
Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
- BrunoFonseca
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Outra nota interessante, é que apesar de estar a considerar os valores dos km adicionais, a RCI ainda não mos cobrou, apesar de lançar a factura todos os meses com o aluguer.
Ao final do 1º ano liguei-lhes (à RCI) a questionar se tinha que lhes indicar o nº de km do carro, até porque tinha interesse em aumentar o limite de km, ao que disseram que a Renault é que faria isso.
A pergunta que se coloca é se ao abrigo da lei que prevê que já não podem cobrar algo que deveria ter sido facturado à mais de 6 meses, se ainda me podem debitar o valor total de km adicionais desde o inicio do contrato?
Ao final do 1º ano liguei-lhes (à RCI) a questionar se tinha que lhes indicar o nº de km do carro, até porque tinha interesse em aumentar o limite de km, ao que disseram que a Renault é que faria isso.
A pergunta que se coloca é se ao abrigo da lei que prevê que já não podem cobrar algo que deveria ter sido facturado à mais de 6 meses, se ainda me podem debitar o valor total de km adicionais desde o inicio do contrato?
- ljbmartins
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Para sermos justos, ao dizer que o VE compensa teriamos que incluir o valor de ambos os carros no momento da aquisição. Porque o grande problema passa pelo tempo de amortização (ou km) da diferença de custo.
Fiz ainda mais 2 cálculos, considerando:
1) que 100% dos carregamentos efectuados seriam em casa (~0,108€/kWh)
2) que 100% dos carregamentos efectuados seriam em postos públicos pagos (~0,30€/kWh)
Mesmo assim o VE compensa!
Por exemplo, no meu caso, a comparação do 208 a gasolina de 100Cv com o e208 com 15.000 km/ano demora quase 9 anos a amortizar a diferença de preço. Simulação feita com carregamentos exclusivos em casa bi-horário (0,124€/Kwh). Aquisição por empresas (meu caso) baixa para 6 anos devido às ajudas fiscais. Para quem fizer menos km anuais o problema ainda será maior (p.e. 10.000 km/ano leva 12 anos a amortizar.
Apenas no caso das empresas o retorno acontece antes do fim da garantia das baterias. Convenhamos que não é muito bom cartão de visita.
O meu VE é abastecido em kWh. O gajo não "pasta" minutos vá-se lá a saber porquê. 

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Depende. Como disseste tem de se fazer as contas ao nº de KM que se faz num ano. O meu carro nos dois primeiros anos abateu a diferença de preço se tivesse comprado um carro a diesel que dei em troca do Leaf. O leaf custou-me 27000€ se tivesses comprado uma Renault Megane 1.5DCI (carro que tinha anteriormente e que foi dado em troca) custava-me cerca de ~24000€. No meu acumulado de poupança (podes ver no meu DB) de dois anos vai em 6407€ e falta fazer as contas em Setembro do terceiro ano. O carro ainda tem mais 5 anos de garantia.ljbmartins Escreveu: ↑19 jun 2020, 11:24Apenas no caso das empresas o retorno acontece antes do fim da garantia das baterias. Convenhamos que não é muito bom cartão de visita.
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- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
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Para sermos justos, ao dizer que o VE compensa teriamos que incluir o valor de ambos os carros no momento da aquisição. Porque o grande problema passa pelo tempo de amortização (ou km) da diferença de custo.
Por exemplo, no meu caso, a comparação do 208 a gasolina de 100Cv com o e208 com 15.000 km/ano demora quase 9 anos a amortizar a diferença de preço. Simulação feita com carregamentos exclusivos em casa bi-horário (0,124€/Kwh). Aquisição por empresas (meu caso) baixa para 6 anos devido às ajudas fiscais. Para quem fizer menos km anuais o problema ainda será maior (p.e. 10.000 km/ano leva 12 anos a amortizar.
Apenas no caso das empresas o retorno acontece antes do fim da garantia das baterias. Convenhamos que não é muito bom cartão de visita.
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A minha questão é e o Peugeot de 100 cavalos tem o mesmo nível de equipamentos, potência ? Provavelmente se imputar iuc estacionamento em algumas cidades e equipara o nível de equipamentos e performance rapidamente conseguirá uma poupança considerável
Para sermos justos, ao dizer que o VE compensa teriamos que incluir o valor de ambos os carros no momento da aquisição. Porque o grande problema passa pelo tempo de amortização (ou km) da diferença de custo.
Por exemplo, no meu caso, a comparação do 208 a gasolina de 100Cv com o e208 com 15.000 km/ano demora quase 9 anos a amortizar a diferença de preço. Simulação feita com carregamentos exclusivos em casa bi-horário (0,124€/Kwh). Aquisição por empresas (meu caso) baixa para 6 anos devido às ajudas fiscais. Para quem fizer menos km anuais o problema ainda será maior (p.e. 10.000 km/ano leva 12 anos a amortizar.
Apenas no caso das empresas o retorno acontece antes do fim da garantia das baterias. Convenhamos que não é muito bom cartão de visita.
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A minha questão é e o Peugeot de 100 cavalos tem o mesmo nível de equipamentos, potência ? Provavelmente se imputar iuc estacionamento em algumas cidades e equipara o nível de equipamentos e performance rapidamente conseguirá uma poupança considerável
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
E o valor residual dos carros, não entram na equação?
