Início do pagamento total da rede de carregamento
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Pois eu acho que pode, e deve. O carregamento nocturno é incontornável, toda a gente o fará assim esteja a preços decentes, a proximidade interessante e a custo controlado.
Agora que não o consegue fazer neste modelo, certamente não.
Agora que não o consegue fazer neste modelo, certamente não.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Neste modelo e em qualquer outro. O carregamento noturno implica estar a ocupar o ativo durante um período de tempo muito longo, que só compensa para o utilizador se for a um custo baixo. Ninguém no seu perfeito juízo irá a meio da noite tirar o carro porque ele acabou de carregar.
Ou seja, o custo nessas 10 horas tem de ser sempre baixo.
Ou seja, o custo nessas 10 horas tem de ser sempre baixo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
Há outras possibilidades, que não são compatíveis com com este modelo.
Claro que não dão para todos os locais mas, nas cidades e com vontade, seria sempre possível encontrar. Afinal a grande dificuldade do carregamento nocturno é nas cidades...
Basta negociar com qualquer entidade que tenha um PT e espaço disponível. Shoppings são o exemplo óbvio, mas com certeza seria possível encontrar outros.
Já para não falar de hubs de carregamento como já existem, com mais uma dúzia de postos lentos e baratos. Nem comichão fazem ao PT, custo de energia a meia dúzia de cêntimos por kWh.
Parques de estacionamento, sei lá. É só pensar em locais que já tenham PT e espaço.
O que NÃO É compatível com baixo custo de carregamento é ter este modelo. Não é viável considerar custo de energia residencial + TAR descontada por favor e ainda pagar à MobiE em breve, e querer um custo final baixo.
Já aí vem o cartoon do Serôdio?
Claro que não dão para todos os locais mas, nas cidades e com vontade, seria sempre possível encontrar. Afinal a grande dificuldade do carregamento nocturno é nas cidades...
Basta negociar com qualquer entidade que tenha um PT e espaço disponível. Shoppings são o exemplo óbvio, mas com certeza seria possível encontrar outros.
Já para não falar de hubs de carregamento como já existem, com mais uma dúzia de postos lentos e baratos. Nem comichão fazem ao PT, custo de energia a meia dúzia de cêntimos por kWh.
Parques de estacionamento, sei lá. É só pensar em locais que já tenham PT e espaço.
O que NÃO É compatível com baixo custo de carregamento é ter este modelo. Não é viável considerar custo de energia residencial + TAR descontada por favor e ainda pagar à MobiE em breve, e querer um custo final baixo.
Já aí vem o cartoon do Serôdio?

- migle
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
Bolas 4-7k? Para uma tomada? A porcaria do tal disjuntor é assim tão cara? Claro que onde a infraestrutura não for favorável, não vale a pena instalar.BrunoAlves Escreveu: ↑18 jul 2020, 14:03O posto e a instalação custará entre 4 e uns 7k€ dependendo da infraestrutura existente,
É que se é para duas, se são mais horas, etc, altera um bocado as conclusões.
É que se é assim, isto não vai funcionar. Acreditamos todos que isto funciona, depois entra uma variável nova, disjuntores mais caros, e vai tudo à vida?
Se não, temos de financiar a rede de outra maneira. Por exemplo, mais impostos sobre a poluição. Como país, não podemos depender da viabilidade económica de pagar disjuntores com carregamentos de VEs, para reduzir a nossa importação de petróleo, a poluição nas cidades, as emissões de CO2.
É errado serem os primeiros entusiastas a mudar para VE a pagarem os custos dessa transição. Se os utilizadores de VE não quiserem pagar, continua tudo na mesma e pagamos todos, o estado com custos para o SNS, eventualmente quotas de emissão de CO2, etc.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
Não estou a falar de tomadas. Já nem estou a simplificar tanto

É de longe o formato preferível, mas tem problemas de segurança, certificação, controlo de débito, etc. Não, estou a falar de postos certificados, com controlo de acesso e todos os requisitos legais aplicáveis. Excluindo só este modelo idiota, tudo o resto tem de ser o que a legislação aprova.
Os custos são muitos esses. Postos de rua, com controlo de acessos e tudo isso custam sempre 2,5-4k€ mais IVA para 2 tomadas. Adicionas umas dezenas de metros de cabo 5G25 mais os trabalhos de civil para pôr tudo no sítio e a maior parte das vezes enterrado, rapidamente está no custo do posto. (edit: estou a falar dos postos de 22kW, há "n" wallboxes monofásicas a uma fracção do preço, mas claro que não se podem montar na rua).
O diferencial tipo B, obrigatório em postos trifásicos, custa 200 e qualquer coisa mais IVA, é aplicado 1 por tomada.
Estamos a falar de casos muito particulares mas ao mesmo tempo essenciais: "hubs" de carregamento lento para quem não pode carregar em casa. O fundamental será comprar energia barata, instalar postos baratos e monofásicos (há um tipo neste fórum que os faz melhor que qualquer oferta comercial!), simplificar processos, para que o utilizador possa beneficiar destes pontos.
Em vez de querer ter um pcn à porta de cada um, ter "ali ao lado" parques de estacionamento e carregamento nocturno.
Mas imagina que sim, que é demasiado caro e que tem de ser subsidiado. Quem é que se deve apoiar?
Neste momento a solução "à vista" é: não carreguem durante a noite, vão aos PCR.

