
Início do pagamento total da rede de carregamento
-
- Mensagens: 584
- Registado: 07 jul 2017, 16:22
- Data de fabrico: 13 jan 2019
- Capacidade bateria: 64kWh
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Eu até não desgosto deste modelo, está bem pensado, foi é mal implementado.
Para vocês é fácil terem de instalar 20 aplicações, mas muitas pessoas mais velhas nem devem.ter smartphone. Falo pelos meus pais por exemplo, se tiverem só um cartão safam-se no país todo, nenhum deles tem smartphone e era impossível chegar a um posto e ter que instalar uma app.
Pode ser que nos próximos tempos venham novidades boas como o Rafael diz.
Para vocês é fácil terem de instalar 20 aplicações, mas muitas pessoas mais velhas nem devem.ter smartphone. Falo pelos meus pais por exemplo, se tiverem só um cartão safam-se no país todo, nenhum deles tem smartphone e era impossível chegar a um posto e ter que instalar uma app.
Pode ser que nos próximos tempos venham novidades boas como o Rafael diz.
- t3lmo
- Mensagens: 865
- Registado: 04 ago 2012, 13:29
- Data de fabrico: 31 out 2014
- Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
- Localização: Sintra
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Esta próxima semana será o berço do início das novidades à muito esperadas.
viewtopic.php?f=2&t=4717&p=137262#p137262
viewtopic.php?f=2&t=4717&p=137262#p137262
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
E dinheiro/multibanco, têm? Porque não, onde obviamente possível (ex bombas de combustível é o óbvio) pagar directamente ao balcão? Já para não dizer no próprio terminal, afinal até máquinas de vender preservativos na rua permitem usar cartões para pagar. O meu pai também tem um tijolo de 10€ mas tem multibanco.
O modelo só é mau porque, como a legislação, é castrador. Não permite que quem quiser vender o serviço o faça de acordo com as melhores condições que conseguir. Não, tens de ter esta pilha de entidades, pagar a energia ao preço residencial, etc. E tens de ter uma MobiE.
E respondendo ao Rafael, continuava a ser possível aparecer um ou mais operadores em roaming a agregar todos os serviços. Mais uma vez, como há em toda a Europa, menos Portugal, já viram o engraçado? Quem não quisesse as 20 apps pagava ao operador de roaming. Mas não, nós vamos ter de pagar à MobiE, directa ou indirectamente. E eu não quero.
E mais uma vez, só são "20" porque o modelo o potenciou.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Parece que os postos de carregamento no grupo Pestana actualizaram o preço do OPC...

- Nonnus
- Mensagens: 3456
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Pelos visto só é mau para nós. Queres melhor exemplo que os CEME e os OPC estão de acordo com o que temos implementado do que as últimas páginas deste tópico! Afinal parece que esta tudo bem com este modelo, menos para nós, os utilizadores. Alguns posts atrás alguém dizia que os OPC estavam de acordo com o modelo e muitos de nós duvidamos, agora temos a certeza que esta tudo bem e o Continente e a Tesla estão a contornar a lei.BrunoAlves Escreveu: ↑18 out 2020, 15:24O modelo só é mau porque, como a legislação, é castrador. Não permite que quem quiser vender o serviço o faça de acordo com as melhores condições que conseguir. Não, tens de ter esta pilha de entidades, pagar a energia ao preço residencial, etc. E tens de ter uma MobiE.
E respondendo ao Rafael, continuava a ser possível aparecer um ou mais operadores em roaming a agregar todos os serviços. Mais uma vez, como há em toda a Europa, menos Portugal, já viram o engraçado? Quem não quisesse as 20 apps pagava ao operador de roaming. Mas não, nós vamos ter de pagar à MobiE, directa ou indirectamente. E eu não quero.
E mais uma vez, só são "20" porque o modelo o potenciou.
Há aqui muita coisa por trás que nós os utilizadores não sabemos. Se os operadores estão contentes com o modelo que temos, é porque estão a ganhar dinheiro as carradas.

