
Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
- migle
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Disjuntores do século passado?
Esta instalação não foi a EDP que fez?
Esta instalação não foi a EDP que fez?
- BrunoFonseca
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Só o que está à direita é que foi a EDP. Tudo o resto foi um tecnico certificado da MagnumCap.
A potencia contratada é de 6,9 kVA, a WB é 7,4 kW, mas acredito que estaria limitada à potencia do quadro.
Fio fino ou mal apertado seria impossivel eu detectar.
Se estas situações começarem a acontecer com frequência pode ser muito negativo para a ME.
A potencia contratada é de 6,9 kVA, a WB é 7,4 kW, mas acredito que estaria limitada à potencia do quadro.
Fio fino ou mal apertado seria impossivel eu detectar.
Se estas situações começarem a acontecer com frequência pode ser muito negativo para a ME.
- frankesousa
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
O "especialista" do técnico não ligou nenhum á instalação a montante e simplesmente instalou um quadro eléctrico novo para a wallbox, alimentado por esse disjuntor da ABB já com uns belos anos no lombo.
Basicamente ardeu o elo mais fraco. Até pode ter sido defeito nos disjuntores que arderam.
30A constantes é muita fruta para fios de 4 mm por exemplo, não acredito que esse quadro de madeira com os ABB teriam mais do que isso.
Qual o calibre dos ABB que arderam? Não consigo ver na imagem.
Isso não é normal nem tem nada relacionado com a ME (certo que o carro é um consumidor de peso para qualquer instalação eléctrica). Isso foi uma "simples" falha de dimensionamento do QE
Basicamente ardeu o elo mais fraco. Até pode ter sido defeito nos disjuntores que arderam.
30A constantes é muita fruta para fios de 4 mm por exemplo, não acredito que esse quadro de madeira com os ABB teriam mais do que isso.
Qual o calibre dos ABB que arderam? Não consigo ver na imagem.
Isso não é normal nem tem nada relacionado com a ME (certo que o carro é um consumidor de peso para qualquer instalação eléctrica). Isso foi uma "simples" falha de dimensionamento do QE
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10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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- BrunoFonseca
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Os ABB são C 16, mas também foram instalados neste processo.frankesousa Escreveu: ↑20 jul 2020, 01:17O "especialista" do técnico não ligou nenhum á instalação a montante e simplesmente instalou um quadro eléctrico novo para a wallbox, alimentado por esse disjuntor da ABB já com uns belos anos no lombo.
Basicamente ardeu o elo mais fraco. Até pode ter sido defeito nos disjuntores que arderam.
30A constantes é muita fruta para fios de 4 mm por exemplo, não acredito que esse quadro de madeira com os ABB teriam mais do que isso.
Qual o calibre dos ABB que arderam? Não consigo ver na imagem.
Isso não é normal nem tem nada relacionado com a ME (certo que o carro é um consumidor de peso para qualquer instalação eléctrica). Isso foi uma "simples" falha de dimensionamento do QE
Os que está na cx em pvc são de 25A.
Como eu não percebo muito da poda, digam-me lá se é manhoso ter 6,9 kVA de potencia contratada com uma box de 7,4 kW? A box é suficientemente inteligente para ir buscar apenas o máximo da potencia do quadro, certo?
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
À direita está o limitador da EDP, selado e em boas condições, que delimita a responsabilidade da EDP.
À esquerda está o QE + wallbox, em boas condições que é da responsabilidade da MC.
A secção do fio do limitador da EDP geralmente é 10mm, e dos disjuntores para a wallbox deve ser pelo menos 6mm
Com os dados que existem, também me parece que a causa provavel do incendio será um fio mal apertado.
Se o incendio aconteceu nos bornes que ligam à wallbox a culpa pode ser imputada à MC, que teve que ligar lá os fios do quadro da wallbox. Se for nos bornes que ligam à EDP então pode ser o utilizador o responsável pelo incendio.
À esquerda está o QE + wallbox, em boas condições que é da responsabilidade da MC.
A secção do fio do limitador da EDP geralmente é 10mm, e dos disjuntores para a wallbox deve ser pelo menos 6mm
Com os dados que existem, também me parece que a causa provavel do incendio será um fio mal apertado.
Se o incendio aconteceu nos bornes que ligam à wallbox a culpa pode ser imputada à MC, que teve que ligar lá os fios do quadro da wallbox. Se for nos bornes que ligam à EDP então pode ser o utilizador o responsável pelo incendio.
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
BrunoFonseca Escreveu: ↑20 jul 2020, 09:19Os ABB são C 16, mas também foram instalados neste processo.
Xi bruno que instalação tão mal feita!!
- Quem instalou estes ABB C16?
- Qual a potencia contratada?
- quantas vezes os disjuntores da ABB dispararam?
- quanto tempo tem esta instalação e com que regularidade carregas?
De certeza que a wallbox está programada para 16A ou menos senão nunca funcionaria na vida.
