Quem tem esses dados é o IMT, mas infelizmente não os publica regularmente.

Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses
Pois... podia publicar apenas a estatística claro. Aliás, o ministério do ambiente podia pedir-lhe para publicar isso, para se saber como é que isto vai.
- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses
Será que eu estava errado quando criei este tópico? Esperamos bem que sim.
Pelos relatos de alguns users parece que se esta avançar a reparação, upgrade e instalação de novos postos de carregamento um pouco por todo o país (ex: Zambujeira e Almada).
Será que a única coisa que faltava era o inicio dos pagamentos, ou será que é uma bandeira o ministro do ambiente?
Pelos relatos de alguns users parece que se esta avançar a reparação, upgrade e instalação de novos postos de carregamento um pouco por todo o país (ex: Zambujeira e Almada).
Será que a única coisa que faltava era o inicio dos pagamentos, ou será que é uma bandeira o ministro do ambiente?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
- Mensagens: 2507
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses
Se for para fazer como em Coimbra, onde trocam postos que foram reparados por postos novos e que ficam desligados meses a fio, não me parece
Outro é um posto em Celas que foi reparado, mas o teclado nunca funcionou...Ainda dava para ir usando com a aplicação do telemóvel. Hoje estava com a mensagem no ecrã: "Em manutenção"...
Conclusão: andam a fazer o máximo possível para que os postos só funcionem quando for a pagar





Outro é um posto em Celas que foi reparado, mas o teclado nunca funcionou...Ainda dava para ir usando com a aplicação do telemóvel. Hoje estava com a mensagem no ecrã: "Em manutenção"...

Conclusão: andam a fazer o máximo possível para que os postos só funcionem quando for a pagar


- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses
Isso era o que nós concluíamos quando não se pagavam os PCRs e haviam vários desligados. E continuam desligados...
Eis outra hipótese: é pura incompetência e amadorismo. Afinal, que importância tem se um PCN não está ligado? Uma área de serviço sem gasolina, isso sim é que é uma questão que merece avisos em todos os placards de uma auto-estrada!
É por esta razão que carros como o i-Pace ou o Audi e-tron são da maior importância para a Mobilidade Eléctrica. (EDIT: ironia mordaz)
Porque enquanto não se estiver a vender o e-tron, não vamos ter ministros, secretários de estado, directores de empresas e suas digníssimas esposas a andar de VE.
Só aí a rede de carregamento vai ser considerada uma infraestrutura essencial e prioritária, e não uma simpatia, uma cortesia, que existe para os utilizadores e para aparecer na TV quando um PM visita um município distante.
Última edição por migle em 17 mar 2019, 13:18, editado 1 vez no total.
-
- Mensagens: 838
- Registado: 13 mar 2018, 11:51
- Data de fabrico: 30 dez 2020
- Capacidade bateria: 58Kwh
Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses
Bem o E-Tron já está em PT(18 unidades) e um deles com matrícula alemã até já anda nas mãos dos directores da Siva.
- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses
Volto a este tópico para fazer uma analise do que se tem feito para a mobilidade eléctrica não ficar comprometida... nada, passou um ano desde que abri este tópico e passado este tempo todo continua tudo na mesma. Os poucos postos de carregamento que foram activados, instalados ou substituídos estão longe de suprir as necessidades por esta altura.
Dei por mim a pensar neste assunto depois de ler o diário de bordo do BrunoAlves. Pensei que os responsáveis pela ME em Portugal estão a conseguir quebrar as pessoas que tem anos de ME. Se uma pessoa com o conhecimento que ele tem, quebra, e diz que neste momento um veiculo a combustão não esta fora de hipótese, como é que se consegue convencer outros que o VE pode ser a melhor compra!
Neste momento, dou por mim a pensar que tudo o que parecia ter pernas para andar, afinal não é bem assim. Sou optimista por natureza, e gosto de dar o beneficio da dúvida, mas passado um ano de promessas (pelo menos) qualquer um deixa de acreditar. O sistema de pagamentos não funciona como devia ser, a mobi.e, ou a ceiia, sinceramente nem sei de quem é culpa, por esta altura podemos culpar toda a gente, o tempo passa e não vemos nada a funcionar como devia ser.
Tenho de dar o braço a torcer e pensar que o melhor sistema será entregar a ME a privados, mas não aos privados de sempre, liberalizar a venda de energia, acabar com tretas de OPC´s e CEME´S, mobi.e´s CEIIA´s e outros tantos, vender electricidade como se vende combustíveis fosseis. Eu quero ser vendedor de energia para carros eléctricos, deixem-me montar o meu posto e as pessoas pagam-me a mim e eu é que pago ao meu fornecedor de energia que escolhi. É o inverso do sistema que esta montado.
Já vimos que a "simplicidade" do sistema criado não funciona, a rede cai, ninguém diz nada, os posto prometidos não são instalados e os que são instalados levam imenso tempo até ficar em funcionamento. Um posto de combustível em poucos meses fica operacional com todas as normas. Ah mas num posto de carregamento de VE´s pode haver perigo de electrocussão! E num posto de combustível pode haver perigo de explosão. Portanto a desculpa da demora ser por causa das certificações na ME começa a não ser justificação. Por esta altura, os instaladores já deviam saber que normas tem de cumprir para ficar tudo feito a primeira.
Felizmente a venda de VE´s continua aumentar, infelizmente a rede carregamento não segue o mesmo caminho. A ME esta comprometida, sim esta, se nada for feito rapidamente (e já vamos tarde) ainda ficará mais. Nós sabemos que o VE tem de carregar maioritariamente em casa, mas isso já não chega, queremos passear, correr o país todo sem estar a pensar que vou de férias mas vou de ICE porque não tenho onde carregar o meu VE, ou se tenho onde carregar tenho de ficar 3 horas a espera que chegue a minha vez, tal é o numero de VE´s para os postos disponíveis, é triste esta realidade.
Foram prometidos mais 100 PCR´s pelo governo, mais 100 pela Nissan, mais 40 da BP (empresas privadas estamos dependentes da vontade deles). Onde andam estes postos? Por esta altura já deviam ser uma realidade.
Já não há mais tempo para desculpas, é tempo de se fazer mais do que se tem feito até hoje.
O titulo deste tópico já não é: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses. É: Mobilidade eléctrica esta comprometida.
Dei por mim a pensar neste assunto depois de ler o diário de bordo do BrunoAlves. Pensei que os responsáveis pela ME em Portugal estão a conseguir quebrar as pessoas que tem anos de ME. Se uma pessoa com o conhecimento que ele tem, quebra, e diz que neste momento um veiculo a combustão não esta fora de hipótese, como é que se consegue convencer outros que o VE pode ser a melhor compra!
Neste momento, dou por mim a pensar que tudo o que parecia ter pernas para andar, afinal não é bem assim. Sou optimista por natureza, e gosto de dar o beneficio da dúvida, mas passado um ano de promessas (pelo menos) qualquer um deixa de acreditar. O sistema de pagamentos não funciona como devia ser, a mobi.e, ou a ceiia, sinceramente nem sei de quem é culpa, por esta altura podemos culpar toda a gente, o tempo passa e não vemos nada a funcionar como devia ser.
Tenho de dar o braço a torcer e pensar que o melhor sistema será entregar a ME a privados, mas não aos privados de sempre, liberalizar a venda de energia, acabar com tretas de OPC´s e CEME´S, mobi.e´s CEIIA´s e outros tantos, vender electricidade como se vende combustíveis fosseis. Eu quero ser vendedor de energia para carros eléctricos, deixem-me montar o meu posto e as pessoas pagam-me a mim e eu é que pago ao meu fornecedor de energia que escolhi. É o inverso do sistema que esta montado.
Já vimos que a "simplicidade" do sistema criado não funciona, a rede cai, ninguém diz nada, os posto prometidos não são instalados e os que são instalados levam imenso tempo até ficar em funcionamento. Um posto de combustível em poucos meses fica operacional com todas as normas. Ah mas num posto de carregamento de VE´s pode haver perigo de electrocussão! E num posto de combustível pode haver perigo de explosão. Portanto a desculpa da demora ser por causa das certificações na ME começa a não ser justificação. Por esta altura, os instaladores já deviam saber que normas tem de cumprir para ficar tudo feito a primeira.
Felizmente a venda de VE´s continua aumentar, infelizmente a rede carregamento não segue o mesmo caminho. A ME esta comprometida, sim esta, se nada for feito rapidamente (e já vamos tarde) ainda ficará mais. Nós sabemos que o VE tem de carregar maioritariamente em casa, mas isso já não chega, queremos passear, correr o país todo sem estar a pensar que vou de férias mas vou de ICE porque não tenho onde carregar o meu VE, ou se tenho onde carregar tenho de ficar 3 horas a espera que chegue a minha vez, tal é o numero de VE´s para os postos disponíveis, é triste esta realidade.
Foram prometidos mais 100 PCR´s pelo governo, mais 100 pela Nissan, mais 40 da BP (empresas privadas estamos dependentes da vontade deles). Onde andam estes postos? Por esta altura já deviam ser uma realidade.
Já não há mais tempo para desculpas, é tempo de se fazer mais do que se tem feito até hoje.
O titulo deste tópico já não é: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses. É: Mobilidade eléctrica esta comprometida.
Última edição por Nonnus em 08 jul 2019, 16:28, editado 1 vez no total.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- BrunoFonseca
- Mensagens: 1246
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses
É verdade e concordo contigo.
É incrível dar por mim a fazer estudos de avaliação de investimentos para me instituir como OPC por forma a expandir a rede de carregamentos. Isso só acontece pelo facto da rede não ser suficiente.
É incrível dar por mim a fazer estudos de avaliação de investimentos para me instituir como OPC por forma a expandir a rede de carregamentos. Isso só acontece pelo facto da rede não ser suficiente.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 772
- Registado: 24 mai 2016, 23:50
- Data de fabrico: 01 mar 2013
- Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras
Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses
eu em breve vou entregar o meu LEAF à troca por um carro a gasolina.
vejo-me na situação que o LEAF é só casa-trabalho e não quero um carro só para isso.
lá em casa há 2 carros... mas os 2 têm de poder servir para andar sem receios.
vejo-me na situação que o LEAF é só casa-trabalho e não quero um carro só para isso.
lá em casa há 2 carros... mas os 2 têm de poder servir para andar sem receios.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 449
- Registado: 06 mar 2012, 20:04
- Data de fabrico: 29 set 2014
- Capacidade bateria: 55ah
- Localização: Vagos
Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses
Imaginem quem anda a ouvir promessas desde 2011. Já nem posso com os grupos do FB.
Sobre a Mobie, só consigo concluir que é a sabotagem da mobilidade elétrica em Portugal.
Sobre a Mobie, só consigo concluir que é a sabotagem da mobilidade elétrica em Portugal.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km