

EVSE inteligente
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: EVSE inteligente
Top of the game! Quem sabe sabe 

- Nonnus
- Mensagens: 3456
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: EVSE inteligente
Apr o meu enode não morreu. Continua a ter comunicação.
Ontem reparei que continua a fazer a leitura do consumo instantâneo. Acordou do coma mas continua nos cuidados intensivos. 


Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: EVSE inteligente
Pois esse esp8266 nem aceitou nova programação, espero que ja esteja tudo reposto e a funcionar.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: EVSE inteligente
Finalmente tenho a primeira PCB totalmente desenhada e construida por mim. É bastante simples, compativel com os EVSE antigos e aparentemente funciona muito bem, não aquece nada quando está ligada a um WiFi. É o que acontece quando usamos componenetes genuinos.

O meu EVSE já tem este upgrade, foi abrir a caixa desencaixar um chip e colocar o outro, para já nada a reportar fez a carga programada habitual e parece-me que tem melhor cobertura que os chips mais antigos.
Entretanto na parte do desenvolvimento removi o diferencial e coloquei-o numa PCB à parte - fica do tamanho do polegar. Assim o EVSE fica à prova do futuro e fica compativel com os diferenciais que existem no mercado, para já da Western Automation e da Bender.

Gostava também de vos deixar o resultado do meu primeiro cliente, apostou em 2 EVSE inteligentes há ano e meio e o resultado é este:

Como só o EVSE permite usar a energa solar remanescente automaticamente, permitam-me abusar um pouco e reclamar para o EVSE o total da produção solar. Foi possivel usar 92% da energia solar nos VE's e na casa resultado em quase 1000€ de poupança real. 2 EVSE totalmente pagos em 1,5 anos! E a amortização dos restantes sistemas é muito mais acelerado, estou extremamente satisfeito com os 8% desperdicio solar que são mostrados nos totais.
Parabéns e obrigado pela aposta neste EVSE! A cena "auto solar" está a ser desenvolvida e é inspirada neste caso, para que a intervenção manual no EVSE seja minima.
Para o ano vai poder ser possivel instalar muitos kWp no telhado, se a EDP não complicar vão ser tempos muito interessantes. Aliás já estamos a viver tempos muito interessantes!!
Abraço e bom ano a todos!
O meu EVSE já tem este upgrade, foi abrir a caixa desencaixar um chip e colocar o outro, para já nada a reportar fez a carga programada habitual e parece-me que tem melhor cobertura que os chips mais antigos.
Entretanto na parte do desenvolvimento removi o diferencial e coloquei-o numa PCB à parte - fica do tamanho do polegar. Assim o EVSE fica à prova do futuro e fica compativel com os diferenciais que existem no mercado, para já da Western Automation e da Bender.
Gostava também de vos deixar o resultado do meu primeiro cliente, apostou em 2 EVSE inteligentes há ano e meio e o resultado é este:
Como só o EVSE permite usar a energa solar remanescente automaticamente, permitam-me abusar um pouco e reclamar para o EVSE o total da produção solar. Foi possivel usar 92% da energia solar nos VE's e na casa resultado em quase 1000€ de poupança real. 2 EVSE totalmente pagos em 1,5 anos! E a amortização dos restantes sistemas é muito mais acelerado, estou extremamente satisfeito com os 8% desperdicio solar que são mostrados nos totais.
Parabéns e obrigado pela aposta neste EVSE! A cena "auto solar" está a ser desenvolvida e é inspirada neste caso, para que a intervenção manual no EVSE seja minima.
Para o ano vai poder ser possivel instalar muitos kWp no telhado, se a EDP não complicar vão ser tempos muito interessantes. Aliás já estamos a viver tempos muito interessantes!!
Abraço e bom ano a todos!
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: EVSE inteligente
Bravo!
Eu gostava de contribuir com a comparação do comportamento do Ioniq com a cena para ver se o carro está ligado à ficha ou não. (conversa de há um ano) talvez com um vídeo timelapse.
Será que faria sentido o esp32 ler o SoC pelo OBD? Isto é, seria possível fazê-lo de forma limpa?
Eu gostava de contribuir com a comparação do comportamento do Ioniq com a cena para ver se o carro está ligado à ficha ou não. (conversa de há um ano) talvez com um vídeo timelapse.
Será que faria sentido o esp32 ler o SoC pelo OBD? Isto é, seria possível fazê-lo de forma limpa?
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3088
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: EVSE inteligente
Mais uma vez os meus parabéns, e queria desde já reservar quando possível para a minha casa, pois tenho 24 painéis de 250Wh de uma
micro-geração cuja produção é paga à volta de 0,10€ o Kw pela edp, o que me vai levar a acabar com o respectivo contrato logo que
possível. ( foi a 1ª micro-geração particular a ser aprovada em Portugal )
micro-geração cuja produção é paga à volta de 0,10€ o Kw pela edp, o que me vai levar a acabar com o respectivo contrato logo que
possível. ( foi a 1ª micro-geração particular a ser aprovada em Portugal )
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
-
- Mensagens: 221
- Registado: 14 nov 2017, 00:38
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: EVSE inteligente
Parabéns. Um projecto cinco estrelas. Apesar de muitas vezes ser algo técnico para mim, tenho seguido todos os posts com interesse
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: EVSE inteligente
Não estou a pereber bem o que queres fazer, podes explicar melhor?migle Escreveu: Eu gostava de contribuir com a comparação do comportamento do Ioniq com a cena para ver se o carro está ligado à ficha ou não. (conversa de há um ano) talvez com um vídeo timelapse.
Neste momento o que está implementado é o que discutimos neste tópico ha uns tempos, o SOC inicial é uma variável disponivel para ser configurada no EVSE. Hoje é atualizada manualmente, através da página web ou através do bot do telegram. O esp32 tem Bluetooth, mas de ter até fazer é um salto enorme e eu nunca mexi em nada relacionado com BT. Precisaria de alguém que quisesse avançar por aí e mostrar os resultados, assim de cabeça preocupa-me o facto de ter que haver sempre o OBD ligado ao carro e ter que ser posivel recolher o SOC do maior numero de marcas/modelos de VE.migle Escreveu: Será que faria sentido o esp32 ler o SoC pelo OBD? Isto é, seria possível fazê-lo de forma limpa?
Filipe, vou-te mandar uma PM.