Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?
Não conhecendo o carro, é frequente querer carregar a 100%.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
- migle
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
Acho perfeitamente normal que queira carregar o mais possível. E acho perfeitamente aceitável alguém ocupar um PCR 40 minutos (acho mal limitarem a 30'). Ainda bem que se encontraram no novaenergia, ainda vamos ser todos amigos. É um caso bem diferente do que eu encontrei de um Smart a carregar a 4kW. Ele não sabia é que perto dos 100% carregava tão lentamente.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Claro que com o aumento de carros isso vai ser cada vez mais frequente.
Neste caso particular vejo 2 problemas imediatos
1- carregar em PCR aos 94% de um Leaf é um desperdício. Mas fazer Évora - Santarém num Leaf2 é tão fácil que até aborrece. Não saber não é desculpa, as pessoas têm de se informar e não podem pensar só em si. Felizmente o colega deixou um contacto. E falaram, que é o fundamental, estas coisas só dão azia quando uma pessoa é privada de carregar e não consegue falar com ninguém.
2- esse Tesla... O colega do Leaf2 foi induzido em erro por alguém que conduz o pior carro eléctrico que pode circular... Um Tesla importado. Não tem SuC, não tem Chademo, só tem AC nem sei a que potência, mas baixa.
Ou seja, uma bateria gigante carregada a passo de caracol. Uiiiiiiiii
Neste caso particular vejo 2 problemas imediatos
1- carregar em PCR aos 94% de um Leaf é um desperdício. Mas fazer Évora - Santarém num Leaf2 é tão fácil que até aborrece. Não saber não é desculpa, as pessoas têm de se informar e não podem pensar só em si. Felizmente o colega deixou um contacto. E falaram, que é o fundamental, estas coisas só dão azia quando uma pessoa é privada de carregar e não consegue falar com ninguém.
2- esse Tesla... O colega do Leaf2 foi induzido em erro por alguém que conduz o pior carro eléctrico que pode circular... Um Tesla importado. Não tem SuC, não tem Chademo, só tem AC nem sei a que potência, mas baixa.
Ou seja, uma bateria gigante carregada a passo de caracol. Uiiiiiiiii

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Ser normal querer carregar a 100% para um trajeto que gasta pouco mais de 50% da autonomia anunciada do carro... talvez seja normal, mas não é muito lógico.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- migle
Vamos todos rezar para que os PCRs se paguem ao minuto.
Com o tempo, o utilizador vai precisar cada vez menos do "factor de cagaço".mjr Escreveu:Ser normal querer carregar a 100% para um trajeto que gasta pouco mais de 50% da autonomia anunciada do carro... talvez seja normal, mas não é muito lógico.
- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Embora as vezes não pareça, mas sou amigo de toda a gente.migle Escreveu:Acho perfeitamente normal que queira carregar o mais possível. E acho perfeitamente aceitável alguém ocupar um PCR 40 minutos (acho mal limitarem a 30'). Ainda bem que se encontraram no novaenergia, ainda vamos ser todos amigos. É um caso bem diferente do que eu encontrei de um Smart a carregar a 4kW. Ele não sabia é que perto dos 100% carregava tão lentamente.

