acentada...).
A autonomia é importante: sim, mas não mais que a aceleração, conforto, velocidade de carregamento e estética.