sergiomms Escreveu:
Se o EVSE serve para ligar o carro a uma tomada de 16Amp, quando o vais ligar a mais para que precisas do EVSE?

O teu saxo, quando o ligas numa tomada, ele puxa a corrente que consegue (13A ou o que seja) e não consegues que o carregador puxe a mais ou a menos.
Num carro que usa EVSE é diferente:
Se o carro não receber informação nenhuma sobre quanta corrente pode drenar, não arrisca e não carrega.
Isto porque imagina que há uma falha e o circuito do EVSE deixa de mandar informação...
Um exemplo concreto:
Um carro capaz de carregar a 32A está ligado numa tomada de 16A, nisto, o EVSE avaria e deixa de mandar informação, o carro pára de carregar.
Se em vez de parar passasse ao máximo que podia (32A), ou derretia a tomada de 16A ou caía o disjuntor.
O EVSE manda continuamente ao carro informação sobre a corrente que ele pode drenar.
Numa casa pode até haver no quadro um circuito que monitorize o consumo da casa e o carro durante o carregamento pode ir aumentado ou diminuindo a corrente de modo a não mandar o quadro abaixo.
Isto pode ou ser feito com um EVSE avançado que saiba qual a tua potência contratada e que meça todo o consumo da casa para saber o que sobra para o carro, ou com um EVSE ajustável manualmente como aquele que mostrei nas fotos.
Imagina que vais a casa dum amigo que te deixa carregar o carro e tem 30A contratados.
Chegas lá e vais colocar a carregar com 16A, depois ficas lá para jantar e eles querem ligar o forno, que vulgarmente tem 2200W (10A) para cozinhar.
Agora o carro e forno estão a consumir 26A e os 4 que sobram podem não chegar para o resto da casa porque até têm um termoacomulador ou o ar condicionado...
Agora, com um carro que não use EVSE tens que parar a carga para o quadro não ir abaixo, com um carro com EVSE, pode simplesmente chegar ao EVSE, sem parar a carga e descer a corrente para 10A ou 6A.
É pena é que os fabricantes dos carros insistem em não mandar EVSE's ajustáveis (ou ás vezes nem querem mandar nenhum) para tentar forçar a compra de um carregador fixo à parede para cada lugar onde se pretende carregar, com a respetiva fatura superior a 1000€.
No entanto, outros fabricantes começam a disponibilizar os tais EVSE's ajustáveis, como este:
[IMG]
http://www.mennekes.in/uploads/media/IC ... ang_01.jpg[/IMG]
Um EVSE não é um carregador: só informa o carro quanta corrente pode usar e depois de ter confirmado usando uma tensão de 12V que têm um carro ligado, simplesmente liga directamente os 230V AC da tomada para a ficha de saída.