
Dicas para primeira Viagem que necessita PCR
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Dicas para primeira Viagem que necessita PCR
Preferível procurar um dos muitos PCN que por lá há, de preferência a 6,6kW. Em algumas horas parado tens carga total para arrancar de volta
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Dicas para primeira Viagem que necessita PCR
Certo, eu disse PCR mas PCN deve chegar, penso em sair do Porto às 8hrs e iniciar o regresso por volta das 21hrs.
Com saída às 8hrs chego a horas de almoçar em Lisboa? Quanto tempo deve contar em estar ligado ao PCR na AE? Penso fazer paragens com +/-60% e carregar até 80-90%, preciso uma ou duas paragens? Será a melhor forma de minimizar o aquecimento da bateria?
Com saída às 8hrs chego a horas de almoçar em Lisboa? Quanto tempo deve contar em estar ligado ao PCR na AE? Penso fazer paragens com +/-60% e carregar até 80-90%, preciso uma ou duas paragens? Será a melhor forma de minimizar o aquecimento da bateria?
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Dicas para primeira Viagem que necessita PCR
Deve querer é um PCN (carregador normal).
Em Lisboa há muitos VE mas também há quase 1 PCN em cada esquina, mau é se não arranja 1
Em Lisboa há muitos VE mas também há quase 1 PCN em cada esquina, mau é se não arranja 1

Re: Dicas para primeira Viagem que necessita PCR
Se fores carregar em PCN (que é o ideal, se for possível) no destino então penso que podes abusar um bocado mais do carro na ida. Porque estar a parar sempre aos 60% vais ter que parar provavelmente umas 3 vezes, o que é um bocado chato. Se calhar para ir mais à vontade seria melhor 2 paragens. Podes ver aqui um exemplo de percurso (tens que carregar em "Plan Route" para veres): https://abetterrouteplanner.com/?plan_u ... 8837094bbdj4ck Escreveu: ↑25 ago 2019, 19:20Certo, eu disse PCR mas PCN deve chegar, penso em sair do Porto às 8hrs e iniciar o regresso por volta das 21hrs.
Com saída às 8hrs chego a horas de almoçar em Lisboa? Quanto tempo deve contar em estar ligado ao PCR na AE? Penso fazer paragens com +/-60% e carregar até 80-90%, preciso uma ou duas paragens? Será a melhor forma de minimizar o aquecimento da bateria?
Depois para cima mesmo com um dos postos mais lentos (3.68kW) se ficares a carregar desde as 12h às 21h são 9h o que dá para encher quase a bateria toda. Então num posto de 22kW nem se fala. De resto é fazer de forma semelhante à ida. Exemplo: https://abetterrouteplanner.com/?plan_u ... 855839e97a
No entanto era bom que alguém com experiência nisto pudesse confirmar se estes percursos são os ideais.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
Re: Dicas para primeira Viagem que necessita PCR
Desconhecia esse site, sem duvida uma grande ajuda, obrigado pela partilha. Pelo o que tenho lido 3 paragens pode ser vantajoso para evitar temperaturas altas na bateria. Com a ajuda do abetterrouteplanner e havendo PCRs disponíveis faço bem a viagem, falta perceber qual a melhor estratégia para não aumentar muito a temperatura das baterias.
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Dicas para primeira Viagem que necessita PCR
Ainda só fiz 2 viagens Lisboa - Porto - Lisboa com este Leaf.
1ª Lisboa 9:12 -> Porto 13:16 (3:53);
carregamento em Pombal de 37 minutos (14% - 81%);
velocidade CC a 110km/h
tempo de condução: 3:16
Porto 16:20 -> Lisboa 21:42 (5:22);
carregamento em Pombal de 47 minutos
carregamento em Aveiras de 41 minutos
velocidade acima dos 110km/h
tempo de condução: 3:54
2ª Lisboa 7:58 -> Porto 12:20 (4:22);
carregamento em Pombal de 62 minutos (12% - 95%); já não me lembro porque carreguei acima de 80% mas desnecessário
velocidade CC a 105km/h;
tempo de condução: 3:20
Porto 19:23 -> Lisboa 01:07 (5:44);
carregamentos em Antuã de 28 minutos; em Pombal de 34 e Aveiras espera de 15 minutos mais carregamento de 21 minutos;
velocidade acima dos 110km/h principalmente depois de Aveiras
tempo de condução: 4:06
O que mais influencia o tempo de viagem é a percentagem de carga inicial.
