Esse é o aspecto que não me conformo... Este modelo misto, entre intervencionismo e iniciativa privada, tinha de ter como objectivo nº 1 a criação de uma rede nacional e não uma rede em Lisboa e outra no Porto! Só assim teríamos um crescimento sustentável da rede de carregamentos e de veículos electricos em Portugal de norte a sul.

Regulamento da Mobilidade Elétrica
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica
Foram publicados pela ERSE os comentários e resultados da consulta pública. Está ali um bocado para ler.
http://www.erse.pt/pt/consultaspublicas ... as/78.aspx
No resumo dos comentários dizem algo como "a ERSE compreende as dificuldades mas blablabla" por isso não espero grandes novidades. Seja como for, é notório o desagrado da larga maioria dos que contribuíram.
http://www.erse.pt/pt/consultaspublicas ... as/78.aspx
No resumo dos comentários dizem algo como "a ERSE compreende as dificuldades mas blablabla" por isso não espero grandes novidades. Seja como for, é notório o desagrado da larga maioria dos que contribuíram.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- t3lmo
- Mensagens: 865
- Registado: 04 ago 2012, 13:29
- Data de fabrico: 31 out 2014
- Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
- Localização: Sintra
Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica
Foi igualmente publicado o RME versão final em:
http://www.erse.pt/pt/consultaspublicas ... 20PEXT.pdf
http://www.erse.pt/pt/consultaspublicas ... 20PEXT.pdf
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica
Tenho estado a ler as contribuições. Muito me agrada ler que a maioria (até onde cheguei, e ainda faltam bastantes) consideram o modelo demasiado complexo, burocrático, oneroso, demasiadas entidades e, no geral, uma bosta. 

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- BrunoFonseca
- Mensagens: 1246
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica
Sim, mas aparentemente e com excepção das reduções das garantias, acaba por ser uma mão cheia de nada.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica
Claro, pau que nasce torto...
Gostaria de reforçar que boa parte dos OPC que responderam consideram o regulamento mau e um entrave ao crescimento da ME. A quem defende que este modelo tem como grande virtude a facilidade com que pequenos players se lançam no mercado em situação de igualdade, senão seria tudo açambarcado pelos grandes, a mobiletric diz isto:
http://www.erse.pt/pt/consultaspublicas ... LETRIC.pdf
Seja como for, este modelo está morto só que ainda ninguém lhes disse. A PowerDot e os seus Hubs provam isso mesmo. Melhores preços, custo conhecido, vários postos por localização, etc. É esperar que outros tenham a coragem e que isto possa um dia sair do Porto e Lisboa (e obviamente os abram a todos os utilizadores - o que acho que irá acontecer naturalmente para maximizar a utilização dos postos).

Gostaria de reforçar que boa parte dos OPC que responderam consideram o regulamento mau e um entrave ao crescimento da ME. A quem defende que este modelo tem como grande virtude a facilidade com que pequenos players se lançam no mercado em situação de igualdade, senão seria tudo açambarcado pelos grandes, a mobiletric diz isto:
http://www.erse.pt/pt/consultaspublicas ... LETRIC.pdf
Claro que isto tinha muito peso dos valores absurdos das garantias e taxas, mas entendo que o aligeirar dessas não desvirtua a conclusão.Considera a Mobiletric que o presente regulamento, se efetivo e se fiscalizado, irá conduzir à paragem do investimento no sector e à desertificação de ofertas competitivas, em prol da concentração em operadores existentes do sector elétrico e de retalho de combustíveis brancos.
Seja como for, este modelo está morto só que ainda ninguém lhes disse. A PowerDot e os seus Hubs provam isso mesmo. Melhores preços, custo conhecido, vários postos por localização, etc. É esperar que outros tenham a coragem e que isto possa um dia sair do Porto e Lisboa (e obviamente os abram a todos os utilizadores - o que acho que irá acontecer naturalmente para maximizar a utilização dos postos).
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica
Esperar que de comentários para a melhoria de um regulamento estivessem elogios ao mesmo seria estranho. Claro que os vários comentários são de desacordo com diversos aspetos do RME e também do modelo.
Espero que quem diz, e são muitos, que este modelo foi feito para favorecer a EDP leia o comentário da mesma. Aliás, esperem para breve novidades por parte da EDP.
Espero que quem diz, e são muitos, que este modelo foi feito para favorecer a EDP leia o comentário da mesma. Aliás, esperem para breve novidades por parte da EDP.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica
E o que irão fazer desta democracia de opiniões, um proform?BrunoAlves Escreveu: ↑12 out 2019, 00:01Tenho estado a ler as contribuições. Muito me agrada ler que a maioria (até onde cheguei, e ainda faltam bastantes) consideram o modelo demasiado complexo, burocrático, oneroso, demasiadas entidades e, no geral, uma bosta.![]()
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- BrunoFonseca
- Mensagens: 1246
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica
Curioso que com tantos utilizadores descontentes, apenas 7 (individuais) se dignaram a enviar propostas de alteração...