
Autonomia passados uns anos
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Autonomia passados uns anos
Boa tarde,
Pondero adquirir um elétrico ou um híbrido usado, mas tenho sempre reservas relativamente à questão da autonomia das baterias passados uns anos de utilização.
Pedia que os utilizadores usassem este tópico para deixarem o seu testemunho relativamente a este assunto.
Algo como:
MODELO:
DATA DE AQUISIÇÃO:
AUTONOMIA NA DATA DE AQUISIÇÃO:
KMS FEITOS DESDE ENTÃO:
AUTONOMIA ATUAL:
Penso que seria útil para todos termos uma percepção do comportamento e desgaste das baterias.
Obrigado.
Pondero adquirir um elétrico ou um híbrido usado, mas tenho sempre reservas relativamente à questão da autonomia das baterias passados uns anos de utilização.
Pedia que os utilizadores usassem este tópico para deixarem o seu testemunho relativamente a este assunto.
Algo como:
MODELO:
DATA DE AQUISIÇÃO:
AUTONOMIA NA DATA DE AQUISIÇÃO:
KMS FEITOS DESDE ENTÃO:
AUTONOMIA ATUAL:
Penso que seria útil para todos termos uma percepção do comportamento e desgaste das baterias.
Obrigado.
- BrunoFonseca
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Re: Autonomia passados uns anos
Zoe R90 bateria de 40kWh
Degrada cerca de 1% a cada 7.000 km
Ano: jun/2018
Apesar de ja ter perdido 5% mal se nota na autonomia.
Degrada cerca de 1% a cada 7.000 km
Ano: jun/2018
Apesar de ja ter perdido 5% mal se nota na autonomia.
- Apr
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Re: Autonomia passados uns anos
Olá bem-vindo ao fórum
Não consegues caracterizar a degradação de uma bateria pelo número de Km estimado no quadrante, esse valor pode não refletir a capacidade real armazenada na bateria, depende de carro para carro e em alguns modelos varia tanto que houve pessoas que o taparam para não serem influenciados por ele.
Sugiro uma abordagem alternativa: Quantos KM necessitas de fazer seguidos no dia a dia e que tipo de viagens "maiores" necessitas de fazer periodicamente?
Não consegues caracterizar a degradação de uma bateria pelo número de Km estimado no quadrante, esse valor pode não refletir a capacidade real armazenada na bateria, depende de carro para carro e em alguns modelos varia tanto que houve pessoas que o taparam para não serem influenciados por ele.
Sugiro uma abordagem alternativa: Quantos KM necessitas de fazer seguidos no dia a dia e que tipo de viagens "maiores" necessitas de fazer periodicamente?
Re: Autonomia passados uns anos
Sem dúvida!Apr Escreveu: ↑17 set 2020, 22:59Olá bem-vindo ao fórum
Não consegues caracterizar a degradação de uma bateria pelo número de Km estimado no quadrante, esse valor pode não refletir a capacidade real armazenada na bateria, depende de carro para carro e em alguns modelos varia tanto que houve pessoas que o taparam para não serem influenciados por ele.
Há Nissan Leaf's com menos de 100.000km que já perderam 2 barras da capacidade da bateria e outros com bem mais que 100.000km que só perderam 1 barra da capacidade da bateria!
No caso dos Tesla há pela net gráficos com as curvas de degradação de quem submete esses dados, o que permite ver uma média.
No caso dos outros eléctricos não conheço esses gráficos, mas é possível que existam...
Última edição por zeuz em 23 set 2020, 17:56, editado 1 vez no total.
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Re: Autonomia passados uns anos
A ideia deste tópico era ficarmos com um registo da autonomia atual dos carros dos utilizadores deste forum. Assim, qq pessoa que aqui viesse poderia saber que o automóvel do Zé foi comprado em 2014 e originalmente tinha uma autonomia de 280 kms e 6 anos depois a autonomia é de 240 kms, por exemplo.
Existem 3 respostas neste tópico e em nenhuma delas é referida a autonomia atual, que era o propósito do tópico.
Apenas pedia que colocassem estes dados (todos ou apenas alguns):
MODELO:
DATA DE AQUISIÇÃO:
AUTONOMIA NA DATA DE AQUISIÇÃO:
KMS FEITOS DESDE ENTÃO:
AUTONOMIA ATUAL:
Existem 3 respostas neste tópico e em nenhuma delas é referida a autonomia atual, que era o propósito do tópico.
