Dicas para primeira Viagem que necessita PCR
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Re: Dicas para primeira Viagem que necessita PCR
Preferível procurar um dos muitos PCN que por lá há, de preferência a 6,6kW. Em algumas horas parado tens carga total para arrancar de volta
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Certo, eu disse PCR mas PCN deve chegar, penso em sair do Porto às 8hrs e iniciar o regresso por volta das 21hrs.
Com saída às 8hrs chego a horas de almoçar em Lisboa? Quanto tempo deve contar em estar ligado ao PCR na AE? Penso fazer paragens com +/-60% e carregar até 80-90%, preciso uma ou duas paragens? Será a melhor forma de minimizar o aquecimento da bateria?
Com saída às 8hrs chego a horas de almoçar em Lisboa? Quanto tempo deve contar em estar ligado ao PCR na AE? Penso fazer paragens com +/-60% e carregar até 80-90%, preciso uma ou duas paragens? Será a melhor forma de minimizar o aquecimento da bateria?
- frankesousa
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Deve querer é um PCN (carregador normal).
Em Lisboa há muitos VE mas também há quase 1 PCN em cada esquina, mau é se não arranja 1
Em Lisboa há muitos VE mas também há quase 1 PCN em cada esquina, mau é se não arranja 1

Se fores carregar em PCN (que é o ideal, se for possível) no destino então penso que podes abusar um bocado mais do carro na ida. Porque estar a parar sempre aos 60% vais ter que parar provavelmente umas 3 vezes, o que é um bocado chato. Se calhar para ir mais à vontade seria melhor 2 paragens. Podes ver aqui um exemplo de percurso (tens que carregar em "Plan Route" para veres): https://abetterrouteplanner.com/?plan_u ... 8837094bbdj4ck Escreveu: ↑25 ago 2019, 19:20Certo, eu disse PCR mas PCN deve chegar, penso em sair do Porto às 8hrs e iniciar o regresso por volta das 21hrs.
Depois para cima mesmo com um dos postos mais lentos (3.68kW) se ficares a carregar desde as 12h às 21h são 9h o que dá para encher quase a bateria toda. Então num posto de 22kW nem se fala. De resto é fazer de forma semelhante à ida. Exemplo: https://abetterrouteplanner.com/?plan_u ... 855839e97a
No entanto era bom que alguém com experiência nisto pudesse confirmar se estes percursos são os ideais.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
Desconhecia esse site, sem duvida uma grande ajuda, obrigado pela partilha. Pelo o que tenho lido 3 paragens pode ser vantajoso para evitar temperaturas altas na bateria. Com a ajuda do abetterrouteplanner e havendo PCRs disponíveis faço bem a viagem, falta perceber qual a melhor estratégia para não aumentar muito a temperatura das baterias.
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
Ainda só fiz 2 viagens Lisboa - Porto - Lisboa com este Leaf.
1ª Lisboa 9:12 -> Porto 13:16 (3:53);
carregamento em Pombal de 37 minutos (14% - 81%);
velocidade CC a 110km/h
tempo de condução: 3:16
Porto 16:20 -> Lisboa 21:42 (5:22);
carregamento em Pombal de 47 minutos
carregamento em Aveiras de 41 minutos
velocidade acima dos 110km/h
tempo de condução: 3:54
2ª Lisboa 7:58 -> Porto 12:20 (4:22);
carregamento em Pombal de 62 minutos (12% - 95%); já não me lembro porque carreguei acima de 80% mas desnecessário
velocidade CC a 105km/h;
tempo de condução: 3:20
Porto 19:23 -> Lisboa 01:07 (5:44);
carregamentos em Antuã de 28 minutos; em Pombal de 34 e Aveiras espera de 15 minutos mais carregamento de 21 minutos;
velocidade acima dos 110km/h principalmente depois de Aveiras
tempo de condução: 4:06
O que mais influencia o tempo de viagem é a percentagem de carga inicial.
Nunca consigo sair do Porto com 100%. (78% e 63%). Se eu conseguisse sair do Porto com 100% estou convencido que não demoraria aquele tempo todo a mais.
