Venda EVSE Inteligente
-
- Registado: 02 out 2020, 23:21
- Capacidade bateria: 40 KWH
Re: Venda EVSE Inteligente
Tenho uma tomada Schuko Green up da Legrand de 16A em casa. Tem algum cabo que possa carregar o meu LEAF 40 KWh adaptado a essa tomada? E se sim, qual o preço? Pode enviar PM
- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Boa noite, a ficha da legrand permite que alguns EVSE de origem debitem mais alguma potencia, no entanto para o leaf 40 acho que não é compatível com essa "tecnologia".
A que potência podes carregar o carro? 16A ou a instalação permite ir mais além? O carregador interno do leaf 40 pode ir até aos 6.6kW que é sensivelmente 28A. Neste caso terás que substituir a ficha legrand por uma tomada CEE e adquirir um EVSE novo.
A que potência podes carregar o carro? 16A ou a instalação permite ir mais além? O carregador interno do leaf 40 pode ir até aos 6.6kW que é sensivelmente 28A. Neste caso terás que substituir a ficha legrand por uma tomada CEE e adquirir um EVSE novo.
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
Estás distraído APR
!
Para ir mais além dos 16A precisa de ter um circuito próprio para isso, com disjuntor de 32A, cabo de, no mínimo, 4mm e tomada CEE 32A.
A tomada legrand green up é tecnologicamente interessante mas, quem não a tem, pode optar por uma tomada CEE 16A que custa dez vezes menos (green up: 70€, CEE 16A: 6€).
O EVSE de origem da Nissan tem potência fixa a rondar os 2,3kW independentemente da tomada onde se liga.

Para ir mais além dos 16A precisa de ter um circuito próprio para isso, com disjuntor de 32A, cabo de, no mínimo, 4mm e tomada CEE 32A.
A tomada legrand green up é tecnologicamente interessante mas, quem não a tem, pode optar por uma tomada CEE 16A que custa dez vezes menos (green up: 70€, CEE 16A: 6€).
O EVSE de origem da Nissan tem potência fixa a rondar os 2,3kW independentemente da tomada onde se liga.
-
- Registado: 07 jul 2017, 16:22
- Data de fabrico: 13 jan 2019
- Capacidade bateria: 64kWh
Exato, ele deve ter cabo de 2.5mm naquela tomada onde tem a green up. para mais do que 16A tem de passar cabo próprio para o evse, de no mínimo 4mm (recomendado 6mm)
- Apr
- Proprietário Leaf
Sim, mas só se sabe que a tomada existe, antes disso nada se sabe daí as perguntas.
- fbatista
- Registado: 11 fev 2019, 09:50
- Data de fabrico: 28 jun 2019
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Desde que apareceram os carros elétricos que tinha um objetivo, ter carro 100% elétrico e carregar com energia Solar.
Graças ao EVSE Inteligente do APR, conclui esse objetivo no ultimo mês.
Não é uma tarefa facil:
-É preciso adquirir um carro elétrico;
-É preciso uma instalação fotovoltaica suficiente para carregar o carro com vantagem economica (o carro só carrega a partir de 6A);
-É preciso um EVSE inteligente que permita controlar o carregamento de forma a usar a energia solar fotovoltaica nem mais nem menos ou seja aproveitar o máximo de energia solar sem desperdiçar mas ao mesmo tempo não consumir em demasiado da rede.
O EVSE do APR, não é apenas mais um EVSE é a melhor solução que se consegue obter.
É um pack de medidor(s) de energia (util para controlar os consumos em casa & produção solar se existir) + EVSE inteligente.
O EVSE além da diversas funcionalidades que têm o APR ainda nos vai mimando com updates.
Algumas funcionalidades:
-Temporizadores diversos para carregar baseados em SOC ou tempo;
-Carregar ao maximo de potencia tendo em conta o consumo da casa (muito importante para não mandar quadro abaixo !!!)
