Sendo o leaf de 1.ª geração de 2009/2010, podes indicar esses outro fabricantes que assim o fizeram?brunoa Escreveu: ↑05 jul 2018, 09:56Peço desculpas Nonnus, mas o controlo ativo de temperatura do pack de baterias deveria ter sido uma preocupação inicial na conceção do 1º Leaf.
Outros fabricantes assim o fizeram para pack de baterias bem mais pequenos e com químicas bem mais tolerantes.
Creio que a Nissan deve ser dos pouco fabricantes que não tem este controlo. (único e grave erro, no meu entender, que a Nissan não corrigiu com a chegada do 2.0

Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Mas a Nissan tem esse controlo activo da temperatura, só que em vez de o fazer por via do arrefecimento do pack, faz por via de limitar a carga ou descarga, ou seja, não deixa de ser um controlo, que com o tempo veremos quem tem razão em termos de degradação de baterias.
E estou curioso em relação à resposta ao Orlando.
E estou curioso em relação à resposta ao Orlando.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 mar 2012, 20:04
- Data de fabrico: 29 set 2014
- Capacidade bateria: 55ah
Há os clones e o Fluence Ze que têm ventilação, mas nenhum deles apresenta menor degradação que o Leaf mk1.
Todos têm degradação, o que muda é a forma como essa degradação é apresentada ao condutor. O metodo da Nissan, por barras é o mais dramático. O Leaf tambem é dos poucos que mostra a temperatura das baterias. A ignorância por vezes é o melhor...
Todos têm degradação, o que muda é a forma como essa degradação é apresentada ao condutor. O metodo da Nissan, por barras é o mais dramático. O Leaf tambem é dos poucos que mostra a temperatura das baterias. A ignorância por vezes é o melhor...
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
É aqui que acho que "bate o ponto"...
Não fosse o CanIon, o CanZE, o Torque Pro e vá-se lá saber que mais, muito pouca gente sabia o que andava a fazer.
Aliás, no caso particular do Fluence e dos clones, seria interessante perceber o que o alexmol ou o Malm (por exemplo) teriam a dizer dos seus carros.
O e-Golf também (por exemplo) também tem arrefecimento passivo. Alguém tem métricas da degradação dele? Pois...
O Volt/Ampera, da idade do Leaf e ainda hoje uma máquina bestial, tem arrefecimento da bateria em carga e esconde 60% da capacidade da bateria. Conhecem algum Leaf com apenas 40% da capacidade remanescente?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Esta questão do arrefecimento para mim deixa-me muitas duvidas, pois não sei o que será pior, se uma bateria que atinge uma determinada temperatura e por imposição do sistema deixa de debitar energia para que a temperatura desça (ou não suba mais) ou se com essa temperatura continue a debitar muita energia devido a um arrefecimento externo que não a deixe subir. Para mim a primeira opção será melhor para maior longevidade da bateria?
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
- brunoa
- Registado: 28 fev 2018, 15:21
- Data de fabrico: 01 mai 2013
- Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Orlando, o meu Toyota Prius de 2009, leia-se 2G já tinha arrefecimento ativo das baterias.
E não tentemos comparar o tamanha, capacidade de armazenagem e esforço exigido às baterias. Não é comparável, no entanto, a preocupação já existia desde 1997, quando o 1G foi lançado.
Acredito piamente que os engenheiros+marketeer+gestores do produto da Nissan no Japão tem as suas razões para o fazer, mas para um leigo como eu que gostaria de ter o meu carro por 20 ou mais anos parece-me que existe subjetivamente uma necessidade de manter o "after-market" ativo. Quer seja pela venda de novas baterias que seja pela troca de novos veículos com nova tecnologia e maior autonomia.
É a minha visão enquanto consumidor e gestor.
Bruno R. Almeida
Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km
Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km
Sinceramento, acho o arrefecimento a ar uma verdadeira treta, basta ver pelo exemplo do Prius ou de outros hibridos que as baterias que morrem primeiro são sempre as da mesma zona do pack, onde o ar não chega tão eficazmente.
E por isso nessa altura usava-se baterias de hidreto metlico de niquel, por serem muito mais resistentes a temperaturas altas, aguentavam tudo, embora tivessem muitas outras desvantagens.
E por isso nessa altura usava-se baterias de hidreto metlico de niquel, por serem muito mais resistentes a temperaturas altas, aguentavam tudo, embora tivessem muitas outras desvantagens.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Já tive ambos os sistemas e, por muito que defenda o Leaf e ache que o #rapidgate é uma falácia para 90% das pessoas em 90% das viagens (que curiosamente ocupa 90% das discussões sobre o carrocivic Escreveu: ↑05 jul 2018, 15:29Esta questão do arrefecimento para mim deixa-me muitas duvidas, pois não sei o que será pior, se uma bateria que atinge uma determinada temperatura e por imposição do sistema deixa de debitar energia para que a temperatura desça (ou não suba mais) ou se com essa temperatura continue a debitar muita energia devido a um arrefecimento externo que não a deixe subir. Para mim a primeira opção será melhor para maior longevidade da bateria?

