Por um lado parecem boas ideias e inovadoras, ainda que algumas sejam algo conceptuais no geral gosto. Por outro lado são demasiados cenários com a EGME ao centro e o passado recente deixa-me irremediavelmente reticente com essa ideia.
Sugerir que vamos desenvolver uma plataforma capaz de abraçar todos os cenários ali propostos quando ao fim de 10 anos de desenvolvimento se introduzem as tarifas dos postos à mão, é um salto de fé que não tenho capacidade de dar

Sobre as conclusões resultantes das consultas aos agentes, 3 coisas que saltam à vista:
1:
Não duvido que gostassem. Então os CEME, milhares e milhares de kWh ali prontinhos a facturar a preços residenciais, com certeza que gostariamEm geral, os OPC e CEME gostariam de ver a Tesla ligada à rede

2:
Foi dito várias vezes neste e noutros fóruns e redes sociais, de cada vez que alguém discorda do modelo, que nenhum (sublinhado o nenhum) dos OPC se queixa da sua relação ou posição neste modelo. Afinal...OPC e CEME mais pequenos revêem-se no modelo, que consideram que fomenta concorrência e reduz barreiras à entrada
OPC e CEME de maior escala são críticos do modelo, em particular da separação OPC/CEME e da obrigatoriedade de integração na rede pública
3:
Indisponibilidade da MobiE: porque é que isso não me surpreende?