Início do pagamento total da rede de carregamento
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Migle, mas esse preço é também para postos ionity de 350kW, portanto todos carregam no máximo dos carros. Temos de ter isso em conta também.
Edit: já vi que meti os pés, não li a última alínea. Assim foi tudo ao ar...
Edit: já vi que meti os pés, não li a última alínea. Assim foi tudo ao ar...
Última edição por Fil em 19 ago 2020, 17:24, editado 1 vez no total.
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Contacto:
Então a Galp, Edp, Charge2Go, Prio podem em teoria oferecer descontos a quem carregar nos postos da mesma marca.
Se optarem por isso será fácil os grandes esmagarem os pequenos OPC.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Não pode! Então mas e o modelo, as virtudes? Ahhhhhhh

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- migle
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
Podem, tanto que o CEME BMW Charging faz.
Nunca me pareceu completamente de acordo com o que me parecia ler na lei.
Se houver um OPC que cobra 10 que também é CEME e o preço final para o cliente desse CEME naquele posto for 5 não percebo como é que o OPC não está a fazer desconto.
Por outro lado, isso pode fazer um CEME/OPC ter interesse em expandir a sua rede. As pessoas vão preferir ser clientes daquele CEME que faz desconto em tantos postos.
Ninguém inventa um sistema mais complicado e com mais truques do que o nosso.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 11 dez 2014, 16:49
- Data de fabrico: 11 dez 2014
- Capacidade bateria: 59,91 Ah
O OPC não faz descontos o CEME assume todo o desconto não pode repartir. São duas empresas mesmo que do mesmo grupo totalmente diferentes do ponto de vista fiscalmigle Escreveu: ↑19 ago 2020, 20:41Podem, tanto que o CEME BMW Charging faz.
Se houver um OPC que cobra 10 que também é CEME e o preço final para o cliente desse CEME naquele posto for 5 não percebo como é que o OPC não está a fazer desconto.
Por outro lado, isso pode fazer um CEME/OPC ter interesse em expandir a sua rede. As pessoas vão preferir ser clientes daquele CEME que faz desconto em tantos postos.
- BrunoFonseca
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Por isso é que eu tenho quase todos os cartões CEME, excepto o blue qualquer coisa e os outos da Madeira.migle Escreveu: ↑19 ago 2020, 20:41Podem, tanto que o CEME BMW Charging faz.
- migle
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
Do ponto de vista fiscal/contabilístico até poderiam ser (nem isso). Mas do ponto de vista económico não são. E mesmo que víssemos assim, isso significaria um CEME pagar pelos carregamentos do cliente... Dumping?
Talvez no caso da BMW haja justificação, porque o cliente já os terá pago no preço do carro, nos outros casos não.
Isto é um dos casos que mostra que a nossa lei, numa leitura superficial, tem boas intenções, mas que depois na prática não têm efeito. São apenas complicações.
A primeira impressão é que a lei está a defender os clientes de um CEME que precisam de aceder àquele posto remoto de um OPC e impedindo que este os discrimine com um preço absurdo está a reforçar que a rede é de acesso público sem discriminação.
Logo aqui outra leitura é que o CEME/OPC não precisa de se esforçar a colocar postos em zonas remotas porque os utilizadores vão usar o seu cartão na mesma. (A leitura só seria a outra se houvesse a concessão de um monopólio, uma distância mínima como as farmácias, mas nada impede o outro CEME de colocar um posto ali também)
Mas nada disto tem efeito porque como é óbvio esta situação só interessa quando existem CEME/OPC com interesses económicos partilhados. Nessa situação é indiferente se é o CEME ou o OPC a fazer o desconto.
A diferença é sair de um bolso e entrar no outro do mesmo grupo económico.
Na prática, a esquisitice na lei só existe para fazer os grupos estrangeiros hesitarem muito antes de pensarem vir.
Como é óbvio, esta lei não se vai manter muito tempo. Só se mantém enquanto isto for a feijões.
Acabei de ver o posto CBR-00003 (é dos antigos de 3,7kW) e alguém colocou uma foto da tarifa OPC que já está afixada no posto. Este preço deve ser um novo recorde: 0,0037€/min!! O que dá 0,25€/kWh (em vazio com evaz), muito bom. A PowerDot está muito forte em relação à concorrência, pelos vistos. A pensar que ia ser a mais careira e afinal provavelmente será a mais barata.
No entanto já estou como o BrunoAlves, o retorno assim é minúsculo para o OPC.
No entanto já estou como o BrunoAlves, o retorno assim é minúsculo para o OPC.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah

(será que dá para gifs aqui? Edit: olha, dá

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- alexmol
- Proprietário Tesla
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Contacto:
Confirma-se então a tabela.cfvp Escreveu: ↑19 ago 2020, 21:58Acabei de ver o posto CBR-00003 (é dos antigos de 3,7kW) e alguém colocou uma foto da tarifa OPC que já está afixada no posto. Este preço deve ser um novo recorde: 0,0037€/min!! O que dá 0,25€/kWh (em vazio com evaz), muito bom. A PowerDot está muito forte em relação à concorrência, pelos vistos. A pensar que ia ser a mais careira e afinal provavelmente será a mais barata.
Powerdot é a mais barata desde que o posto não tenha mais potência que o carro.
Aceitam-se apostas sobre a EDP, vai cobrar ao kWh como seria expectável numa empresa cujo negócio é vender kWh?
Vai esmagar preços ou não se meteu nisto para perder dinheiro?

PS: Os únicos postos a funcionar de Olhão a Vila Real de Santo António estão ao rubro com turistas mas são da EDP que não cobra tarifa OPC