O que influência mais a seguir é o rapidgate. A viagem Porto - Lisboa sempre com a bateria quentinha, sempre a carregar lento, sempre muito tempo a carregar.
Dando o exemplo da viagem menos demorada, fiz Lisboa Pombal, cerca de 172km, depois cerca de 140 até ao Porto.
Partindo do Porto com 100% parece-me que a melhor maneira de fazer a viagem será Porto - Leiria cerca de 180km, Leira - Lisboa cerca de 133.
A melhor maneira de regressares será carregares o mais possivel em PCN.
1ª Lisboa 9:12 -> Porto 13:16 (3:53);
carregamento em Pombal de 37 minutos (14% - 81%);
velocidade CC a 110km/h
tempo de condução: 3:16
Porto 16:20 -> Lisboa 21:42 (5:22);
carregamento em Pombal de 47 minutos
carregamento em Aveiras de 41 minutos
velocidade acima dos 110km/h
tempo de condução: 3:54
2ª Lisboa 7:58 -> Porto 12:20 (4:22);
carregamento em Pombal de 62 minutos (12% - 95%); já não me lembro porque carreguei acima de 80% mas desnecessário
velocidade CC a 105km/h;
tempo de condução: 3:20
Porto 19:23 -> Lisboa 01:07 (5:44);
carregamentos em Antuã de 28 minutos; em Pombal de 34 e Aveiras espera de 15 minutos mais carregamento de 21 minutos;
velocidade acima dos 110km/h principalmente depois de Aveiras
tempo de condução: 4:06
O que mais influencia o tempo de viagem é a percentagem de carga inicial.
Nunca consigo sair do Porto com 100%. (78% e 63%). Se eu conseguisse sair do Porto com 100% estou convencido que não demoraria aquele tempo todo a mais.
O que influência mais a seguir é o rapidgate. A viagem Porto - Lisboa sempre com a bateria quentinha, sempre a carregar lento, sempre muito tempo a carregar.
Dando o exemplo da viagem menos demorada, fiz Lisboa Pombal, cerca de 172km, depois cerca de 140 até ao Porto.
Partindo do Porto com 100% parece-me que a melhor maneira de fazer a viagem será Porto - Leiria cerca de 180km, Leira - Lisboa cerca de 133.
A melhor maneira de regressares será carregares o mais possivel em PCN.
- rnlcarlov
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
Na zona do parque das nações há bastantes PCNs, embora por vezes muitos estejam ocupados. Nada como o electromaps/miio para ver em tempo real o seu estado. Pagando, existem os PCNs do centro Vasco da Gama, que precisamente por serem pagos haverá vagas quase certamente.
O problema é que parece que são de 11kW (trifásico), o que para Leafs que carregam monofásico, significa que vai carregar a 3.7kW na mesma. E pagar para carregar a essa velocidade....
Bem, se fossem pagos ao tempo era pior, mas como o parque também é pago, não sai barato.
O problema é que parece que são de 11kW (trifásico), o que para Leafs que carregam monofásico, significa que vai carregar a 3.7kW na mesma. E pagar para carregar a essa velocidade....

Bem, se fossem pagos ao tempo era pior, mas como o parque também é pago, não sai barato.
-
- Registado: 25 out 2018, 10:04
- Data de fabrico: 22 jan 2019
- Capacidade bateria: 120 Ah
Tens certeza que são 11kW (trifásico)? No Vasco da Gama nunca carreguei mas os do Colombo que devem ser iguais (Também aparecem como 11kW), costumo carregar a 7.4kW.rnlcarlov Escreveu: ↑26 ago 2019, 10:55Pagando, existem os PCNs do centro Vasco da Gama, que precisamente por serem pagos haverá vagas quase certamente.
O problema é que parece que são de 11kW (trifásico), o que para Leafs que carregam monofásico, significa que vai carregar a 3.7kW na mesma. E pagar para carregar a essa velocidade....![]()
Será que são 11kW mas apenas numa fase?
- rnlcarlov
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
Não creio que haja postos que debitem 11kW numa fase só em corrente AC. São muitos amperes. E os zoes numa fase também só carregam a 7kw. Logo não faz sentido.
A informação da mobie é 11kW, mas pode ser que na realidade sejam de 22kW.