Nunca consigo sair do Porto com 100%. (78% e 63%). Se eu conseguisse sair do Porto com 100% estou convencido que não demoraria aquele tempo todo a mais.
O que influência mais a seguir é o rapidgate. A viagem Porto - Lisboa sempre com a bateria quentinha, sempre a carregar lento, sempre muito tempo a carregar.
Dando o exemplo da viagem menos demorada, fiz Lisboa Pombal, cerca de 172km, depois cerca de 140 até ao Porto.
Partindo do Porto com 100% parece-me que a melhor maneira de fazer a viagem será Porto - Leiria cerca de 180km, Leira - Lisboa cerca de 133.
A melhor maneira de regressares será carregares o mais possivel em PCN.
1ª Lisboa 9:12 -> Porto 13:16 (3:53);
carregamento em Pombal de 37 minutos (14% - 81%);
velocidade CC a 110km/h
tempo de condução: 3:16
Porto 16:20 -> Lisboa 21:42 (5:22);
carregamento em Pombal de 47 minutos
carregamento em Aveiras de 41 minutos
velocidade acima dos 110km/h
tempo de condução: 3:54
2ª Lisboa 7:58 -> Porto 12:20 (4:22);
carregamento em Pombal de 62 minutos (12% - 95%); já não me lembro porque carreguei acima de 80% mas desnecessário
velocidade CC a 105km/h;
tempo de condução: 3:20
Porto 19:23 -> Lisboa 01:07 (5:44);
carregamentos em Antuã de 28 minutos; em Pombal de 34 e Aveiras espera de 15 minutos mais carregamento de 21 minutos;
velocidade acima dos 110km/h principalmente depois de Aveiras
tempo de condução: 4:06
O que mais influencia o tempo de viagem é a percentagem de carga inicial.
Nunca consigo sair do Porto com 100%. (78% e 63%). Se eu conseguisse sair do Porto com 100% estou convencido que não demoraria aquele tempo todo a mais.
O que influência mais a seguir é o rapidgate. A viagem Porto - Lisboa sempre com a bateria quentinha, sempre a carregar lento, sempre muito tempo a carregar.
Dando o exemplo da viagem menos demorada, fiz Lisboa Pombal, cerca de 172km, depois cerca de 140 até ao Porto.
Partindo do Porto com 100% parece-me que a melhor maneira de fazer a viagem será Porto - Leiria cerca de 180km, Leira - Lisboa cerca de 133.
A melhor maneira de regressares será carregares o mais possivel em PCN.
- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Dicas para primeira Viagem que necessita PCR
Na zona do parque das nações há bastantes PCNs, embora por vezes muitos estejam ocupados. Nada como o electromaps/miio para ver em tempo real o seu estado. Pagando, existem os PCNs do centro Vasco da Gama, que precisamente por serem pagos haverá vagas quase certamente.
O problema é que parece que são de 11kW (trifásico), o que para Leafs que carregam monofásico, significa que vai carregar a 3.7kW na mesma. E pagar para carregar a essa velocidade....
Bem, se fossem pagos ao tempo era pior, mas como o parque também é pago, não sai barato.
O problema é que parece que são de 11kW (trifásico), o que para Leafs que carregam monofásico, significa que vai carregar a 3.7kW na mesma. E pagar para carregar a essa velocidade....

Bem, se fossem pagos ao tempo era pior, mas como o parque também é pago, não sai barato.
-
- Mensagens: 266
- Registado: 25 out 2018, 10:04
- Data de fabrico: 22 jan 2019
- Capacidade bateria: 120 Ah
Re: Dicas para primeira Viagem que necessita PCR
Tens certeza que são 11kW (trifásico)? No Vasco da Gama nunca carreguei mas os do Colombo que devem ser iguais (Também aparecem como 11kW), costumo carregar a 7.4kW.rnlcarlov Escreveu: ↑26 ago 2019, 10:55Pagando, existem os PCNs do centro Vasco da Gama, que precisamente por serem pagos haverá vagas quase certamente.
O problema é que parece que são de 11kW (trifásico), o que para Leafs que carregam monofásico, significa que vai carregar a 3.7kW na mesma. E pagar para carregar a essa velocidade....![]()
Será que são 11kW mas apenas numa fase?
- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Dicas para primeira Viagem que necessita PCR
Não creio que haja postos que debitem 11kW numa fase só em corrente AC. São muitos amperes. E os zoes numa fase também só carregam a 7kw. Logo não faz sentido.
A informação da mobie é 11kW, mas pode ser que na realidade sejam de 22kW.