rnlcarlov Escreveu: ↑06 mai 2021, 18:42A Easycharger não foi um exemplo bem escolhido, mas olhemos antes para a Iberdrola. É complicado ver ao certo quando postos aparecem na app deles, pois os cada tipo de tomada conta como 1, mesmo que seja um ponto triplo. Mas assim por alto parece-me que tem 180 postos ativos.
Vou voltar a colocar aqui aquilo que escrevi sobre a Easycharger:mjr Escreveu: ↑06 mai 2021, 17:01rimsilva, ou contei mal ou então a Easy Charger em Espanha tem 23 PCRs (Postos ou seja locais de carga) operacionais, num país que é só mais de 4 vezes maior que Portugal. Terei visto mal? É que em Portugal tens OPCs "pequenos" com mais postos, esquecendo o facto de que Portugal tem uma população que é menos de 1/4 da de Espanha!
Claro que é importante ponderar e infelizmente não sabemos o número de postos por OPC em Espanha. Em Portugal isso é fácil, fruto do odiado modelo. Está tudo no site da UVE:
https://www.uve.pt/page/postos-carregam ... -portugal/
Os postos da rede piloto são de facto neste momento (felizmente!) uma pequena minoria dos PCRs em Portugal. Mas apesar de tudo estamos a falar de algumas poucas dezenas de postos. Multiplica isso para a escala de Espanha, e já não parece tão pouco. Quase todos eles ficam a menos de 0,30€/kW.h.
Ficamos também a saber que a EDP cobra um preço em Espanha superior ao de Portugal pelo carregamento nos seus postos. Tal como a Repsol. Certamente existirá uma razão para isso.
Não referi que tinham muitos ou poucos postos (sempre preferi a qualidade à quantidadeNo entanto, em Espanha é facil perceber que OPC's como a Easycharger, além de terem preços que não se vê em Portugal, estão em grande expansão e praticamente todas as semanas inauguram um HUB (pequeno) de carregamento, não é um posto aqui e outro acolá.

Disse também "OPCs como a Easycharger", ou seja, há mais OPC equivalentes em preços (pelo menos), mas gosto de referir a Easycharger pelas ultimas estações de carregarmento com PCN, PCR e PCUR e mais recentemente com coberturas com paineis solares.
Quanto ao modelo odiado, mesmo sendo esta informação algo acessório, é sempre possivel ser obtida em Espanha (ou criada), através de algumas fontes (por exemplo Electromaps).
Da minha parte, era perfeitamente possivel ter a informação dos postos existentes na rede publica e ter um modelo "amado", bastava acabar com o CEME, com a distinção entre locais publicos e privados (para evitar que, na mesma actividade, um OPC na via publica tivesse que cumprir uma "lei" diferente de outro que tem um posto de carregamento num vão de escadas