Não vejo forma nenhuma em que um sistema que não faz qualquer esforço para reduzir a temperatura das baterias possa ser melhor que outro que faz. Mais ou menos eficiente (assumindo à cabeça que a ventilação é muitíssimo menos eficiente que o arrefecimento líquido e só a Tesla o faz melhor), como é que fazer alguma coisa será pior que não fazer nada?
Há o exemplo claro dos clones que, até com o tweak do AC direccionado para as baterias e cuidados vários, degradam. Mas se é menos bom que não ter nada? Acho que não. No caso seria provavelmente a química das baterias, aliada à baixa capacidade e aos muitos ciclos daí resultantes que o faria degradar ainda mais se não houvessem cuidados.
É que eu saio de Pombal em direcção a casa com a bateria do ioniq a 42º e chego a casa com ela a 35º ou menos porque arrefece na viagem, mesmo que venha a 120km/h (já o fiz, está no meu DB). Se quiser deixar o carro ligado na garagem com AC para o habitáculo, passado pouco tempo tenho a bateria abaixo dos 30º e a ventilação desligou-se.
No Leaf saio de Pombal a 42ºc (se for a primeira CR, senão é muito mais) e chego a casa com a mesma temperatura ou mais, andando muito mais devagar. Não tenho forma de a baixar. Como é que isto é melhor?
No outro dia tive uma conversa no FB com alguém que usava exactamente o mesmo argumento de dos híbridos e a "zona" das baterias que morre primeiro. Não vale a pena repetir, para mim é uma comparação completamente infrutífera.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Acho que não percebeste a questão, uma coisa é teres uma bateria com 40ºC e tirares (ou colocares) 40kWh, outra é teres essa mesma bateria arrefecida e com os mesmo 40ºC tirares 100 kWh, qual danificará mais a bateria? Os limites serão os mesmos e já vi Teslas a deixarem de ter potência por aquecimento das baterias, nessa altura internamente elas estão bem mais quentes do que o liquido que as arrefece. Alem de que uma bateria que seja arrefecida no seu exterior nunca será a 100% no seu interior, quero com isto dizer que sem arrefecimento o sistema se limita ao que tem, com arrefecimento a limitação desce, mas também acho que a degradação sobe, isto sem entrar em modos melhores ou piores de arrefecimento.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Vou dar um exemplo muito simples.
O que é que é mais eficiente, um motor a combustão com arrefecimento a ar ou com arrefecimento ar/agua?
Agora podemos transportar este exemplo para o que o BrunoAlves escreveu: "como é que fazer alguma coisa será pior que não fazer nada?"
Estamos-nos a repetir porque já discutimos isto noutro tópico, ainda assim cá vai.
O facto do Leaf não ter arrefecimento não é por burrice ou falta de conhecimento da Nissan (se "alguém" que sabe fazer VE´s deve ser a Nissan), porque a E-NV200 tem sistema arrefecimento. A Nissan sabe que a E-NV200 é um carro de trabalho, que vai andar carregado e vai fazer mais ciclos de carga por dia, alias, isto é mencionado no video.
A Nissan pensou o Leaf com um propósito se quem compra lhe quer dar outro é problema de quem comprou o carro sem se informar devidamente das limitações do carro, na volta deviam ter comprado a E-NV200.
Mal comparado é a mesma coisa que eu comprar um corta relvas de 50€ no AKI e a seguir querer cortar um campo de futebol com ele.
O que é que é mais eficiente, um motor a combustão com arrefecimento a ar ou com arrefecimento ar/agua?
Agora podemos transportar este exemplo para o que o BrunoAlves escreveu: "como é que fazer alguma coisa será pior que não fazer nada?"
Estamos-nos a repetir porque já discutimos isto noutro tópico, ainda assim cá vai.
O facto do Leaf não ter arrefecimento não é por burrice ou falta de conhecimento da Nissan (se "alguém" que sabe fazer VE´s deve ser a Nissan), porque a E-NV200 tem sistema arrefecimento. A Nissan sabe que a E-NV200 é um carro de trabalho, que vai andar carregado e vai fazer mais ciclos de carga por dia, alias, isto é mencionado no video.
A Nissan pensou o Leaf com um propósito se quem compra lhe quer dar outro é problema de quem comprou o carro sem se informar devidamente das limitações do carro, na volta deviam ter comprado a E-NV200.
Mal comparado é a mesma coisa que eu comprar um corta relvas de 50€ no AKI e a seguir querer cortar um campo de futebol com ele.

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024