
Início do pagamento total da rede de carregamento
- rnlcarlov
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Não conheço bem o mercado liberalizado espanhol. Assim nunca pesquisa mais rápida encontrei o preço do mercado regulado, que é 0,1527€/kWh
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Alguma coisa está mal por cá então...


- alexmol
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Já apareceram postos concessionados da Powerdot na Miio (Lisboa e Loures), aqui fica a tabela actualizada:
Relembro que a ideia da tabela é resumir e comparar OPC's (olhar para as cores é a melhor forma), os valores concretos podem variar em função do bi-horário e do vosso tarifário CEME.

Relembro que a ideia da tabela é resumir e comparar OPC's (olhar para as cores é a melhor forma), os valores concretos podem variar em função do bi-horário e do vosso tarifário CEME.

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Ok, mas eu não quero estar a usar sempre PCRs. Preferia ir carregar a um PCN num centro comercial enquanto fazia as minhas compras. Além de que os PCRs, apesar de ficarem mais baratos em algumas situações, não ficam assim tão baratos quanto isso.BrunoFonseca Escreveu: ↑17 ago 2020, 16:11Mas se os PCR ficam mais baratos.... é usar o posto que melhor se adequa ao carro.
Nós usamos os postos públicos de forma diferente. Eu uso regularmente pois não tenho garagem enquanto tu carregas regularmente na garagem e usas esporadicamente os postos públicos.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- BrunoFonseca
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Por acaso em 2 anos e 35.000 km depois, apenas carreguei 400 kWh na minha garagem...cfvp Escreveu: ↑17 ago 2020, 21:34Ok, mas eu não quero estar a usar sempre PCRs. Preferia ir carregar a um PCN num centro comercial enquanto fazia as minhas compras. Além de que os PCRs, apesar de ficarem mais baratos em algumas situações, não ficam assim tão baratos quanto isso.BrunoFonseca Escreveu: ↑17 ago 2020, 16:11Mas se os PCR ficam mais baratos.... é usar o posto que melhor se adequa ao carro.
Nós usamos os postos públicos de forma diferente. Eu uso regularmente pois não tenho garagem enquanto tu carregas regularmente na garagem e usas esporadicamente os postos públicos.
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Estranho... mas tudo bem, até percebo. De qualquer forma, com o Zoe tens sorte pois podes usar os PCNs "mais à vontade", ou seja, por um preço bem mais apelativo, o que para mim seria preferível do que ir a um PCR. Isto porque PCR para mim é para viagens que ultrapassam a autonomia do carro, não é para usar como carregamento regular.BrunoFonseca Escreveu: ↑17 ago 2020, 21:39Por acaso em 2 anos e 35.000 km depois, apenas carreguei 400 kWh na minha garagem...
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- BrunoAlves
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Não tenho justificação nenhuma para isso. Que ela existe, tem de ser verdade, mas eu não sei qual é.
No nosso modelo, uma baixada para cada posto, o posto, instalação, tarifa residencial, seguros, margens e um par de botas, não imagino o custo total MUITO mais caro que o carregamento em casa. Pensar que será possível carregar a 10cts/kWh na rede pública é utópico. Mesmo 20cts/kWh sem uma remodelação total da legislação me parece risível. 30cts/kWh já começa a fazer sentido.
Como é que os espanhóis o fazem não sei, mas devem estar enganados, afinal todos os estrangeiros gabam o nosso modelo de pagamento.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- migle
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Obviamente será porque esses postos em Espanha serão financiados por alguma entidade pública, talvez o ayuntamiento, a província, a região, o que seja.
Isso faz sentido, porque nem todos os benefícios económicos da utilização de VEs são para o utilizador. Alguns, como o equilíbrio da balança comercial, são para o país. E trata-se de um investimento público muito pequeno para o benefício, desde que os preços ainda assim levem os utilizadores a carregarem quase sempre em casa.
Em Portugal, onde neste momento se pretende que o utilizador seja o pagador total da rede de carregamento (a preço de retalho), onde estamos a fazer o país depender das atitudes individuais de cada um, podíamos ainda assim facilitar-lhe a vida com algumas mudanças.
