
Início do pagamento total da rede de carregamento
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Segundo um comentário na miio, quando a taxa OPC for cobrada aparecerá na miio, já que esta vai buscar as informações diretamente à mobi.e. Até lá não será cobrada a taxa OPC.
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- frankesousa
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Não existe tarifa simples na mobilidade eléctrica. Existe bi-horário e tri-horário. É verdade que a EDP "simula" uma tarifa simples, ganhando mais de noite e ganhando menos de dia, e por isso não passa a TAR directamente para o cliente como as outras CEME.
De qualquer modo com o EVAZ p.ex pago 0,18€/kWh + IVA, o que realmente é mais caro do que em casa, mas como a TAR também é mais cara não penso ser um valor incomportável, o pior é ter de pagar a varias entidades e por isso é impossível ficar a preços aceitáveis no final.
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10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
O que tenho visto e a sensação que tenho é que actualmente os PCN´s são mais usados por plug-ins do que por BEV´s. Ainda este fim de semana voltei assistir ao cenário onde estavam vários PCN´s, a maioria desocupados e os que estavam ocupados era por um ZOE e por dois plug-ins.
O Alexmol escreveu já não sei onde "deixa-os receber as facturas", por esta altura já devem ter recebido facturas e ainda assim continuam usar. Um BMW 330e provavelmente fica mais barato carregar num PCN do que andar a gasolina, só isso pode explicar o uso dos PCN´s por estes carros
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Eram mesmo a ser usados ou era apenas "ocupados"? Enquanto não houver OPC, até acredito que continue a ser bastante mais barato para esses carros. Depois com cobranças ao minuto, sobretudo em postos de 7kW para cima, aí os meninos que carregam a 3.7....
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Infelizmente, há sempre a tendência em generalizar e a assumir no presente algo que ainda não aconteceu.Nonnus Escreveu: ↑04 ago 2020, 14:25O que tenho visto e a sensação que tenho é que actualmente os PCN´s são mais usados por plug-ins do que por BEV´s. Ainda este fim de semana voltei assistir ao cenário onde estavam vários PCN´s, a maioria desocupados e os que estavam ocupados era por um ZOE e por dois plug-ins.
O Alexmol escreveu já não sei onde "deixa-os receber as facturas", por esta altura já devem ter recebido facturas e ainda assim continuam usar. Um BMW 330e provavelmente fica mais barato carregar num PCN do que andar a gasolina, só isso pode explicar o uso dos PCN´s por estes carros
Dizer-se que o custo dos PCNs é exorbitante, é um exemplo flagrante. Há postos privados ao minuto, com valores absurdos na ordem 60/70 cent/kWh, no entanto não são todos, na realidade para os postos da rede piloto ainda só se paga o valor da enegia.
A redução da utilização é a meu ver, muito pelo facto de já não ser de borla.... Nem que se tivesse que pagar mais 1 cent já se iria sentir o decrescimo, só a questão do estacionamento é que equilibra mais as coisas.
Tudo indica que a Galp vai cobrar (nos postos da rede piloto) +-11 cent/kWh o que somado à energia pode implicar um custo de 30cent/kWh, não é uma pechincha, mas permite um custo inferior ao do combustivel.
Quanto ao BMW 330e, pode até ser o caso de estar a carregar sem custo, uma vez que num posto da rede piloto o tarifário do CEME BMW charging é ainda 0€.
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
É normal que agora compense aos plug-ins ir aos PCNs porque ainda não se paga taxa OPC. Além disso possivelmente ainda não receberam as faturas. Eu por exemplo ainda não recebi a minha. De qualquer forma, mesmo com a taxa OPC, com os preços que tenho visto, que na altura não sabia, acredito que os plug-ins continuem a usar os PCNs, pois fica mais barato que meter combustível. No entanto aquilo que disse foi o contrário e continuo sem ver uma justificação para usar um PCN se ficar mais caro que meter gasolina, só mesmo pelo ambiente.Nonnus Escreveu: ↑04 ago 2020, 14:25O que tenho visto e a sensação que tenho é que actualmente os PCN´s são mais usados por plug-ins do que por BEV´s. Ainda este fim de semana voltei assistir ao cenário onde estavam vários PCN´s, a maioria desocupados e os que estavam ocupados era por um ZOE e por dois plug-ins.