- migle
Eu referia-me a uma tomada Mennekes. Ok 4k+IVA para duas. Estava a tentar ter um valor mais alto para o retorno.
Então a redução da dependência do petróleo não é um benefício económico enorme para o país? Não valem uns 40 milhões em uns poucos anos? Com preços de arrasar durante a noite, trocar importação de petróleo por consumo de energia verde doméstica a preço noturno?
A insistência num modelo pago pelo utilizador, quando um pequeno investimento pode ter um grande benefício, maior para o país como um todo do que apenas para o próprio utilizador.
Parece que governos autoritários, como a China (mesmo a Coreia), não têm dificuldade em optar por este tipo de investimentos benéficos, como qualquer um de nós não tem dúvidas na sua casa (luzes led, painéis solares assim que sobrarem umas poupanças), e nós, democraticamente, em conjunto, não somos capazes de acordar num investimento tão pequeno?
Vamos ter de esperar que caiam todas as moedinhas de cêntimo por kWhs nas caixinhas das moedas dos PCNs?
EDIT: os noruegueses não tiveram dúvidas, os escoceses...
Quero lá saber! Dêem um bocado a cada um. Não deram 120 milhões a fundo perdido para renovar hotéis?BrunoAlves Escreveu: ↑19 jul 2020, 23:59Mas imagina que sim, que é demasiado caro e que tem de ser subsidiado. Quem é que se deve apoiar?
Então a redução da dependência do petróleo não é um benefício económico enorme para o país? Não valem uns 40 milhões em uns poucos anos? Com preços de arrasar durante a noite, trocar importação de petróleo por consumo de energia verde doméstica a preço noturno?
A insistência num modelo pago pelo utilizador, quando um pequeno investimento pode ter um grande benefício, maior para o país como um todo do que apenas para o próprio utilizador.
Parece que governos autoritários, como a China (mesmo a Coreia), não têm dificuldade em optar por este tipo de investimentos benéficos, como qualquer um de nós não tem dúvidas na sua casa (luzes led, painéis solares assim que sobrarem umas poupanças), e nós, democraticamente, em conjunto, não somos capazes de acordar num investimento tão pequeno?
Vamos ter de esperar que caiam todas as moedinhas de cêntimo por kWhs nas caixinhas das moedas dos PCNs?
EDIT: os noruegueses não tiveram dúvidas, os escoceses...
- BrunoFonseca
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
O problema aqui é o neo-liberalismo selvagem. O Estado tem que ficar quietinho para que os empresarios se possam chegar à frente e encher os bolsos.
Politicas ambientais? Quem quer saber disso?
Equilibrio da balança economica? Naaa temos que continuar e ser deficitários para agradar ao frugais.
Ah é verdade. Quando há problemas a quem é que os liberais recorrem? Ao Estado....
Politicas ambientais? Quem quer saber disso?
Equilibrio da balança economica? Naaa temos que continuar e ser deficitários para agradar ao frugais.
Ah é verdade. Quando há problemas a quem é que os liberais recorrem? Ao Estado....
- migle
Com cêntimos? O problema é precisamente que não dá para encher os bolsos.
A 40-50c/kWh não é viável. Mais que isso não há ME num país onde foram construídos tantos prédios sem garagem.
- BrunoFonseca
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
...em termos genéricos. Mas onde queria chegar é que o grande investimento devia ter sido feito pelo Estado, nomeadamente fora dos grandes centros urbanos.
- rimsilva
- Proprietário i3
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
Parece que se está sempre a partir do pressuposto que todos os VE's têm carga rápida, mas a realidade não é essa.
Os 2 ou 3 centimos por minuto são valores baixos quando comparados com os 9 ou mais dos PCRs (excepto os financiados e cobrados ao kWh, mas neste caso também há PCNs cobrados ao KWh).
3 centimos num postos de 22 kW para um Zoe é aceitável, não é melhor porque a meu ver temos os CEMEs a querer ganhar demasiado mesmo sem ter contribuido nada... Agora para carregar um VE monofásico num postos trifásico já sai fora do razoável, mas serindo bem os trifásicos a 22 kW (e são tantos, não me choca).
O grande problema está de facto no postos monofásicos a 2 centimos (ou mais) por minuto, torna muito caro o carregamento de VE's monofásicos, mas também não serão os PCRs que vão ajudar porque têm preços muito mais altos.
Esta situação só vai "ajudar" a que os PHEV abandonem o modo electrico, já há que os compre a pensar apenas andar a gasolina, mas que depois até acabam por mudar de ideias, assim nunca o vão fazer.
É de facto importante olhar para esta situação.
Claramente. Para mim é o grande erro deste processo de criação de uma rede em Portugal.BrunoFonseca Escreveu: ↑20 jul 2020, 23:09...em termos genéricos. Mas onde queria chegar é que o grande investimento devia ter sido feito pelo Estado, nomeadamente fora dos grandes centros urbanos.
Nunca se deveriam ter financiado PCRs em cidade, mas antes colocar nas AE do interior ou mesmo reforçar alguns locais estratégicos como a A2 que já não vê a rede crescer como devia ser há uns anos e depois todos no verão é a vergonha que se vê.
Mesmo que ninguém os queira explorar porque não são rentáveis, caberia ao Estado (nem que fosse por 10 anos) assumir esse papel. Só assim se poderia garantir uma rede nacional, com as queixas de que só existe Lisboa e Porto, etc...
Só assim teriamos mais utilizadores de VE's e potencial para um negocio muito mais rentável para os OPC.
Dizer que o OPC vai ter prejuizo ao cobrar X ou Y, é relativo e depende de muitos fatores. o importante é que exista utilização dos postos, porque com preços 5 ou 6 vezes superiores custo em casa os postos vão ficar muito tempo sem utilização.