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Os disjuntores estavam ligados em paralelo para fazer 32A?
- BrunoFonseca
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
-MagnumCapApr Escreveu: ↑20 jul 2020, 09:30BrunoFonseca Escreveu: ↑20 jul 2020, 09:19Os ABB são C 16, mas também foram instalados neste processo.
Xi bruno que instalação tão mal feita!!
- Quem instalou estes ABB C16?
- Qual a potencia contratada?
- quantas vezes os disjuntores da ABB dispararam?
- quanto tempo tem esta instalação e com que regularidade carregas?
De certeza que a wallbox está programada para 16A ou menos senão nunca funcionaria na vida.
-6,9 kVA
-esta foi a 1x
-2 anos, pouco frequentes, com um consumo de 400 kWh em 2 anos
As medias de carregamento que conseguia rondavam os 5,25kWh. No dia que ardeu o carro carregou dos 11% aos 49% (~15,58 kWh) e o contador contabilizou 16 kWh, isto em 03h03m de tempo de carregamento.
- BrunoAlves
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
É mesmo muito estranho isso.
Isto é um lembrete importante para não facilitarmos nas instalações eléctricas. Um carro a consumir 30A várias horas ininterruptamente é *muito* intenso. Não é como o forno da cozinha que consome 16A durante 1h, depois desliga, depois liga, ... e mesmo para isto é obrigatório fio de 4mm2 (nem sei se já não é 6 actualmente) ligado directamente ao quadro.
Porque é que terias 2 disjuntores C16 e outro de 25A, se a wallbox é de 32A? Os C16 são mesmo esquisitos.BrunoFonseca Escreveu: ↑20 jul 2020, 09:19Os ABB são C 16, mas também foram instalados neste processo.
Os que está na cx em pvc são de 25A.
Isto é um lembrete importante para não facilitarmos nas instalações eléctricas. Um carro a consumir 30A várias horas ininterruptamente é *muito* intenso. Não é como o forno da cozinha que consome 16A durante 1h, depois desliga, depois liga, ... e mesmo para isto é obrigatório fio de 4mm2 (nem sei se já não é 6 actualmente) ligado directamente ao quadro.
Esta box não. Esta box estará configurada para uma determinada corrente de forma fixa (de acordo com o disjuntor em uso e com as tuas médias deve estar para +-24A - 5,5kW e não 32A - 7,4kW até porque nunca podia estar, se tens 6,9kVA disponíveis). Se a potência disponível na casa não for suficiente dispara o disjuntor de entrada da EDP.BrunoFonseca Escreveu: ↑20 jul 2020, 09:19Como eu não percebo muito da poda, digam-me lá se é manhoso ter 6,9 kVA de potencia contratada com uma box de 7,4 kW? A box é suficientemente inteligente para ir buscar apenas o máximo da potencia do quadro, certo?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Para a wallbox funcionar os disjuntores tinham que estar ligados em paralelo. Os disjuntores parecem ser de uma serie antiga da ABB, seriam usados?
A minha teoria é que um dos disjuntores terá disparado e o outro ficou a aguentar os 25A até diparar, tendo falhado o disparo e mantido os contactos fechados e assim provocando o incendio.
Só há 1 responsável por essa instalação, por isso já sabes a quem apontar o dedo. É um episodio mau porque está diretmente relacionado com a wallbox e tem uma instalação que foi mal pensada.
Se fosse um Tesla que monitoriza constantemente a queda de tensão o carro baixaria a carga até abortar evitando o incendio. No caso do meu EVSE também monitorizo a tensão, mas a cada 5 segundos, como são fenomenos que demoram algum tempo a desenvolver, talvez pudesse tambem ter evitado o incendio. Se calhar justifica mudar para um medidor que forneça leituras ao segundo.
Chegaste a colocar fotos detalhadas da instalação feita no teu DB? Normalmente ha varios participantes deste forum que gostam de perder algum tempo a detetar incoerencias dste tipo.
A minha teoria é que um dos disjuntores terá disparado e o outro ficou a aguentar os 25A até diparar, tendo falhado o disparo e mantido os contactos fechados e assim provocando o incendio.
Só há 1 responsável por essa instalação, por isso já sabes a quem apontar o dedo. É um episodio mau porque está diretmente relacionado com a wallbox e tem uma instalação que foi mal pensada.
Se fosse um Tesla que monitoriza constantemente a queda de tensão o carro baixaria a carga até abortar evitando o incendio. No caso do meu EVSE também monitorizo a tensão, mas a cada 5 segundos, como são fenomenos que demoram algum tempo a desenvolver, talvez pudesse tambem ter evitado o incendio. Se calhar justifica mudar para um medidor que forneça leituras ao segundo.
Chegaste a colocar fotos detalhadas da instalação feita no teu DB? Normalmente ha varios participantes deste forum que gostam de perder algum tempo a detetar incoerencias dste tipo.