O Alexmol escreveu já não sei onde "deixa-os receber as facturas", por esta altura já devem ter recebido facturas e ainda assim continuam usar. Um BMW 330e provavelmente fica mais barato carregar num PCN do que andar a gasolina, só isso pode explicar o uso dos PCN´s por estes carros
Eu não assumi nada, só usei um exemplo de um preço que vi praticado em vários sítios. E sei que já na altura haviam outros preços, mas eu dei aquele para demonstrar que é possível um PCN ficar mais caro que meter combustível. No entanto vamos ver quanto será um posto de 22kW da rede piloto, alguém tem algum valor? O de 22kW que vi estava limitado a 7,2kW.rimsilva Escreveu: ↑04 ago 2020, 15:04Infelizmente, há sempre a tendência em generalizar e a assumir no presente algo que ainda não aconteceu.
Dizer-se que o custo dos PCNs é exorbitante, é um exemplo flagrante. Há postos privados ao minuto, com valores absurdos na ordem 60/70 cent/kWh, no entanto não são todos, na realidade para os postos da rede piloto ainda só se paga o valor da enegia.
A redução da utilização é a meu ver, muito pelo facto de já não ser de borla.... Nem que se tivesse que pagar mais 1 cent já se iria sentir o decrescimo, só a questão do estacionamento é que equilibra mais as coisas.
Tudo indica que a Galp vai cobrar (nos postos da rede piloto) +-11 cent/kWh o que somado à energia pode implicar um custo de 30cent/kWh, não é uma pechincha, mas permite um custo inferior ao do combustivel.
Quanto ao BMW 330e, pode até ser o caso de estar a carregar sem custo, uma vez que num posto da rede piloto o tarifário do CEME BMW charging é ainda 0€.
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Não me estava a referir a ninguém em particular, apenas ao facto de se pegar num posto "privado" e assumir que esses são os preços em todo o lado, por exemplo.cfvp Escreveu: ↑04 ago 2020, 20:17
Eu não assumi nada, só usei um exemplo de um preço que vi praticado em vários sítios. E sei que já na altura haviam outros preços, mas eu dei aquele para demonstrar que é possível um PCN ficar mais caro que meter combustível. No entanto vamos ver quanto será um posto de 22kW da rede piloto, alguém tem algum valor? O de 22kW que vi estava limitado a 7,2kW.
Se há postos muito caros de operadores como a HorizonDistance, também há certos postos da KLC, EDP ou Prio com preços aceitaveis. A solução passa por privilegiar os postos mais baratos.
Relativamente aos postos da rede piloto, também estou cusioso para ver os preços da Galp num postos de 22 kW para confirmar se fica a 0,11€/kWh como os outros 2 postos que foram aqui analisados.
Até ao momento de uma forma geral os postos "privados" de 22 kW para quem consegue carregar a 22 kWh têm preços competitivos.
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Acabou de abrir o PCR do Lidl de Vila Real de Santo António com tarifa OPC de 8 cêntimos por minuto, preço final a rondar os 0,32€ / kWh

O que está mal aqui? Ou está tudo bem?
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Todos estes 1ºs tarifários PCN são por tentativa e erro pois não existe histórico (ou noção da utilização) dos postos.
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Credo! Espero bem que estejas enganado. Quem é que faz um investimento de meio milhão de euros sem fazer um plano de negocios? Sem compreender o mercado e a sua envolvente? Sem fazer uma analise de avaliação de investimento??
Pelos vistos há por aí muito dinheiro para ser esbanjando.
Sinceramente, com tal investimento eu começava uma rede privada que iria servir melhor os consumidores.