Apenas pedia que colocassem estes dados (todos ou apenas alguns):
MODELO:
DATA DE AQUISIÇÃO:
AUTONOMIA NA DATA DE AQUISIÇÃO:
KMS FEITOS DESDE ENTÃO:
AUTONOMIA ATUAL:
- Nonnus
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Re: Autonomia passados uns anos
Vou tentar ser o mais sincero possível.
Como já lhe foi explicado as coisas não funcionam como você pensa em relação a degradação versus nº de km, e é por isso que ninguém lhe respondeu em concreto a sua questão. A degradação não é uma ciência exacta e o nº de KM que um carro consegue fazer tem a influencia de muitos outros factores. Se todos lhe respondêssemos com dados que você quer aferir, o que ia obter era nada em concreto. Por exemplo com o meu carro em novo conseguia fazer entre 200 a 220km com uma carga, no entanto existem aqui alguns utilizadores que dizem que nunca conseguiram fazer 200km com um carro igual. Eu já consegui medias de 11kWh no meu carro, no entanto há utilizadores que nunca conseguiram baixar dos 14kWh, e isto faz toda a diferença.
Dentro do mesmo modelo, ano, nº de KM existem valores muito dispares. Existem carros que degradam mais que outros e com menos KM e ninguém consegue explicar porquê.
Se pensa em comprar um carro elétrico não se preocupe com isso, até porque cada vez mais, as baterias duram mais tempo e, existe sempre as garantias, que dependendo da marca, andam a volta dos 8 anos ou 160000km.
Como já lhe foi explicado as coisas não funcionam como você pensa em relação a degradação versus nº de km, e é por isso que ninguém lhe respondeu em concreto a sua questão. A degradação não é uma ciência exacta e o nº de KM que um carro consegue fazer tem a influencia de muitos outros factores. Se todos lhe respondêssemos com dados que você quer aferir, o que ia obter era nada em concreto. Por exemplo com o meu carro em novo conseguia fazer entre 200 a 220km com uma carga, no entanto existem aqui alguns utilizadores que dizem que nunca conseguiram fazer 200km com um carro igual. Eu já consegui medias de 11kWh no meu carro, no entanto há utilizadores que nunca conseguiram baixar dos 14kWh, e isto faz toda a diferença.
Dentro do mesmo modelo, ano, nº de KM existem valores muito dispares. Existem carros que degradam mais que outros e com menos KM e ninguém consegue explicar porquê.
Se pensa em comprar um carro elétrico não se preocupe com isso, até porque cada vez mais, as baterias duram mais tempo e, existe sempre as garantias, que dependendo da marca, andam a volta dos 8 anos ou 160000km.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
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- rimsilva
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Re: Autonomia passados uns anos
Já foi tudo muito bem explicado, o mesmo modelo de VE, do mesmo ano/mês, mesmo nº km's, pode apresentar autonomias muito diferentes aos fim de alguns anos, só porque são de regiões/paises diferentes ou foram utilizados e carregados de forma distinta.
O que podemos depois é explicar em função do VE/marca que lhe interessar, a melhor maneira de garantir que está a escolher o VE em melhor condição.
Talvez a abordagem deva ser outra e começar por dizer o que procura (o que gosta ou não gosta num carro), região onde vive, os km que faz no dia-a-dia e outras deslocações mais longas, a forma como vai carregar o VE no dia-a-dia e da sua abertura para utilizar a rede de carregamentos.
O que podemos depois é explicar em função do VE/marca que lhe interessar, a melhor maneira de garantir que está a escolher o VE em melhor condição.
Talvez a abordagem deva ser outra e começar por dizer o que procura (o que gosta ou não gosta num carro), região onde vive, os km que faz no dia-a-dia e outras deslocações mais longas, a forma como vai carregar o VE no dia-a-dia e da sua abertura para utilizar a rede de carregamentos.
- mjr
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Re: Autonomia passados uns anos
Concordo com as respostas dadas. Que eu saiba os únicos veículos onde isto poderia fazer sentido são os Tesla, pois nestes a autonomia em km tem um fator "fixo" multiplicado pela capacidade estimada da bateria.
