De facto esta questão seria mais apropriada num tópico à parte. Mas posso dar umas dicas.BrunoFonseca Escreveu: ↑15 jul 2020, 09:26Parece-me que os CEME funcionam apenas como agentes financeiros.BrunoAlves Escreveu: ↑14 jul 2020, 23:36mas parece que colocar algum "peso" dessa solução nos CEME é tabu...).
O que é que eles têm de fazer? Comprar no mercado igual quantidade de kWh que é consumido? Ou têm de a comprar antes desta ser consumida?
E que custos têm? Sistema de facturação e RH?
Nas ultimas 24h o preço do kWh nos mercados variou entre os 0,026€/kWh e os 0,039€/kWh, que é bastante menos do que aquilo que é cobrado a consumidor final que ronda os 0,16€/kWh.
O CEME pode produzir a própria electricidade?
Ajudem-me lá a compreender as reais competências, riscos e custos da operacao de um CEME.
Apenas sei que têm um valor absurdo (elevado) em termos de garantias bancárias.
Os CEME têm de garantir que a energia utilizada pelos seus utilizadores está a ser injetada por algum produtor. Isto é feito com contratos entre os CEME e os produtores.
Os custos, RH, etc fazem parte do segredo do negócio e obter essa informação deve custar algumas dezenas de milhares de € (ou mais) a uma consultora...
Sobre o custo no mercado de produção de energia e o preço de venda final não são diretamente comparáveis. É preciso adicionar a esse custo de produção da eletricidade o transporte e distribuição da eletricidade e isso está dentro de bolo de custos chamado TAR (Tarifa de Acesso às Redes), cujo valor é revisto anualmente pela ERSE. Existe uma TAR da ME: 0,1081€/kW.h fora de vazio e 0,0396€/kW.h em vazio, que tem de ser adicionada ao custo da energia do produtor. A partir daí é a margem do CEME e depois temos ainda de acrescentar o IVA.