LAbreu Escreveu: ↑08 jul 2020, 20:53
zeuz Escreveu: ↑08 jul 2020, 19:55
LAbreu Escreveu: ↑08 jul 2020, 18:45
Se te vendessem um VE só com DC por menos 2000€ compravas? Eu não.
Foram vendidos :
* BMW i3 60Ah sem carga rápida, i.e., sem tomada mennekes
* Nissan Leaf 24kWh sem carga rápida, i.e., sem tomada CHAdeMO
* Nissan Leaf 24kWh sem carga a 6,6kWh, i.e., só carregam em AC a 3,6kWh
* VW e-Golf sem carga rápida, i.e., sem tomada mennekes
Isso são carros sem QC e com AC, não o contrario...
Certo, mas leste o que escrevi a seguir:
São todos exemplos de que há mercado para várias escolhas.
A tua hipótese pode ser comparada à opção de carregamento em AC a 11kWh que algumas marcas estão a lançar no mercado.
Para quem sempre carrega em garagem própria, não faz sentido gastar o dinheiro extra se nunca tirar partido dos 11kWh.
Eu gosto de ter opção de poderes escolher qual o melhor carregador para mim quando configuro o carro. Pode dar-te jeito trifasico e não QC, pode dar-te jeito Chademo e não CCS. Por mim escolhi-a o comprador e não o vendedor
Foi isso que fizeram as pessoas/empresas que compraram BMW i3 sem carga rápida!
Mas para isso é preciso que haja essa escolha!
LAbreu Escreveu: ↑08 jul 2020, 18:45
Por isso acho que os construtores ate podem tentar, mas não vamos ter isso a acontecer.
Tens a certeza ?
O GM EV1 já passou... Sabes o que é a caixa de pandora? A Tesla e o Carlos Ghosn já a abriram... Acabou-se. As marcas ou adaptam-se ou morrem. As marcas vão tentar atrasar... Atrasar não é voltar a trás.
Não escrevi que iriam voltar atrás... escrevi, tal como tu agora fizeste, que vão atrasar tanto quanto puderem.
E "atrasar" não significa que vão demorar a lançar o que queres comprar! Podes nunca chegar a ver no mercado aquilo que queres ou necessitas comprar!
E os países que constituem a União Europeia ? Será que estão impedidos de criar uma lei que te obrigasse a carregar o carro apenas em postos públicos ?
Foi a UE que stardardizou o CCS. São os estados europeus que ainda dão incentivos a compra de VE. A UE quer que haja carros electricos. E os politicos somos nós que os elegemos na europa (nos EUA são os politicos que escolhem os eleitores, mas isso e politica...)
Não refutaste a minha mensagem... que garantias temos que não haverá no futuro uma lei a nos proibir de carregar o carro em casa ?
Achas que eleger políticos que prometam não criar tal lei é impedimento para que não venham a votar favoravelmente tal lei ?
A UE standardizou o CCS porque era do interesse da indústria europeia/alemã.
...até criarem leis que de uma maneira ou outra te levem a trocá-lo...
Se não te obrigam a trocar o Peugeot 105 do milenio passado, como te vão obrigar a trocar o teu carro com menos 30 anos?
Há muitas maneira de te obrigarem a fazer algo...
( Houve Peugeot 104 e 106 , mas nunca um 105! O 106 e o 306 foram lançados para substituir o 205. )
E uma bateria para ~150km ? Quando custa ?
Soma aos 3.000€ o custo da bateria e do carro que queres converter.
Qual o custo total ? 10.000€ ? 15.000€ ?
E a legalização ? Conheces casos de sucesso em Portugal ?
Olhando para o preço de alguns VE's usados, achas que compensa fazer um retrofit ?
Mas esse conforto só é possível se tiveres garagem própria!
Nunca disse que era para todos. So disse que quem tem garagem não ia deixar de exigir um carregador tipo 2 no seu carro.
...mais uma vez... se o puder fazer ou, por outras palavras, se tiver essa opção...
Para quem não tem garagem, se o carregamento em PCN ficar ao preço de um carregamento em PCR, a opção será carregamento em PCR!
O hábito, a rotina, de ir abastecer já existe! Só muda o combustível usado!