-Controlo remoto muito simples e seguro via Telegram. Facil iniciar/parar carregamento e saber estado em qualquer sitio que se esteja;
-Carregamento em função da produção Solar (excedentes); Recentemente com um update fantastico que permite carregar sem gastar nada da rede ou consumir toda a produção eletrica solar sem "dar" à rede. No meu caso optei por mudar de tarica bi-horaria para simples, a melhor que encontrei e carrego de forma a consumir toda a energia solar sem carregar mais do que necessito para as minhas viagens (nota: estaciono o carro em casa e vou a pé para o trabalho ou de bicicleta; uso o carro de manhã para levar filhos e à noite para ir buscar)
-Estatisticas de carregamentos e energia (EMONCMS)
-enfim há para todos os gostos ou necessidades com ou sem produção solar.
Devo dizer que cometi 2 erros antes de adquirir este EVSE e que devem ter em atenção para não cometerem os mesmos erros.
-Comprei um EVSE para carregar a mais de 10A quando ainda não precisava, permite carregar entre 10A e 32A com comutação manual antes de iniciar a carga e foi bastante mais caro que o do APR;
-Comprei um kit medidor de energia;
Se tivesse comprado logo o EVSE do APR teria poupado muito dinheiro e teria logo o melhor pack medidores + EVSE inteligente.
Para novos utilizadores de EV's: Não vão a correr comprar um EVSE que permite carregar mais rápido em casa, experimentem primeiro o que vem no carro e analisem bem a vossa situação e quando decidirem que precisam mais, comprem um EVSE inteligente (o do APR
)
Graças ao EVSE Inteligente do APR, conclui esse objetivo no ultimo mês.
Não é uma tarefa facil:
-É preciso adquirir um carro elétrico;
-É preciso uma instalação fotovoltaica suficiente para carregar o carro com vantagem economica (o carro só carrega a partir de 6A);
-É preciso um EVSE inteligente que permita controlar o carregamento de forma a usar a energia solar fotovoltaica nem mais nem menos ou seja aproveitar o máximo de energia solar sem desperdiçar mas ao mesmo tempo não consumir em demasiado da rede.
O EVSE do APR, não é apenas mais um EVSE é a melhor solução que se consegue obter.
É um pack de medidor(s) de energia (util para controlar os consumos em casa & produção solar se existir) + EVSE inteligente.
O EVSE além da diversas funcionalidades que têm o APR ainda nos vai mimando com updates.
Algumas funcionalidades:
-Temporizadores diversos para carregar baseados em SOC ou tempo;
-Carregar ao maximo de potencia tendo em conta o consumo da casa (muito importante para não mandar quadro abaixo !!!)
-Controlo remoto muito simples e seguro via Telegram. Facil iniciar/parar carregamento e saber estado em qualquer sitio que se esteja;
-Carregamento em função da produção Solar (excedentes); Recentemente com um update fantastico que permite carregar sem gastar nada da rede ou consumir toda a produção eletrica solar sem "dar" à rede. No meu caso optei por mudar de tarica bi-horaria para simples, a melhor que encontrei e carrego de forma a consumir toda a energia solar sem carregar mais do que necessito para as minhas viagens (nota: estaciono o carro em casa e vou a pé para o trabalho ou de bicicleta; uso o carro de manhã para levar filhos e à noite para ir buscar)
-Estatisticas de carregamentos e energia (EMONCMS)
-enfim há para todos os gostos ou necessidades com ou sem produção solar.
Devo dizer que cometi 2 erros antes de adquirir este EVSE e que devem ter em atenção para não cometerem os mesmos erros.
-Comprei um EVSE para carregar a mais de 10A quando ainda não precisava, permite carregar entre 10A e 32A com comutação manual antes de iniciar a carga e foi bastante mais caro que o do APR;
-Comprei um kit medidor de energia;
Se tivesse comprado logo o EVSE do APR teria poupado muito dinheiro e teria logo o melhor pack medidores + EVSE inteligente.