Todos os outros a autonomia indicada depende do estado da bateria e do estilo de condução. Por exemplo, com o meu Leaf 24 novo tive situações onde nem 100km consegui fazer com uma carga e passado 4 anos já fiz mais de 120km, apesar de passados estes 4 anos a capacidade da bateria ser uns 25% abaixo da original.
A única maneira com resultados consistentes é o teste da tomada, que já foi amplamente discutido nesta casa.
Todos os outros a autonomia indicada depende do estado da bateria e do estilo de condução. Por exemplo, com o meu Leaf 24 novo tive situações onde nem 100km consegui fazer com uma carga e passado 4 anos já fiz mais de 120km, apesar de passados estes 4 anos a capacidade da bateria ser uns 25% abaixo da original.
A única maneira com resultados consistentes é o teste da tomada, que já foi amplamente discutido nesta casa.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Autonomia passados uns anos
Ninguém quer saber da autonomia geral de um modelo específico.
Se houver 3 utilizadores de Leafs que coloquem aqui que a autonomia inicial era de 200kms e passados 6 anos é de 180kms, 120kms e 150kms, ou seja, é diferente para cada um dos utilizadores, já dá para ficar com uma ideia!
Por exemplo, nos híbridos, sei q os Ampera conseguem manter entre 50kms e 80kms de autonomia praticamente durante os anos todos (pelo menos nos casos que conheço de carros de 2012, 2013 e 2014). Já nos Citroen DS5 híbridos a autonomia passados uns 4 ou 5 anos em muitos casos não passa dos 2kms, embora tenha ouvido relatos de outros que conseguem fazer 15kms ou 20kms. Não quero ter valores exatos, apenas ideias dos vários cenários possíveis para vários modelos!
Por exemplo, para uma Volvo V60 D6 híbrida, que apontam para os 50km a 60kms em modo elétrico em novo, não tenho dados para saber quantos kms pode eventualmente fazer ao fim de 4 ou 5 anos. Era este tipo de informação que procurava para o máximo de modelos possíveis, e coloquei aqui a questão porque pode ser útil para outros utilizadores.
Cumprimentos
Se houver 3 utilizadores de Leafs que coloquem aqui que a autonomia inicial era de 200kms e passados 6 anos é de 180kms, 120kms e 150kms, ou seja, é diferente para cada um dos utilizadores, já dá para ficar com uma ideia!
Por exemplo, nos híbridos, sei q os Ampera conseguem manter entre 50kms e 80kms de autonomia praticamente durante os anos todos (pelo menos nos casos que conheço de carros de 2012, 2013 e 2014). Já nos Citroen DS5 híbridos a autonomia passados uns 4 ou 5 anos em muitos casos não passa dos 2kms, embora tenha ouvido relatos de outros que conseguem fazer 15kms ou 20kms. Não quero ter valores exatos, apenas ideias dos vários cenários possíveis para vários modelos!
Por exemplo, para uma Volvo V60 D6 híbrida, que apontam para os 50km a 60kms em modo elétrico em novo, não tenho dados para saber quantos kms pode eventualmente fazer ao fim de 4 ou 5 anos. Era este tipo de informação que procurava para o máximo de modelos possíveis, e coloquei aqui a questão porque pode ser útil para outros utilizadores.
Cumprimentos
Re: Autonomia passados uns anos
Boas,
A autonomia só é realmente importante quando fazes viagens grandes. E em viagens depende muito de como conduzes (velocidade), daí ser muito importante a eficiência dos carros eléctricos
Aliás, para mim acho que nos carros eléctricos seria mais importante darem o WLTP só a 120km/h em vez de ser a mistura de médias que eles fazem no teste
Não te preocupes tanto com a perda da bateria, escolhe um carro que te dê para as tuas necessidades, com uma margem, e desfruta da mobilidade eléctrica. Just My 2 cents...
A autonomia só é realmente importante quando fazes viagens grandes. E em viagens depende muito de como conduzes (velocidade), daí ser muito importante a eficiência dos carros eléctricos
Aliás, para mim acho que nos carros eléctricos seria mais importante darem o WLTP só a 120km/h em vez de ser a mistura de médias que eles fazem no teste
Não te preocupes tanto com a perda da bateria, escolhe um carro que te dê para as tuas necessidades, com uma margem, e desfruta da mobilidade eléctrica. Just My 2 cents...