Início do pagamento total da rede de carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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mjr
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por mjr » 15 jul 2020, 12:19

BrunoFonseca Escreveu:
15 jul 2020, 09:26
BrunoAlves Escreveu:
14 jul 2020, 23:36
mas parece que colocar algum "peso" dessa solução nos CEME é tabu...).
Parece-me que os CEME funcionam apenas como agentes financeiros.
O que é que eles têm de fazer? Comprar no mercado igual quantidade de kWh que é consumido? Ou têm de a comprar antes desta ser consumida?
E que custos têm? Sistema de facturação e RH?
Nas ultimas 24h o preço do kWh nos mercados variou entre os 0,026€/kWh e os 0,039€/kWh, que é bastante menos do que aquilo que é cobrado a consumidor final que ronda os 0,16€/kWh.
O CEME pode produzir a própria electricidade?

Ajudem-me lá a compreender as reais competências, riscos e custos da operacao de um CEME.

Apenas sei que têm um valor absurdo (elevado) em termos de garantias bancárias.
De facto esta questão seria mais apropriada num tópico à parte. Mas posso dar umas dicas.

Os CEME têm de garantir que a energia utilizada pelos seus utilizadores está a ser injetada por algum produtor. Isto é feito com contratos entre os CEME e os produtores.

Os custos, RH, etc fazem parte do segredo do negócio e obter essa informação deve custar algumas dezenas de milhares de € (ou mais) a uma consultora...

Sobre o custo no mercado de produção de energia e o preço de venda final não são diretamente comparáveis. É preciso adicionar a esse custo de produção da eletricidade o transporte e distribuição da eletricidade e isso está dentro de bolo de custos chamado TAR (Tarifa de Acesso às Redes), cujo valor é revisto anualmente pela ERSE. Existe uma TAR da ME: 0,1081€/kW.h fora de vazio e 0,0396€/kW.h em vazio, que tem de ser adicionada ao custo da energia do produtor. A partir daí é a margem do CEME e depois temos ainda de acrescentar o IVA.
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 15 jul 2020, 12:39

Yup, e é exactamente aqui que este modelo me perde... Alguém me consegue explicar qual é a mais valia do CEME?
Há "n" comercializadores de energia no mercado e o dono do posto teria de comprar a energia que iria colocar nos VE a um dos comercializadores existentes. Qualquer um desses comercializadores:
mjr Escreveu:
15 jul 2020, 12:19
(...)têm de garantir que a energia utilizada pelos seus utilizadores está a ser injetada por algum produtor. Isto é feito com contratos(...)
Check, para qualquer comercializador de energia.
mjr Escreveu:
15 jul 2020, 12:19
Os custos, RH, etc fazem parte do segredo do negócio e obter essa informação deve custar algumas dezenas de milhares de € (ou mais) a uma consultora...
Check (como em qualquer empresa, pelo menos as privadas).
mjr Escreveu:
15 jul 2020, 12:19
Existe uma TAR da ME: 0,1081€/kW.h fora de vazio e 0,0396€/kW.h em vazio, que tem de ser adicionada ao custo da energia do produtor. A partir daí é a margem do CEME e depois temos ainda de acrescentar o IVA.
Check, para qualquer comercializador. Não há motivo nenhum para que fornecimentos de energia associados a operadores de posto de carregamente não pudesse ter um desconto na TAR (nem que fosse processado à posteriori).
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 15 jul 2020, 13:05

@mjr, se puderes migra então este conteúdo da discussão CEME para um novo tópico.
Pelos números da TAR dá para compreender o motivo do preço que os CEME cobram.

Pelos contratos entre os CEME e os produtores, não parece haver risco do CEME estar a comprar mais energia do que a irá vender, certo?
E se a energia for produzida localmente, tem de se pagar TAR? Por absurdo, imagine-se um local com postos de carregamento, baterias de armazenamento e produção solar/eólica, teria que se pagar TAR?

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rnlcarlov » 15 jul 2020, 14:29

A TAR nos moldes em que está feita veio prejudicar os preços sobretudo em PCNs, pois dificulta a existência de tarifários simples, só bi-horário. Em BTN temos uma TAR de 0,07€/kWh para tarifa simples (até 20,7kVA). Ora uns PCNs de duas tomadas de 7kW cada podiam caber perfeitamente nesta potência contratada. Mas como a figura do CEME não tem postos e está sujeita à mesma TAR qualquer que seja a potência de carga, gera-se a situação em que carregar em PCN pode ficar tanto ou mais caro que PCR.

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por t3lmo » 15 jul 2020, 16:23

alexmol Escreveu:
15 jul 2020, 10:23
Se era suposto a Mobi.E entregar os postos no dia 1 de Julho porque é que ainda estão a aparecer "novos" postos da Rede Piloto?
Abri hoje a App Miio e apareceram novos postos do OPC Rede Piloto e OPC Mobi.E ?! O que é que isto significa?
Os postos que vês agora aparecer fazem parte dos concessionados mas que na listagem não tinham ainda localização e que estão a ser aos poucos instalados pela RESUL, não com a celeridade e os timings que deveriam ser, mas o covid19 agora é a desculpa para todas as derrapagens de prazos.
Não liguem aos 'PCR concessionados' na mesma lista, mas já nem é de admirar, e na falta de mais informação são os utilizadores e associações a ajudar os operadores a fazer o levantamento da realidade operacional, na esperança de todo este processo ser mais célere.
Quando os operadores aceitarem os lotes (completos) toda essa informação será atualizada também nas apps, esperemos que já com as devidas tarifas.
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 15 jul 2020, 19:04

Obrigado Telmo!

