Sim, também não tinha reparado, mas o "velhinho" acende a luz da tartaruga...frankesousa Escreveu: ↑06 set 2019, 16:34E se vires a tua imagem do "velhinho" leaf 24 também tem o mesmo, as "bolinhas" simples em vez de estarem duplas.

Dicas para primeira Viagem que necessita PCR
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
Re: Dicas para primeira Viagem que necessita PCR
Obrigado por teres identificado a indicação da perda de potência, não tinha reparado, estive sempre a espera de uma tartaruginhafrankesousa Escreveu: ↑06 set 2019, 11:14O carro já estava efectivamente a limitar a potência:
[/url]
Mesmo esta com muita % de bateria estava com a potência máxima limitada.
Tal como estava nas fotos do Pedro.

- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
A tartaruga aparece quando a perda de potência é mais significativa. Não sei o valor exato, mas deve andar pelos 25-50kW. Para andar a 120km/h em plano são necessários uns 20kW de potência, ou seja, mesmo com a tartaruga ainda é possível velocidades elevadas.
Para limitar a potência a sério, para menos de 10kW, é necessário abusar muito, tipo fazer uma carga rápida até ao vermelho e depois andar a 150km/h. A inércia térmica e o tempo que demora o calor a chegar aos sensores garante que quando estes atingirem 55C já o interior da bateria está acima disso, e portanto é inevitável o corte de potência total.Quando foi inaugurado o corredor Sul dos PCRs aconteceu isso num Leaf 30 no regresso a Lisboa, conduzido por um comercial sem experiência de elétricos.
Para limitar a potência a sério, para menos de 10kW, é necessário abusar muito, tipo fazer uma carga rápida até ao vermelho e depois andar a 150km/h. A inércia térmica e o tempo que demora o calor a chegar aos sensores garante que quando estes atingirem 55C já o interior da bateria está acima disso, e portanto é inevitável o corte de potência total.Quando foi inaugurado o corredor Sul dos PCRs aconteceu isso num Leaf 30 no regresso a Lisboa, conduzido por um comercial sem experiência de elétricos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Pois é a tal situação de fazer uma carga rápida com o SOC baixo até um SOC elevado. Se fosse dos 50% para cima o efeito da temperatura já era menor, mas enfim, eu percebo que alguém não queira fazer isso, pois a viagem torna-se menos prática.
Aqui já se nota e bem o rapidgate.

Concordo. Eu também comprei o meu com o mesmo propósito. No entanto a ver se qualquer dia me aventuro a fazer uma viagem longa para ver se controlando a velocidade e/ou o SOC nas cargas rápidas é possível controlar a temperatura. Pelo menos outro utilizador do fórum, o civic, conseguiu controlar a temperatura das 2 CRs que fez, carregando perto dos 50% de SOC e indo a velocidades de 100/110 km/h. Está aqui o relato: viewtopic.php?p=118302#p118302j4ck Escreveu: ↑05 set 2019, 13:06Após esta experiência chego a conclusão que o Leaf foi desenhado para o propósito para qual eu o comprei, carro do dia a dia. Voltaria a fazer Porto/Lisboa/Porto mas porque faço essa viagem de longe a longe, a ultima vez foi a 4 anos. A falta de arrefecimento da bateria limita em muito o carro neste tipo de viagem.
Agora já funciona?j4ck Escreveu: ↑05 set 2019, 22:46Hoje recebi a seguinte SMS da Galp:
"Bem-vindo,
O seu cartão GalpElectric com o numero XXXXXXX foi ativado no dia 05/09/2019. Dentro de cerca de 5 dias ira receber-lo na morada que nos indicou. A Galp agradece a sua preferencia."
Já tenho o cartão a uma semana, e ontem (a minha primeira tentativa de utilização) não era reconhecido.![]()
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
Mas estás a gostar do carro, apesar destes precalços?
Estou a gostar, sinceramente não pensei que fosse gostar tanto, sexta-feira faz 4 semanas e já vai com 2900km. A condução é muito agradável, desde a suspensão a resposta do motor. Mas como tudo tem algumas questões que podiam ser melhorados, a APP podia funcionar, o fecho central trancar as portas acima de 15km\hr, ajuste em profundidade do volante, fechar\abrir vidros com o comando e o apoio de descanso do pé esquerdo ser protegido. A questão de faltar TMS na bateria não me faz diferença tendo em conta a finalidade para qual comprei carro, se tivesse aumentaria o valor de aquisição. Caso não tivesse uma segunda viatura a diesel podia ter mais peso na escolha, ou não, a poupança anual em combustível chegaria perfeitamente para alugar uma viatura para as férias. Sem dúvida foi uma decisão acertada, melhor era de ter sido mais cedo.
É a opinião generalizada das pessoas que compram ou experimentam um eléctrico.
Algumas dessas limitações consegues contornar com o LeafSpy Pro. Essa de fechar as portas automaticamente por exemplo ou tirar alguns sons do VSP (ou todos... eu por exemplo tirei o som parvo da marcha-a-trás... à la carrinha de caixa aberta)
Exemplo:

Algumas dessas limitações consegues contornar com o LeafSpy Pro. Essa de fechar as portas automaticamente por exemplo ou tirar alguns sons do VSP (ou todos... eu por exemplo tirei o som parvo da marcha-a-trás... à la carrinha de caixa aberta)
Exemplo:

Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Nota-se um pouco sim. Mas o carro avisa-nos sobre essa situação, tanto visualmente no visor 360 como com o sonar, por isso não acho perigoso desligar isso. O som de marcha esse já deixo ligado e mesmo assim há sempre alguém que mete o pé na estrada sem olhar...
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018