civic Escreveu: ↑14 nov 2018, 10:38
No Ioniq também se nota nos carregamentos rápidos?
Sim, mas o IONIQ corta a potência de carregamento só depois da bateria ter aquecido, como acontece com o Leaf 30. Ou seja, tem uma estratégia gananciosa, como o Leaf 30 e ao contrário do Leaf 40.
No IONIQ, já levei a temperatura da bateria aos 47 graus umas duas ou três vezes e observei a potência (temos um PID, Maximum Charge Power) limitada a 50kW ou algo assim, mas que num carregador de 50kW, não se nota diferença, mas se estivesse a carregar num de 100kW teria notado. Para cortar abaixo de 50kW a temperatura da bateria tem de chegar aos 50 graus.
A estratégia do Leaf 40, explica-se assim: deve haver qualquer coisa supra-linear com o aquecimento, então é como a questão da velocidade. Faltam 200km para Lisboa, e vou a andar a 120km/h, às tantas descubro que não tenho bateria para chegar lá, e sou obrigado a reduzir para 50km/h. Facilmente conclúo que se tivesse ido a 90km/h desde o início teria conseguido chegar a Lisboa em menos tempo. É o que faz o Leaf 40.
E o único contra da estratégia do Leaf 40 é este: ele vai a 90km/h porque fez a conta e sabe que a 120km/h não consigo chegar a Lisboa, o problema é que eu não tenho maneira de dizer ao carro que vou sair antes, não vou para Lisboa, apenas para Setúbal, pode ir a 120km/h à vontade. Aí, eles escolheram manter o carro simples. Num Tesla ou no Kauai/Niro há a possibilidade de indicar até onde pretendemos carregar, e isso permite o carro fazer uma decisão melhor.
PS: A estratégia mais elaborada do Leaf 40 também se justifica com a capacidade da bateria. Se vai carregar mais energia, vai também gerar mais calor, e isto no mesmo espaço sensivelmente que as versões anteriores.