
Dificuldade em carregar em casa
-
- Mensagens: 3
- Registado: 17 mai 2021, 18:55
- Data de fabrico: 01 dez 2019
- Capacidade bateria: 53klw
- Localização: Loures
Dificuldade em carregar em casa
Boas companheiros gostaria de saber o porquê de ter dificuldade em fazer carregamentos em casa, tenho uma potência contratada de 6.9 kW tenho garagem que é fornecida de eletricidade pelo meu quadro de casa que fica no 4° andar, os disjuntores são todos de 16 A e tenho tomadas normais com terra e uma tomada green up, o que acontece é que quando ligo a uma tomada normal o meu Zoe R110 52 kW de 2020 carrega cerca de 10 a 15% antes de o carregador entrar em erro e ficar com as três luzes a piscar, quando ligo á green up não chega a carregar 10% antes de entrar em erro, ou seja tenho de estar sempre a reiniciar o carregador para conseguir carregar o carro na totalidade o que não é nada fácil nem útil gostaria de saber se alguém sabe o porquê desta situação obrigado
Sempre a aprender 

- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Dificuldade em carregar em casa
Bem Vindo.
Os ZOE´s são conhecidos por terem dificuldade a carregar em certas instalações electricas onde a terra é fraca (fraca nos parâmetros do ZOE, os outros VE´s não tem esse problema). Agora com o tempo seco tem tendência a agravar-se. Se souber onde esta a estaca de cobre do fio da terra molhe essa área. Há também quem faça uma ligação de terra especifica para a tomada onde o carregador do carro esta ligado.
Houve um proprietário de um ZOE cá do fórum que resolveu assim: viewtopic.php?f=46&t=6571&hilit=terra&start=240#p136571
Os ZOE´s são conhecidos por terem dificuldade a carregar em certas instalações electricas onde a terra é fraca (fraca nos parâmetros do ZOE, os outros VE´s não tem esse problema). Agora com o tempo seco tem tendência a agravar-se. Se souber onde esta a estaca de cobre do fio da terra molhe essa área. Há também quem faça uma ligação de terra especifica para a tomada onde o carregador do carro esta ligado.
Houve um proprietário de um ZOE cá do fórum que resolveu assim: viewtopic.php?f=46&t=6571&hilit=terra&start=240#p136571
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Dificuldade em carregar em casa
Sendo num 4 andar, vale a pena também verificar a tensão que chega "lá abaixo" com o VE em carga. São muitos metros de cabo, pode ter demasiadas perdas. Na green up, como em princípio carrega uns amperes mais, o problema acontece mais depressa.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: Dificuldade em carregar em casa
O problema será mais esse que o Bruno indicou
Quando existem problemas de terra, o ZoE nem arranca a carga, aborta logo no início quando faz esse teste
Como tens um disjuntor de 16A para a garagem, em princípio terá um cabo de 2,5mm2 (se tiver) desde o QE da fração até à garagem o que pode estar a provocar grande queda de tensão.
Aconselho a verificar esse circuito, avaliando bem os apertos das ligações, e caso passe por alguma caixa de derivação trocar os ligadores por outros melhores.
Caso tenha um cabo de secção igual ou inferior a 2,5mm2 avalia a possibilidade de trocar os condutores por outros de maior secção.
Quando existem problemas de terra, o ZoE nem arranca a carga, aborta logo no início quando faz esse teste
Como tens um disjuntor de 16A para a garagem, em princípio terá um cabo de 2,5mm2 (se tiver) desde o QE da fração até à garagem o que pode estar a provocar grande queda de tensão.
Aconselho a verificar esse circuito, avaliando bem os apertos das ligações, e caso passe por alguma caixa de derivação trocar os ligadores por outros melhores.
Caso tenha um cabo de secção igual ou inferior a 2,5mm2 avalia a possibilidade de trocar os condutores por outros de maior secção.
-
- Mensagens: 3
- Registado: 17 mai 2021, 18:55
- Data de fabrico: 01 dez 2019
- Capacidade bateria: 53klw
- Localização: Loures
Re: Dificuldade em carregar em casa
Boas em relação à terra está ligada directamente à tomada green up com pouco mais de 50 cm de cabo 2,5 mm, em relação aos cabos que vem do quadro são também de 2,5 mm e se for o caso estou tentado a passar mais dois de 2,5 mm o que já faz 5 mm talvez melhore
Sempre a aprender 

Re: Dificuldade em carregar em casa
Para além do problema da terra, que também tive, e só ficou resolvido quando reforçei o cabo de terra, a minha experiência com a green up foi péssima e recomendo algum cuidado: a minha incendiou-se durante um carregamento noturno
. Por sorte não alastrou.

Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X
Re: Dificuldade em carregar em casa
Pode também experimentar com um evse regulável a 6A e verificar se assim consegue carregar sem interrupção.
Há evse reguláveis com mostrador digital que indicam a tensão em vazio e em carga. Deste modo, pode medir as tensões em vazio e em carga a 6A e 10A, não aconselho os 16A por ser o limite do disjuntor. A situação de teste mais favorável será no período vazio ou num domingo, é quando há menos consumo.
Se verificar que é a queda de tensão a responsável pela interrupção, terá de substituir a secção dos condutores no mínimo para 4mm2.
Há evse reguláveis com mostrador digital que indicam a tensão em vazio e em carga. Deste modo, pode medir as tensões em vazio e em carga a 6A e 10A, não aconselho os 16A por ser o limite do disjuntor. A situação de teste mais favorável será no período vazio ou num domingo, é quando há menos consumo.
Se verificar que é a queda de tensão a responsável pela interrupção, terá de substituir a secção dos condutores no mínimo para 4mm2.