Boa tarde a todos.
É a primeira vez que estou a participar no forum, embora já siga há algum tempo.
Gostaria, se possível, que me esclarecessem alguns pontos relacionados com a minha experiência até agora.
Primeiro devo dizer que adquiri um Leaf de 30kW, em segunda mão, na Entreposto Lisboa, tendo na altura da compra cerca de 32300km e com as 12 barras ainda. Adquiri a viatura em julho de 2019, embora a matrícula seja de nov/2016.
Alguns kms depois, com cerca de 33500, perdi uma barra das baterias, o que me parece indiciar que o proprietário anterior utilizaria com frequência carregadores rápidos. No entanto, mesmo quando ainda tinha as 12 barras, um carregamento a 100% nunca me deu mais do que 182km de autonomia prevista. E aqui surge a minha primeira questão: como já vi em vídeos Leafs de 30kW a apresentarem autonomias de 230km, com carregamento a 100%, acho estranho que o meu, mesmo com as 12 barras não passasse dos 182km. Para além disso, agora com as 11 barras, carregado a 100% dá uma autonomia estimada de 172km. Parece-me que há aqui alguma questão de cálculo de autonomia, que possa estar relacionada com versão do software/firmware da viatura. Alguém pode dar-me algum esclarecimento sobre esta possibilidade?
Outra questão prende-se com alguns tópicos que tenho visto relacionados com a posição N da "caixa de velocidades". Qual o objetivo de conduzir trechos de estrada na posição "N" e não na "B" que, supostamente, "regenera" a bateria?
Outra questão ainda: encomendei uma ficha ODB2 para tentar aceder a mais dados do carro. Onde se coloca essa ficha?
Por útimo: Utilizando a app da Nissan, os dados mensais e diários não têm estado a ser carregados pela app. Há algum problema que tenham detetado no funcionamento da app, ou serei só eu? Também tentei com uma app não Nissan e os dados também não são atualizados...
Grato pela vossa ajuda,
Cordialmente
PCardoso
Coimbra

Diário de Bordo PJAC1968-Coimbra
-
- Registado: 17 set 2019, 14:31
- Data de fabrico: 26 nov 2016
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Diário de Bordo PJAC1968-Coimbra

Coimbra
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura
Em relação aos valores de autonomia acabei de responder aqui à sua duvida.pjac1968 Escreveu: ↑03 mar 2020, 13:58Alguns kms depois, com cerca de 33500, perdi uma barra das baterias, o que me parece indiciar que o proprietário anterior utilizaria com frequência carregadores rápidos. No entanto, mesmo quando ainda tinha as 12 barras, um carregamento a 100% nunca me deu mais do que 182km de autonomia prevista. E aqui surge a minha primeira questão: como já vi em vídeos Leafs de 30kW a apresentarem autonomias de 230km, com carregamento a 100%, acho estranho que o meu, mesmo com as 12 barras não passasse dos 182km. Para além disso, agora com as 11 barras, carregado a 100% dá uma autonomia estimada de 172km. Parece-me que há aqui alguma questão de cálculo de autonomia, que possa estar relacionada com versão do software/firmware da viatura. Alguém pode dar-me algum esclarecimento sobre esta possibilidade?
A utilização do "N" serve para deixar o carro ganhar velocidade.
Por vezes será mais util deixar o carro embalar do que deixar o carro regenerar, perder velocidade e gastar energia extra para retomar a velocidade inicial.
Confesso que era céptico na utilização do "N" mas "converti-me".
Depende do modelo: será debaixo do volante, por cima dos pedais ou por detrás de uma tampa nos plásticos por baixo do volante.
Eu nunca consegui obter dados corretos na App da Nissan. Gosto muito de "dar ordens" ao carro via a App. É a utilização de dou à App.pjac1968 Escreveu: ↑03 mar 2020, 13:58Por útimo: Utilizando a app da Nissan, os dados mensais e diários não têm estado a ser carregados pela app. Há algum problema que tenha detetado no funcionamento da app, ou serei só eu? Também tentei com uma app não Nissan e os dados também não são atualizados...
Conforme referido será melhor criar um DB próprio para ir pondo as suas duvidas.
-
- Registado: 07 jun 2019, 08:32
- Data de fabrico: 01 fev 2017
Re: Diário de Bordo PJAC1968-Coimbra
Boas,
O que tenho notado é que a autonomia está relacionada e muito, além de outros factores, com a pressão dos pneus.
Uma experiência que podes fazer é :
Pressão dos pneus a 2.5 como está no manual, carregar a 100%, e repara quantos km fazes.
Pressão dos pneus a 2.9 carregar a 100% e no mesmo trajeto dos km anteriores, ver quantos km fazes.
Depois diz algo....
O que tenho notado é que a autonomia está relacionada e muito, além de outros factores, com a pressão dos pneus.
Uma experiência que podes fazer é :
Pressão dos pneus a 2.5 como está no manual, carregar a 100%, e repara quantos km fazes.
Pressão dos pneus a 2.9 carregar a 100% e no mesmo trajeto dos km anteriores, ver quantos km fazes.
Depois diz algo....
- migle
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
Embora, como o pemifer disse, haja condutores que usam o N em estrada para ganhar umas pingas de eficiência, o N não está lá para isso. Está lá para ser possível deixar descair o carro, rebocar, etc, é o ponto morto, não é para conduzir.