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Atrever-me-ia a dizer que muitos dos novatos que estão a entrar agora para a ME, nem têm bem ideia do que andam a fazer. Se calhar têm um único cartão de carregamento e vão usando quando precisam, sem fazer muitas contas. Muitos se calhar foram através de empresa, têm as vantagens fiscais e a história carregamentos é muito trabalho para se preocuparem. Fizeram um modelo tão bom, que é preciso terem desenvolvido umo app para saber quanto se paga, e acaba por ser demasiado chato para muita gente andar a fazer continhas. Só para os cromos que aqui andamNonnus Escreveu: ↑18 out 2020, 17:46Pelos visto só é mau para nós. Queres melhor exemplo que os CEME e os OPC estão de acordo com o que temos implementado do que as últimas páginas deste tópico! Afinal parece que esta tudo bem com este modelo, menos para nós, os utilizadores. Alguns posts atrás alguém dizia que os OPC estavam de acordo com o modelo e muitos de nós duvidamos, agora temos a certeza que esta tudo bem e o Continente e a Tesla estão a contornar a lei.
Há aqui muita coisa por trás que nós os utilizadores não sabemos. Se os operadores estão contentes com o modelo que temos, é porque estão a ganhar dinheiro as carradas.![]()

- Nonnus
- Mensagens: 3456
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Recentemente eu e o BrunoAlves falamos sobre isso. Pelos visto até há quem nem tenha qualquer cartão! Até há pessoas que tem VE´s e não sabem que existe um cabo (que temos de ser nós a comprar) para se ligar aos posto públicos, isto há um bocadinho de tudo.rnlcarlov Escreveu: ↑18 out 2020, 18:01Atrever-me-ia a dizer que muitos dos novatos que estão a entrar agora para a ME, nem têm bem ideia do que andam a fazer. Se calhar têm um único cartão de carregamento e vão usando quando precisam, sem fazer muitas contas. Muitos se calhar foram através de empresa, têm as vantagens fiscais e a história carregamentos é muito trabalho para se preocuparem. Fizeram um modelo tão bom, que é preciso terem desenvolvido umo app para saber quanto se paga, e acaba por ser demasiado chato para muita gente andar a fazer continhas. Só para os cromos que aqui andam![]()
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Sim, lembrei-me do teu relato num PCR do LIDL quando foste e vieste ao Algarve. Realmente há pessoas que não se interessam minimamente em optimizar o que gastam. É sinal que têm dinheiro com fartura 

- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Uma coisa é o modelo e outra é a aplicação desse modelo.alexmol Escreveu: ↑18 out 2020, 09:42Lamento discordar.rafaelferreirapt Escreveu: ↑17 out 2020, 18:16
O problema não é o modelo, e ainda bem que a Mobi.e passou assumir o papel de Hub de Roaming entre redes (OPCs) e finalmente os CEMEs assumem o papel de facilitadores de Roaming. A infraestrutura e sistemas estão a mudar, e vai haver muito boas novidades, que a concretizarem-se deixa de fazer sentido iniciativas standalone, isoladas e sem roaming.
Já agora, quanto há Rede Tesla, eles tiveram uma proposta para actuarem legalmente no mercado nacional, e continuando a ser Rede Tesla...
Se o problema não fosse o modelo então porque o Continente e a Tesla e o Mercadona ficaram de fora? só por teimosia?
Alguém acredita que a Tesla conseguiria ter preço de 30 cêntimos por kWh se estivesse integrada na Mobi.E ?
O roaming existe em quase todos os países, e nenhum (que eu saiba) excepto Portugal tem EGME.
Estamos a ficar off-topic, mas também a Edp nunca mais se decide sobre preços nos PCN concessionados.
Creio que o Rafael se refere ao primeiro caso.
Como tenho vindo a defender desde o inicio (muito antes de se conhecer a existência do CEME e OPC), tinhamos tudo para ser um exemplo, mas no final arruinamos a implementação de um modelo.
As coisas estão a mudar um pouco, mas duvido que se consiga tão cedo, mudanças significativas que se façam sentir no dia-a-dia, porque há muita incompetência na mobi.e e mais grave do que isso, com a lei que temos em vigor actualmente.
O problema não está na Tesla, Ionity, etc.. Estarem integradas na mobi.e, o problema está nas imposições legislativas da mobilidade eléctrica em Portugal.
Um modelo "centralizado" pode ser implementado de "mil e uma maneiras" e não é mau ou deixa de fazer sentido se a sua abordagem de implementação foi má.
A EDP já têm há muito tempo preços nos seus postos de carregamento concessionados (embora só vi e comuniquei aqui postos de 7,4 kW), não estão (ou não estavam) é em vigor.