Surgem mais questões, para quem quiser comentar ou souber:

Os OPC são livres de mudar o preço de cada posto quando quiserem?
Os OPC podem ter tarifas diferentes conforme a hora do dia/dia da semana?

Um OPC pode fazer desconto de quantidade a um utilizador? ou só os CEME?
A Gronn Kontact na Noruega dá 20% de desconto quando se passa x kWh por mês.

É possível implementar um flat rate mensal no nosso modelo?
A EnelX tem neste momento a promoção 30€ para o mês de Julho inteiro, sem limite de carga, na Europa inteira excepto... vocês sabem.

Um dia que exista roaming, que por exemplo o plugsurfing funcione cá, qual o CEME que é escolhido? Cada entidade estrangeira tem de fazer acordo com um CEME específico? Qual o papel da Mobi.e neste caso?
Ou roaming é para esquecer e os estrangeiros vão ter de pedir cartão ou ter App de um CEME sempre?
Se vier legislação europeia a obrigar a suportar roaming automático sem contratos o nosso modelo aguenta-se?
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por t3lmo » 15 jul 2020, 20:14

Os OPC podem mudar as tarifas diariamente desde que as mesmas estejam afixadas/legíveis no posto. Estas são em ciclo diário.
Duvido muito que o façam regularmente pois os UVE vão abandonar um operador que seja muito instável.
Está em desenvolvimento a implementação de mais modelos de tarifários, principalmente os mais lógicos de existir para PCN que serão os híbridos com conjugação de kWh e tempo, só assim se pode fazer justiça de cobrar kWh e aplicar taxas de idle-fee após o término do carregamento.

O OPC nunca conhece o UVE ou o CEME deste, logo não lhe pode fazer qualquer tipo de discriminação positiva ou negativa. Sabe somente que uma sessão de carregamento foi iniciada por um identificador na rede (tag/cartão/app). Esses dados vão chegar à EGME que distribui para quem de direito.
De notar que o UVE paga ao CEME, e o CEME paga ao OPC uma fatura mensal da utilização agregada da sessões de carregamento nos seus postos.
Um OPC recebe de todos os CEME cujos utilizadores usaram os seus postos para carregar.

Já existem atualmente flat-rates no nosso modelo (e vão surgir mais muito em breve) onde o CEME apresenta um tarifa única para cada tomada de cada posto (inclui energia, utilização e taxas). Para tal O CEME tem acordos comerciais com os OPC, já que o fluxo de transações é nesse sentido.
Se quiser fazer um custo fixo mensal é perfeitamente possivel, desde o margem lhe seja positiva depois de pagar aos OPC's. É tudo uma gestão de de risco. Acho que ainda estamos numa fase embrionária desse processo, mas vamos lá chegar sem dúvida, principalmente com acordos entre grupos comerciais (compre aqui desconte ali).

Vários operadores europeus já se estão a registar como OPC na nossa rede (já vai quase em 60 no total), e os postos deles só terão que cumprir as diretrizes de comunicação MOBI.E sob o standard OCPP.
Utilizaremos os nossos cartões CEME de igual forma nesses postos.
Se quiserem ir mais longe e agregarem tudo uma app ou na tag RFID privada deles, registam-se também como CEME (será o mais lógico) ou associam-se a um já existente.
A DCS (ChargeNow) já o fez e ficou com carregamento interoperável para toda a europa para quem tem BMW ou Mini.

As plataforma de roaming como a Gireve ou a Hubjet estão previstas integrar no nosso modelo também.
Para quando? Calendário M(usk)... MOBI.E.

Tem que haver mais pressão para as coisas andarem!!
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por migle » 15 jul 2020, 23:01

BrunoFonseca Escreveu:
15 jul 2020, 09:26
Parece-me que os CEME funcionam apenas como agentes financeiros.
Sim. Tal como os CE em casa.
BrunoFonseca Escreveu:
15 jul 2020, 09:26
Ou têm de a comprar antes desta ser consumida?
Boa pergunta. Aguardo a resposta de quem saiba.
Eu fiquei com a sensação (da lei) de que os CEME têm acesso ao MIBEL nos mesmos termos que os CE. Os CE compram energia e potência antecipadamente.
Mas isso não parece razoável com os CEME, nem pelo volume de negócios, mem pela infraestrutura que parece demasiado complexa para CEME pequenos como eVAZ.

Deduzo que haja um contrato com um CE.
BrunoFonseca Escreveu:
15 jul 2020, 09:26
O CEME pode produzir a própria electricidade?
Se for como em casa, não. Pode haver contratos de compra antecipada estabelecidos entre empresas do mesmo grupo (EDP produção/EDP comercial).
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 16 jul 2020, 08:39

Parece continuar a não haver coerência nos novos postos que não são da rede piloto.

Posto Rua da Boavista em Aveiro, da KLC, de 7.4kW está a 6 cêntimos por minuto (AVR-00020).
Fica mais caro que qualquer PCR!

Espero que seja um gaffe :o
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 16 jul 2020, 09:17

Realmente :? Mandei-lhes uma mensagem a sugerir reverem aquele valor.
Nem é pelo posto em si, aquilo é nas instalações da Magnum Cap (a localização nem é nada de especial para lá deixar o carro a carregar umas horas), provavelmente a ideia é mesmo alguma exclusividade com preços diferenciados para eles, mas que passa uma imagem absurda, passa.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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