Se o veículo estivesse a encher à velocidade máxima até podia lá ficar 10 horas. Por isso instalaram postos com mais débito para os camiões e que saiba o preço do serviço é o mesmo que o lento e é pelo que é introduzido no veículo e não pelo tempo que lá está certo?

Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 11 dez 2014, 16:49
- Data de fabrico: 11 dez 2014
- Capacidade bateria: 59,91 Ah
Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto
-
- Registado: 28 ago 2018, 13:30
- Data de fabrico: 15 ago 2018
- Capacidade bateria: 40 Kwh
Ok. Nos ICE tens duas velocidades de carregamento e é sempre tão rápido que para o posto de abastecimento é quase indiferente. No caso dos VE é completamente diferente, pois os tempos são muito diferentes. Logo para quem investe não é indiferente se os carros carregam em 30 min ou em 3 horas. Logo as contas deles vão ser sempre no pior caso para não perderem dinheiro. E aí é que teríamos valores absurdos para os carregamentos.
Estamos a discutir o modelo para termos o preço que conseguimos em casa, mas isso é impossível, pois ninguém investe para perder dinheiro. Os PCN são para pessoas que não conseguem carregar em casa. A discussão sobre o modelo deveria ser como tornar este negócio interessante para todos (sendo mais baratos que o combustível, e interessante para quem investe).
Se quisermos ter o modelo mais barato para nós consumidores, não vão existir interessados em investir para não ganhar dinheiro.
Estamos a discutir o modelo para termos o preço que conseguimos em casa, mas isso é impossível, pois ninguém investe para perder dinheiro. Os PCN são para pessoas que não conseguem carregar em casa. A discussão sobre o modelo deveria ser como tornar este negócio interessante para todos (sendo mais baratos que o combustível, e interessante para quem investe).
Se quisermos ter o modelo mais barato para nós consumidores, não vão existir interessados em investir para não ganhar dinheiro.
- BrunoFonseca
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Pois eu comprei VE por varios factores e o ambiente foi um deles. O factor economico foi outro. Como tenho a possibilidade de carregar em casa, o preço dos PCN e PCR só entra na equação em viagens maiores, que para mim representa uma minoria.Erbium Escreveu: ↑05 jun 2019, 09:13Eu tenho um Prius que consome 5l/100km (à velocidade que o meu Leaf consome 15 até deve fazer menos), por esse valor de gasolina ficaria em 8,20€ como não tenho de parar em viagens grandes acho que compensa os 0,70€...BrunoFonseca Escreveu: ↑05 jun 2019, 08:51Não é bem assim.
Assumindo consumo de 15kWh/100km, a 0,50€/kWh fica 7,5€/100 km
Assumindo consumo de 7 l/100 km, a 1,64€/litro fica a 11,48€/100 km
Infelizmente são poucos os que compram elétricos pelo ambiente, se queremos que as pessoas adiram à ME tem de ser pelo que convence mais as pessoas, a carteira!
Acredito que quando a oferta for maior os preços até possam baixar, mas também temos que ter uma coisa em consideração: Portugal tem os preços mais elevados de electricidade da Europa, logo não seria de esperar que os preços para a ME fossem dos mais atractivos.
Pode ser que agora como maior investimento nas renovaveis o paradigma mude.
-
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Querem mais uma ajuda à confusão? Resolvi perguntar à prio se o preço nos PCN era referido à potência do PCN ou à velocidade de carregamento do veículo. A resposta foi:

Bom dia Exmo. Senhor ----,
A tarifa aplicada é referente à potência de carregamento.
Para qualquer esclarecimento adicional não hesite em contactar.
Muito obrigada pela atenção.
Cumprimentos,

