Boa. Sempre a aprender...

Simulador de Viagem
- pemifer
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Re: Simulador de Viagem
Re: Simulador de Viagem
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Re: Simulador de Viagem
Não de onde vêm esses consumos tão elevados do Leaf. Quando fiz a viagem ao Algarve no Leaf por acaso tirei uma foto ao consumo do primeiro troço (de minha casa no Porto até à AS de Santarém), onde andei a 100km/h com Cruise Control na A1:frankesousa Escreveu: ↑19 out 2020, 15:32Alguém anda a esticar as contas mais do que o aconselhadopemifer Escreveu: ↑19 out 2020, 15:08Eu não me expliquei bem.
Quando refiro que 180km é a autonomia a 120km/h não estou a aconselhar que façam a viagem a 120km/h até porque isso causaria "rapidgate" logo no primeiro carregamento.
Eu utilizo a autonomia a 120km/h no planeador por segurança, porque sei que vou mais devagar, é uma garantia que não faço tangentes à autonomia, não tenho stress, nem "range anxiety".
Normalmente vou a 100km/h!![]()
A 120km/h não gasta menos de 22kWh/100km (talvez até mais dependendo do tempo, 22kWh/100 foi o que deu a 120km/h no tets do Bjorn e com 24ºC, com mais frio aumenta certamente) portanto para fazer 180km teria de retirar da bateria uns belos 0.22 × 180 = 39.6 kWh, coisa impossível no leaf 40.
Eu sei que ir na AE e de vez em quando tocar nos 120 será o normal e aí já se conseguirá fazer os 180km, mas pode alguém sem experiência ver isto e lá pensar que consegue mesmo meter o CC a 120km/h e fazer 180km seguidos, o que deve ser coisa para o impossível no leaf 40.
Fica a nota para os "mais distraídos" que só lêem os números por alto e ficam com a ideia errada.

Claro que a média de velocidade final é inferior, conta o tempo em que estive a fazer manobras na garagem, o trajeto até à VCI a baixa velocidade e com semáforos, paragem em Pombal para um xixi onde eu fiquei no carro à espera e passagem no interior da AS de Leiria para avaliar se podia carregar aí.
A 120km/h no CC (117km/h reais), o consumo anda pelos 18-19kW.h, nunca vi nada que se parecesse com 22kW.h/100km.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Simulador de Viagem
É muitíssimo pouco provavel que o leaf 2 gaste menos do que o meu leaf 30, e o meu (que é igual aos outros obviamente) a 100km/h reais (110 no velocímetro) gasta 17.7kWh/100km em AE +- plana.mjr Escreveu: ↑20 out 2020, 20:36
Não de onde vêm esses consumos tão elevados do Leaf. Quando fiz a viagem ao Algarve no Leaf por acaso tirei uma foto ao consumo do primeiro troço (de minha casa no Porto até à AS de Santarém), onde andei a 100km/h com Cruise Control na A1:
Claro que a média de velocidade final é inferior, conta o tempo em que estive a fazer manobras na garagem, o trajeto até à VCI a baixa velocidade e com semáforos, paragem em Pombal para um xixi onde eu fiquei no carro à espera e passagem no interior da AS de Leiria para avaliar se podia carregar aí.
A 120km/h no CC (117km/h reais), o consumo anda pelos 18-19kW.h, nunca vi nada que se parecesse com 22kW.h/100km.
A 120 reais (uns 132 no meu velocímetro) 22kWh/100km deve ser já optimista.
Essa tua imagem pode ter levado uma boa percentagem de km em marcha lenta.
Faz o teste mesmo a 100km/h ou 120km/h e (que mostre mesmo aprox. isso na vel. média) e depois vês o que dá.
E isto é importante porque quem faz uma viagem grande em AE vai sentir na pele sair de uma AS até a outra sempre em AE e pode muito bem fazer uma média real de 100 ou 120, e aí os consumos serão +- os que escrevi e não 14!
Nota: Sim, é o leaf 60, mas não deve mudar grande coisa para o 40 e ainda por cima estava bom tempo, com mais frio vai dar ao mesmo.
para quem quiser ver as tabelas que referi atrás aqui vai:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/ ... =735351678
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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Re: Simulador de Viagem
Foram quase 220km, e mais de 200km na A1 a 100km/h no velocímetro. O erro não pode ser assim tanto... até teve de subir e descer a serra de Fátima na A1, o que faz piorar a média de consumo. E ia com 2 adultos e 2 crianças mais a bagageira a abarrotar para as ferias...
Claro que poderia haver algum vento norte a fazer diminuir o consumo, isso já não me recordo.
O erro do velocímetro do Leaf 40 é de 3km/h, 100km/h em CC são na verdade 97km/h. Sim, no mk1 o erro era enorme. 100km/h reais só a 107km/h no velocímetro, medido com GPS. Suponho que nos mk2 seja igual esse erro, duvido que 100km/h reais sejam com 110km/h em CC, parece-me demasiado.
Atenção que é muito fácil baixar muito a média de velocidade com pequenas paragens, mas que por serem a muito baixa velocidade pouco influenciam a média global de consumo mas fazem baixar muito a média de velocidade. Passo a redundância...
Claro que poderia haver algum vento norte a fazer diminuir o consumo, isso já não me recordo.
O erro do velocímetro do Leaf 40 é de 3km/h, 100km/h em CC são na verdade 97km/h. Sim, no mk1 o erro era enorme. 100km/h reais só a 107km/h no velocímetro, medido com GPS. Suponho que nos mk2 seja igual esse erro, duvido que 100km/h reais sejam com 110km/h em CC, parece-me demasiado.
Atenção que é muito fácil baixar muito a média de velocidade com pequenas paragens, mas que por serem a muito baixa velocidade pouco influenciam a média global de consumo mas fazem baixar muito a média de velocidade. Passo a redundância...
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Re: Simulador de Viagem
Segundo um vídeo do Lemon-Tea Leaf são 5km/h de diferença entre o que é mostrado no carro e o GPS, no Leaf 40kWh. Isto é, para andar a 100km/h reais no velocímetro teria que ir a 105km/h.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
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Re: Simulador de Viagem
Eu medi logo no início de ter o carro e no meu era de 3km/h a 120km/h, com GPS. Deve estar algures no meu DB. Embora pouco provável, esse erro pode variar dependendo do mercado.
Eu agora ando pouco com o Leaf, só me trajetos pequenos empresários cidade, por razões óbvias. Mas quando tiver oportunidade vou fazer essas medições, tal como fiz com o Kauai (100,110,120,130,140km/h).
Eu agora ando pouco com o Leaf, só me trajetos pequenos empresários cidade, por razões óbvias. Mas quando tiver oportunidade vou fazer essas medições, tal como fiz com o Kauai (100,110,120,130,140km/h).
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Re: Simulador de Viagem
Gosto de ver pessoas que não têm determinado modelo de carro ensinarem coisas a quem o tem.
Também à muitos donos de ICE que se fartam de "ensinar" quem tem BEV acerca do "erro" da escolha.
Também à muitos donos de ICE que se fartam de "ensinar" quem tem BEV acerca do "erro" da escolha.
Re: Simulador de Viagem
Estava agora a experimentar criar um trajeto com o ABRP e estou a estranhar ele estar-me a dizer que num PCR 50kW para carregar dos 23% a 90%, vou demorar 1h7m. No mesmo posto mas noutra etapa do percurso a carregar dos 24% aos 80% são 57min... Isto é estranho pois eu quando carreguei neste último fim-de-semana num PCR, carreguei dos 31% aos 84% em uns 28min. Como é que dos 24% aos 80% pode ser 57min??
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