Para novos utilizadores de EV's: Não vão a correr comprar um EVSE que permite carregar mais rápido em casa, experimentem primeiro o que vem no carro e analisem bem a vossa situação e quando decidirem que precisam mais, comprem um EVSE inteligente (o do APR

Nissan Leaf 40 N-Connecta Solid Red, entregue em 5 de julho de 2019. 5300km em 01-11-2019
- Apr
- Proprietário Leaf
Ena muito obrigado pelos elogios
Há ainda um conjunto de funcionalidades que não consegui implementar de forma satisfatória relacionado com partilha de carga entre varios EV e cenários autonomos de carga, estou a reescrever o EVSE todo no SDK nativo para poder trazer ultrapassar algumas limitações que tenho observado. Uma coisa boa é que todos os EVSE são compativeis com este alteração, só para os mais antigos é que será necessário trocar o Esp8266 e colocar um ESP32 no respetivo slot.

Há ainda um conjunto de funcionalidades que não consegui implementar de forma satisfatória relacionado com partilha de carga entre varios EV e cenários autonomos de carga, estou a reescrever o EVSE todo no SDK nativo para poder trazer ultrapassar algumas limitações que tenho observado. Uma coisa boa é que todos os EVSE são compativeis com este alteração, só para os mais antigos é que será necessário trocar o Esp8266 e colocar um ESP32 no respetivo slot.
-
- Registado: 22 out 2018, 16:36
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Bom dia,
consegue-me enviar o preço para o monofásico de 32A ?
Já agora que tipo de proteção deve ter o quadro onde a ficha CEE liga ?
Que tipo de protecção existe dentro da caixa.
Obrigado,
Pedro
Obrigado,
Pedro
-
- Registado: 20 jan 2021, 23:59
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Palmela
Boa tarde.
Caro Apr.
Registei-me o fórum precisamente para lhe enviar esta mensagem, uma vez que não divulga o preço do equipamento.
Tenho uma micro produção de energia solar 2,2KW pico, of gride com bateiras.
Comprei um VE há uns meses.
Pretendo adquirir um carregador que faça a gestão da produção vs consumo da casa.
Deixo duas questões que poderá responder por mensagem privada, coisa que eu ainda não posso usar neste forum.
1. o meu sistema fotovoltaico off gride é compatível com o equipamento?
2. a pergunta da praxe, qual o valor do equipamento.
Aguardo
Paulo Jorge
Obrigado
Caro Apr.
Registei-me o fórum precisamente para lhe enviar esta mensagem, uma vez que não divulga o preço do equipamento.
Pretendo adquirir um carregador que faça a gestão da produção vs consumo da casa.
Deixo duas questões que poderá responder por mensagem privada, coisa que eu ainda não posso usar neste forum.
Aguardo
Paulo Jorge
Obrigado
- Apr
- Proprietário Leaf
Bom dia,petersnows Escreveu: ↑26 jan 2021, 21:21Bom dia,
Obrigado,
Pedro
Este EVSE tem proteção diferencial de 30mA, semelhante ao que vem no OpenEVSE.
No caso de um sistema offgrid com baterias o problema da gestão da geração de energia está resolvido, a energia que é captada é guardada nas baterias para ser usada mais tarde. No entanto este EVSE pode colaborar na gestão do dia a dia - pode ser usado sem por em risco os limites da instalação / potencia contratada. Se o seu sistema offgrid for também grid-tie poderá eventualmente ser possivel deixar a produção solar passar para a rede e o EVSE consegue usar esssa energia limpa para carregar o carro.PauloEsteves Escreveu: ↑28 jan 2021, 16:59Boa tarde.
Caro Apr.
Aguardo
Paulo Jorge
Obrigado
Vou mandar as pm's de seguida.
Obrigado pelo interesse