O problema é que há muitos "investidores" a querer ganhar tudo num dia ao bom estilo tuga...
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 11 dez 2014, 16:49
- Data de fabrico: 11 dez 2014
- Capacidade bateria: 59,91 Ah
É impossível termos o preço que temos em casa porquê? Penso que é bem possível ter esses preços com diferenças de cêntimos face a casa ou mesmo igual nos PCN. OS PCR devido à infraestrutura e custo do equipamento entendo se pagar um prémio para isso nos PCN não. Se pensarmos num equipamento de 4000 euros com 8 anos de utilização dá por ano 500 euros , por mês 41.2. Mesmo que as empresas queiram tê-lo pago em 1/3 da vida util dá 125 euros por mês,4.44 euros por dia, 2.22 por tomada e a uma média de 60 kw.h dia o kw ficaria a 0.03475 se juntarmos o preço da energia na mesma empresa e não como a mobie podia-se ter preços semelhantes a casa. Além disso evitava se triplicação de custos administrativos, de software e de gestão....caz Escreveu: ↑05 jun 2019, 09:34Ok. Nos ICE tens duas velocidades de carregamento e é sempre tão rápido que para o posto de abastecimento é quase indiferente. No caso dos VE é completamente diferente, pois os tempos são muito diferentes. Logo para quem investe não é indiferente se os carros carregam em 30 min ou em 3 horas. Logo as contas deles vão ser sempre no pior caso para não perderem dinheiro. E aí é que teríamos valores absurdos para os carregamentos.

Ficaste esclarecido?jfr2006 Escreveu: ↑05 jun 2019, 10:00Querem mais uma ajuda à confusão? Resolvi perguntar à prio se o preço nos PCN era referido à potência do PCN ou à velocidade de carregamento do veículo. A resposta foi:
Bom dia Exmo. Senhor ----,
A tarifa aplicada é referente à potência de carregamento.
Para qualquer esclarecimento adicional não hesite em contactar.
Muito obrigada pela atenção.
Cumprimentos,
![]()

- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Só se for os novos, porque a mim já me aconteceu o que o mafgod escreveu e num posto da Prio.
Esta questão tem de ser esclarecida.Nonnus diario de bordo em 26 ago 2018, 17:45 Escreveu:Abalei direito a Peniche e a tarde ainda fui a Óbidos onde carreguei no PCN de 22KW da Prio. Quando pus o Leaf a carga estava um ZOE a carregar a 9KW, e o Leaf apenas a 3.6KW, não sei se por limitação do posto, se do carro. Penso que tenha sido do posto porque quando voltei o ZOE já tinha abalado e o Leaf já estava a carregar a 6.6kW. O resto dos carregamentos foram todos feitos na casa onde fiquei.
Não basta dizer que o posto é de 3.6, 7.2, 11 ou 22, o que conta é o que ele realmente entrega. Ligamos a um carregador de 22 e depois ele só entrega os 3.6 e estamos a pagar assumindo os 22. Se a limitação for do carro, o CEME ou o OPC não tem culpa, mas se a limitação for do posto o caso já muda de figura.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
beme83 Escreveu: ↑05 jun 2019, 10:04É impossível termos o preço que temos em casa porquê? Penso que é bem possível ter esses preços com diferenças de cêntimos face a casa ou mesmo igual nos PCN. OS PCR devido à infraestrutura e custo do equipamento entendo se pagar um prémio para isso nos PCN não. Se pensarmos num equipamento de 4000 euros com 8 anos de utilização dá por ano 500 euros , por mês 41.2. Mesmo que as empresas queiram tê-lo pago em 1/3 da vida util dá 125 euros por mês,4.44 euros por dia, 2.22 por tomada e a uma média de 60 kw.h dia o kw ficaria a 0.03475 se juntarmos o preço da energia na mesma empresa e não como a mobie podia-se ter preços semelhantes a casa. Além disso evitava se triplicação de custos administrativos, de software e de gestão....caz Escreveu: ↑05 jun 2019, 09:34Ok. Nos ICE tens duas velocidades de carregamento e é sempre tão rápido que para o posto de abastecimento é quase indiferente. No caso dos VE é completamente diferente, pois os tempos são muito diferentes. Logo para quem investe não é indiferente se os carros carregam em 30 min ou em 3 horas. Logo as contas deles vão ser sempre no pior caso para não perderem dinheiro. E aí é que teríamos valores absurdos para os carregamentos.
Se quisermos ter o modelo mais barato para nós consumidores, não vão existir interessados em investir para não ganhar dinheiro.![]()
![]()
-
Não sei como consegues esse valor de 4000€ se para substituir os 200 equipamentos da rede piloto para os da Magnum Cap, o valor mais baixo que apareceu foi de ~6000 €.
Mas se achas assim tão interessante o negócio porque não investes nuns quantos PCN ? O pessoal aqui do fórum iria agradecer-te certamente...
Mas se achas assim tão interessante o negócio porque não investes nuns quantos PCN ? O pessoal aqui do fórum iria agradecer-te certamente...