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Portanto, um VE de custo mais elevado na aquisição que um ice, irá valer mais no fim das contas.... há que entrar com esta variável também.
- BrunoFonseca
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
E o prazer de condução?
E a consciência ambiental?
Há tantas variáveis que podem ser consideradas. Optei por considerar apenas as que podem ser mais impactantes no momento de decisão. Sinceramente, se tivesse que decidir hoje sobre a compra de VE vs ICE, decidia igual. Idem para a questão da Bateria de Aluguer vs Compra.
E a consciência ambiental?
Há tantas variáveis que podem ser consideradas. Optei por considerar apenas as que podem ser mais impactantes no momento de decisão. Sinceramente, se tivesse que decidir hoje sobre a compra de VE vs ICE, decidia igual. Idem para a questão da Bateria de Aluguer vs Compra.
Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
O que aparece na imagem é o custo do carregamento? Se sim, em casa é mais caro que o atual, isto é por carregares na empresa ou assim?BrunoFonseca Escreveu: ↑19 jun 2020, 08:43Fiz ainda mais 2 cálculos, considerando:
1) que 100% dos carregamentos efectuados seriam em casa (~0,108€/kWh)
2) que 100% dos carregamentos efectuados seriam em postos públicos pagos (~0,30€/kWh)
Pois, com o aluguer não pagas inicialmente pela bateria, parecendo que não ainda são quase €10.000.BrunoFonseca Escreveu: ↑19 jun 2020, 08:43Quanto ao tema do aluguer da bateria vs compra, vai sempre depender de quanto tempo pretendes manter o carro e quantos km por mês fazes.
Repara que neste 2º ano, como reduzi bastante o andamento do carro (quase 4 meses sem andar) o peso do aluguer da bateria é maior.
Abaixo a comparação
É isso. Tem que se comparar carros do mesmo segmento e com a mesma potência e equipamento. No entanto, mesmo o 208 com 130cv, a diferença fica perto dos €10.000, o que dependendo dos valores, pode ser mais ou menos de 9 anos para amortizar. Mas depois há outras potenciais poupanças, como já se falou por aqui, como por exemplo em manutenção e estacionamento. Além disso, pelo menos para mim, o dinheiro não é tudo e o VE tem outras vantagens que dou valor.beme83 Escreveu: ↑19 jun 2020, 14:18A minha questão é e o Peugeot de 100 cavalos tem o mesmo nível de equipamentos, potência ? Provavelmente se imputar iuc estacionamento em algumas cidades e equipara o nível de equipamentos e performance rapidamente conseguirá uma poupança considerávelljbmartins Escreveu: ↑19 jun 2020, 11:24Para sermos justos, ao dizer que o VE compensa teriamos que incluir o valor de ambos os carros no momento da aquisição. Porque o grande problema passa pelo tempo de amortização (ou km) da diferença de custo.
Por exemplo, no meu caso, a comparação do 208 a gasolina de 100Cv com o e208 com 15.000 km/ano demora quase 9 anos a amortizar a diferença de preço. Simulação feita com carregamentos exclusivos em casa bi-horário (0,124€/Kwh). Aquisição por empresas (meu caso) baixa para 6 anos devido às ajudas fiscais. Para quem fizer menos km anuais o problema ainda será maior (p.e. 10.000 km/ano leva 12 anos a amortizar.
Apenas no caso das empresas o retorno acontece antes do fim da garantia das baterias. Convenhamos que não é muito bom cartão de visita.
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- BrunoFonseca
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Os valores de carregamento na imagem reflectem os carregamentos pagos, seja em casa ou postos publico pagos.cfvp Escreveu: ↑19 jun 2020, 21:13O que aparece na imagem é o custo do carregamento? Se sim, em casa é mais caro que o atual, isto é por carregares na empresa ou assim?BrunoFonseca Escreveu: ↑19 jun 2020, 08:43Fiz ainda mais 2 cálculos, considerando:
1) que 100% dos carregamentos efectuados seriam em casa (~0,108€/kWh)
2) que 100% dos carregamentos efectuados seriam em postos públicos pagos (~0,30€/kWh)
Pois, com o aluguer não pagas inicialmente pela bateria, parecendo que não ainda são quase €10.000.BrunoFonseca Escreveu: ↑19 jun 2020, 08:43Quanto ao tema do aluguer da bateria vs compra, vai sempre depender de quanto tempo pretendes manter o carro e quantos km por mês fazes.
Repara que neste 2º ano, como reduzi bastante o andamento do carro (quase 4 meses sem andar) o peso do aluguer da bateria é maior.
Abaixo a comparação
Tenho tido a sorte de conseguir carregar em postos públicos gratuitos, nomeadamente em centros comerciais onde consumo, daí a diferença.
Quanto à bateria, sim a vantagem é pagar a mesma a "prestações sem juros", mas depende também do tempo que se pretende ter o carro. Sinceramente acho que é a melhor solução para quem não pode efectuar um investimento inicial muito elevado e esses 8000€ fazem muita diferença.
A partir do momento que tens um VE, então aí começam as poupanças!