O B faz com que o carro trave mais quando o pé do acelerador levantado. Sempre que travamos, mesmo com o pedal do travão, há travagem regenerativa. Esta regeneração significa trocar energia cinética por energia na bateria, que mais tarde voltará a ser trocada por energia cinética. Em cada uma destas trocas existe uma perda. Mesmo que o carro eléctrico seja muito eficiente, perdem-se uns 5% talvez. Então era mais eficiente não ter chegado a regenerar, deixando o carro rolar, se possível.
Mas eu diria para não pensar nisto, porque são muitas contas. Mais vale seguir em velocidade constante com o CC. É que além disto, há muitas outras perdas de energia não lineares. Por exemplo, as perdas para a resistência do ar vão com o quadrado da velocidade. Isto faz pender a balança para usar velocidade constante.
- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Ora vou então agora tentar responder as suas dúvidas.pjac1968 Escreveu: ↑04 mar 2020, 16:09Boa tarde a todos.
É a primeira vez que estou a participar no forum, embora já siga há algum tempo.
Gostaria, se possível, que me esclarecessem alguns pontos relacionados com a minha experiência até agora.
Primeiro devo dizer que adquiri um Leaf de 30kW, em segunda mão, na Entreposto Lisboa, tendo na altura da compra cerca de 32300km e com as 12 barras ainda. Adquiri a viatura em julho de 2019, embora a matrícula seja de nov/2016.
Alguns kms depois, com cerca de 33500, perdi uma barra das baterias, o que me parece indiciar que o proprietário anterior utilizaria com frequência carregadores rápidos. No entanto, mesmo quando ainda tinha as 12 barras, um carregamento a 100% nunca me deu mais do que 182km de autonomia prevista. E aqui surge a minha primeira questão: como já vi em vídeos Leafs de 30kW a apresentarem autonomias de 230km, com carregamento a 100%, acho estranho que o meu, mesmo com as 12 barras não passasse dos 182km. Para além disso, agora com as 11 barras, carregado a 100% dá uma autonomia estimada de 172km. Parece-me que há aqui alguma questão de cálculo de autonomia, que possa estar relacionada com versão do software/firmware da viatura. Alguém pode dar-me algum esclarecimento sobre esta possibilidade?
Outra questão prende-se com alguns tópicos que tenho visto relacionados com a posição N da "caixa de velocidades". Qual o objetivo de conduzir trechos de estrada na posição "N" e não na "B" que, supostamente, "regenera" a bateria?
Outra questão ainda: encomendei uma ficha ODB2 para tentar aceder a mais dados do carro. Onde se coloca essa ficha?
Por útimo: Utilizando a app da Nissan, os dados mensais e diários não têm estado a ser carregados pela app. Há algum problema que tenham detetado no funcionamento da app, ou serei só eu? Também tentei com uma app não Nissan e os dados também não são atualizados...
Grato pela vossa ajuda,
Cordialmente
PCardoso
Coimbra
Em relação ao carro ter perdido a primeira barra, apenas com 32300km aquilo que podemos dizer sem estar a ver as "entranhas" do carro com o Leafspy é que é normal. O que nós proprietários do Leaf de 30kWh temos vindo a constatar com as nossas trocas de informação, é que todos os carros estão a ter uma degradação muito idêntica independentemente do nº de KM, carregamentos a 80% ou 100%, nº de carregamentos rápidos etc. Eu pessoalmente acho que existe o factor tempo como consequência da degradação. Não o consigo explicar de outra maneira, pois é a única coisa que muitos carros tem em comum, é os anos e a degradação muito semelhante. Depois há carros como o meu com 100000km que perdeu a primeira barra os por volta dos 90000km e há outros como o seu que perderam aos 40000km/50000km etc. Todos eles com usos diferentes.
Diria que não se deve preocupar muito porque será "normal", como disse anteriormente. O nº de km que o carro permite fazer e que mostra no GOM (autonomia) é influenciado por vários factores (velocidade, temperatura ambiente, desnível do terreno, se liga o ar condicionado e/ou o aquecimento, etc), tal como acontece nos carros a combustão, só que como os eléctricos dão mais informação, logo temos uma percepção dos valores que nos carros a combustão simplesmente não ligamos. Era importante saber também se o carro tem o update que altera a maneira como o carro faz o calculo da capacidade da bateria. Isto pode ficar a saber perguntando no Entreposto.
Sendo o frio um "castrante" natural da capacidade das baterias de lítio, é por isso normal você agora de inverno ter autonomias de 173km assim que as temperaturas subirem (primavera/verão) vai ver essa autonomia aumentar. Visto que o seu carro já perdeu uma barra dificilmente irá ver os tais 230km de autonomia, isto aparece quando temos uma condução cuidada, e uma degradação da bateria inferior a 10% (SOH entre os 90% e os 100%).
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
Olá e bem.vindo ao mundo dos VE.
As dúvida já estão, na essencia respondidas e é natural que mais surjam.
O importante é a decisão de mudança e, de agora em diante, poupar a carteira, o ambiente e desfrutar da condução do carro.
As dúvida já estão, na essencia respondidas e é natural que mais surjam.
O importante é a decisão de mudança e, de agora em diante, poupar a carteira, o ambiente e desfrutar da condução do carro.