Como já referi não é o facto de estar 40 minutos a usar um PCR que me irrita (irritou), é o facto de estar usar um recurso tão escasso quando a 500m estava um PCN que ia fazer o mesmo trabalho.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- rimsilva
- Proprietário i3
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
Não concordo com a ideia de que seja normal que se queira carregar o mais possível, se estamos em viagem o normal é querer optimizar ao máximo as paragens para reduzir o tempo de viagem, como o mrj referiu para o percurso que ia fazer nem de 80% de bateria precisava, por isso esteve a carregar 40min desnecessariamente. No entanto compreendo que no inicio, com menos experiência, haja tendência para carregar até aos 100%, com o tempo vamos percebendo que é um desperdício de tempo e compensa mais reduzir um pouco a velocidade ou carregar mais vezes por períodos mais curtos.migle Escreveu:Acho perfeitamente normal que queira carregar o mais possível. E acho perfeitamente aceitável alguém ocupar um PCR 40 minutos (acho mal limitarem a 30'). Ainda bem que se encontraram no novaenergia, ainda vamos ser todos amigos. É um caso bem diferente do que eu encontrei de um Smart a carregar a 4kW. Ele não sabia é que perto dos 100% carregava tão lentamente.
A discussão do tempo de carga máximo é simplesmente inútil, porque nunca se vai chegar a um consenso, as pessoas têm de se capacitar que são os operadores quem têm a legitimidade para o fazer e os utilizadores só devem contar com essas regras, tudo o resto só vai servir para arranjar chatices.... Nesta fase das borlas e do vale tudo, mesmo nos casos em que as regras estão afixadas nos postos não são respeitadas, por isso, espero ansiosamente que comece a fase de pagamento (ao minuto) para desincentivar que se fique acampado num PCR, porque se assim for o carregamento vai ficar muito mais caro do que um abastecimento de combustível, depois com o tempo novos postos vão surgir e vamos esquecer estes tempos de dificuldade...
- migle
Em primeiro lugar, é isso: primeiros dias com o carro, inexperiência. Em segundo lugar, nós não sabemos se ele não estava a pensar voltar com a mesma carga. Afinal de contas, em Santarém não há um PCR, ou há? É que ir de Évora para Santarém pela A1 é que não é nada natural. Depois, na N114 gasta-se tanto combustível quase como na auto-estrada, porque é uma estrada boa, larga, com longos troços sem trânsito ou povoação, embora se perca bastante tempo nas que atravessa (e.g. Coruche, Almeirim).rimsilva Escreveu:Não concordo com a ideia de que seja normal que se queira carregar o mais possível, se estamos em viagem o normal é querer optimizar ao máximo as paragens para reduzir o tempo de viagem, como o mrj referiu para o percurso que ia fazer nem de 80% de bateria precisava, por isso esteve a carregar 40min desnecessariamente. No entanto compreendo que no inicio, com menos experiência, haja tendência para carregar até aos 100%
Acho que todos concordarão comigo em que ninguém tem nada que nos vir dizer que não precisamos de carregar. Só nós é que sabemos. Quando vou para o trabalho, sei que volto, tudo é previsível e as coisas vão por aí. Quando vou em passeio, não sei o que vai acontecer, os amigos podem sugerir "e se fôssemos não-sei-onde?", não há PCRs em cada esquina, a autonomia parece curta, etc... portanto ninguém me vem a mim dizer qual é a folga de que eu necessito. Cada um decide a que precisa, e eu, se fosse num passeio, em que surgem imprevistos, claro que preferia sair de casa com 100%.
Dizer àquele utilizador, "Vai! Já tens carga suficiente para chegar a Santarém." (onde não há PCR)... Só faltava que usarmos um VE, além de todos os constrangimentos reais que temos de enfrentar, significasse agora mais esse condicionamento na nossa liberdade.
É certo que devia ter carregado em PCN. Se fosse pago por tempo, não se engava duas vezes (e com tudo isto, já não se volta a enganar).
Porém, temos de ter calma, ele ocupou o PCR 40 minutos. Podemos dizer "esses 40 minutos não te aproveitaram, e teriam aproveitado a mim" mas de resto nem é bem da nossa conta, embora desejemos que sejam utilizados por quem os aproveita. Temos de ter paciência, sabemos que podemos encontrar um PCR ocupado e esperar uma média de 15-20' (por cada carro à espera...).
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Pode acontecer que fosse a Santarém e viesse na mesma carga. E podia acontecer que não, o que até é o mais provável.
Parecia aquelas discussões infindáveis dos Tesla agarrados aos PCR 1h30m e até 2h. A malta barafustava e a resposta inevitável era: "sabem lá se não ia para Espanha?!"
Todos iam para Espanha...
Compreendo que ninguém te deve dizer quanto tempo é que deves ou não carregar. Mas isso é demasiado "largo". Da mesma forma ninguém impede um Tesla de carregar 2h, ou um Leaf2 a limitar a potência que também demore 2h aos 100%. E tu, que só precisas de 30min (38 se estiveres nas lonas) espera e não bufa.
Não, não concordo nada com isso.
Podemos dizer que os 30min são desajustados ou até que são uma parolice. Mas com tão poucos recursos, algum limite que garanta a rotação dos postos tem sempre de existir.
Porque lê-se sempre o argumento do "deviam era exigir mais postos". Sim, claro... Está-se mesmo a ver que isso está a mesmo a acontecer.
edit: os 40min desse Leaf não me fazem qualquer espécie. Faz sim ter abandonado o carro (pontos a favor por ter deixado o contacto, mas se não deixasse, era mais quanto tempo para chegar aos 100%?).
Faz-me bem mais espécie o Tesla lá agarrado 106 minutos. É quase só o triplo.
Comprar um carro daqueles sem CR, sem SuC, é com cada ideia 
Parecia aquelas discussões infindáveis dos Tesla agarrados aos PCR 1h30m e até 2h. A malta barafustava e a resposta inevitável era: "sabem lá se não ia para Espanha?!"

Compreendo que ninguém te deve dizer quanto tempo é que deves ou não carregar. Mas isso é demasiado "largo". Da mesma forma ninguém impede um Tesla de carregar 2h, ou um Leaf2 a limitar a potência que também demore 2h aos 100%. E tu, que só precisas de 30min (38 se estiveres nas lonas) espera e não bufa.
Não, não concordo nada com isso.
Podemos dizer que os 30min são desajustados ou até que são uma parolice. Mas com tão poucos recursos, algum limite que garanta a rotação dos postos tem sempre de existir.
Porque lê-se sempre o argumento do "deviam era exigir mais postos". Sim, claro... Está-se mesmo a ver que isso está a mesmo a acontecer.
edit: os 40min desse Leaf não me fazem qualquer espécie. Faz sim ter abandonado o carro (pontos a favor por ter deixado o contacto, mas se não deixasse, era mais quanto tempo para chegar aos 100%?).
Faz-me bem mais espécie o Tesla lá agarrado 106 minutos. É quase só o triplo.

Última edição por BrunoAlves em 06 jun 2018, 11:37, editado 1 vez no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
migle,
Não é que faça diferença para dares a entender a teu ponto de vista e acho que todos o percebemos.
PCR de Santarem: https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... arem-a1-sn faço ideia de carregar lá no Sábado quando for para Viseu.
Não é que faça diferença para dares a entender a teu ponto de vista e acho que todos o percebemos.
PCR de Santarem: https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... arem-a1-sn faço ideia de carregar lá no Sábado quando for para Viseu.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 6 anos depois 160000km