Pegando no que diz o BrunoAlves, era talvez não ter de serem todas as parcelas pagas a preço de retalho, não ter de ser uma baixada para cada posto, não ter de ser paga a energia a preço residencial, nem se aplicarem tão generalizadamente custos de utilização do espaço público, porque esses custos são virtuais, têm um efeito moderador. Aqui significa moderar a velocidade com que equilibramos a balança comercial, não faz sentido.
De resto, é bom termos uma parcela do preço cobrada ao tempo, e os valores, que ainda podem descer nos próximos meses/ anos, ainda assim, só são realmente maus para quem não tem garagem. Falta solução para esses.
Isso faz sentido, porque nem todos os benefícios económicos da utilização de VEs são para o utilizador. Alguns, como o equilíbrio da balança comercial, são para o país. E trata-se de um investimento público muito pequeno para o benefício, desde que os preços ainda assim levem os utilizadores a carregarem quase sempre em casa.
Em Portugal, onde neste momento se pretende que o utilizador seja o pagador total da rede de carregamento (a preço de retalho), onde estamos a fazer o país depender das atitudes individuais de cada um, podíamos ainda assim facilitar-lhe a vida com algumas mudanças.
Pegando no que diz o BrunoAlves, era talvez não ter de serem todas as parcelas pagas a preço de retalho, não ter de ser uma baixada para cada posto, não ter de ser paga a energia a preço residencial, nem se aplicarem tão generalizadamente custos de utilização do espaço público, porque esses custos são virtuais, têm um efeito moderador. Aqui significa moderar a velocidade com que equilibramos a balança comercial, não faz sentido.
De resto, é bom termos uma parcela do preço cobrada ao tempo, e os valores, que ainda podem descer nos próximos meses/ anos, ainda assim, só são realmente maus para quem não tem garagem. Falta solução para esses.
- BrunoAlves
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Para isso teriam de existir mudanças legislativas. Para que os donos dos postos pudessem efectivamente ser donos dos postos. E se há benefícios estabelecidos (nomeadamente TAR subsidiada para que os OPC não paguem disponibilidade de potência) eles podiam ser facilmente transferidos para um outro modelo mais aberto. Mas não, temos de gramar com a MobiE...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- BrunoAlves
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Aliás, neste mesmo fórum e sem ter de pesquisar a fundo, rapidamente se encontram justificações para este modelo aberrante, como sendo o OPC não precisar de um backoffice porque isso era caríssimo, bem como o OPC não precisar de um help desk porque isso era caríssimo. A excelsa MobiE assegurava essas funcionalidades.
Pois bem, actualmente as mesmas pessoas incentivam queixas na autoridade de supervisão quando a MobiE faz asneira e o posto não permite carregar. Queixas que podem levar a multas porque a mesma entidade de sempre faz asneira, mas o OPC que pague multas. Já a MobiE prossegue impávida e serena protegida pelo RME e paga por todos nós.
Agora o número do OPC tem de estar no posto. O OPC tem de ter um help desk e dar uma resposta atempada. O OPC tem de ter um backoffice para ter acesso ao estado em tempo real dos seus postos (quando a MobiE acabar de implementar mais uma porcaria que existe à farta em backoffices de mercado, mas cá temos de esperar que se reinvente a roda).
Por isso pergunto (outra vez...): para que porra serve a MobiE?
Pois bem, actualmente as mesmas pessoas incentivam queixas na autoridade de supervisão quando a MobiE faz asneira e o posto não permite carregar. Queixas que podem levar a multas porque a mesma entidade de sempre faz asneira, mas o OPC que pague multas. Já a MobiE prossegue impávida e serena protegida pelo RME e paga por todos nós.
Agora o número do OPC tem de estar no posto. O OPC tem de ter um help desk e dar uma resposta atempada. O OPC tem de ter um backoffice para ter acesso ao estado em tempo real dos seus postos (quando a MobiE acabar de implementar mais uma porcaria que existe à farta em backoffices de mercado, mas cá temos de esperar que se reinvente a roda).
Por isso pergunto (outra vez...): para que porra serve a MobiE?
Última edição por BrunoAlves em 19 ago 2020, 07:40, editado 3 vezes no total.
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