Bateria Leaf 2 40kW.h

Discussão sobre a segunda geração do Nissan Leaf (2017-2018)
Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por Orlando » 09 abr 2018, 17:11

BrunoAlves Escreveu:Não chega não migle. Tentasses fazer uma grande viagem a velocidade “normal” e com carregamentos sucessivos e paravas.
Eu fui e vim a monte gordo de Leaf mas andei muito devagar. Conta-se que no dia da inauguração dos PCR na A2 um Leaf entrou em tartaruga por excesso de aquecimento: várias CR e velocidade alta num dia quente.

Por isso não é um retrocesso. Diria que permite fazer muito mais, mais do dobro, que o Leaf de 24kWh nas mesmas condições (velocidade baixa, etc) ou os “mesmos” (para mais) km em condições de condução mais “normal”. Por isso não vejo que seja um retrocesso.

A mim continua a parecer um problema sobretudo de expectativas... Claro, deve ter havido muita gente a ficar agarrado à pré-reserva e que se sentirá defraudado, não digo que não.
"Conta-se" não, aconteceu mesmo.
Expetativas? ou sonho?
Fraude é o que as pessoas dizem, as marcas não dão informações erradas :-)
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

migle
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah

Mensagem por migle » 09 abr 2018, 17:13

Expectativas... e legítimas...
Não é à toa que este batterygate nos surgiu como surgiu e que todos estivemos incrédulos durante algum tempo.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah

Mensagem por pemifer » 09 abr 2018, 17:26

migle Escreveu:Eles estão habituados àquela: qualquer que seja a viagem, existe uma hora da madrugada x, à qual se saírem, conseguem sempre chegar ao destino antes de almoço. Já vi esboços, diagramas com chavetas a unir os vários PCRs da auto-estrada, tudo calculado.
Eles usam este site? http://www.jurassictest.ch/GR/
Em conjunto com https://www.electromaps.com/puntos-de-recarga/mapa ?
Este é muito bom mas tem um numero limitado de itinerários https://goelectricstations.com/map-char ... tions.html Mais itinerários só a pagar... e tem de se verificar, por exemplo, com o Electromaps se estão lá todos os pontos de carregamento do itinerário que pretendemos.

Erbium
Proprietário Leaf
Registado: 06 ago 2016, 17:16

Mensagem por Erbium » 09 abr 2018, 17:37

pemifer Escreveu:
Erbium Escreveu:Não? É simples, um Leaf sem TMS custa X€, um Tesla com TMS custa Y€. ;)
Não seria preciso nada de especial. Os clones arrefecem a bateria, durante o carregamento, com o ar condicionado do carro. (e eles agora até são donos da Mitsubishi :lol: )
Um clone com bateria de 16kWh custa mais de 30.000€! :roll:

migle

Mensagem por migle » 09 abr 2018, 17:49

pemifer Escreveu:Eles usam este site? http://www.jurassictest.ch/GR/
Em conjunto com https://www.electromaps.com/puntos-de-recarga/mapa ?
Este é muito bom mas tem um numero limitado de itinerários https://goelectricstations.com/map-char ... tions.html Mais itinerários só a pagar... e tem de se verificar, por exemplo, com o Electromaps se estão lá todos os pontos de carregamento do itinerário que pretendemos.
Eu uso os dois primeiros. Eles têm 72 e ainda não se convenceram que convém ter um plano com net, para terem internet nos seus smartphones quando estão fora de casa.

O terceiro ainda mal experimentei, mas parece-me que fica aquém do que devia ser. Deve usar uma tecnologia de navegação por trás, então o percurso é calculado sem ter em conta os postos de carregamento, o que é manifestamente desadequado. Sem haver dúvidas sobre o percurso, primeiro seleccionamos a velocidade, depois ele procura postos de carregamento esgotando a bateria a cada passo... ou seja, aquilo para que o computador é bom: procura entre várias possibilidades qual é a melhor, não é usado. A procura é manual, feita pelo utilizador, que teria de experimentar os parâmetros todos. Custa a acreditar que haja alguém de informática por trás de requisitos tão pouco ambiciosos. O utilizador seria levado a fazer uma procura gananciosa e obteria um resultado longe do óptimo.

Depois, diz que a 70km/h o Leaf 2 não chegaria de Faro a Alcácer.
EDIT: o Green Race conheço e não uso, porque os valores que se obtém são totalmente irrealistas, só vejo para olhar para o perfil.

Não ajuda.

cfvp
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Mensagem por cfvp » 09 abr 2018, 23:20

Erbium Escreveu:
cfvp Escreveu:Contudo não colocar nenhum tipo de TMS é que não entendo...
Não? É simples, um Leaf sem TMS custa X€, um Tesla com TMS custa Y€. ;)
Sim e depois? Está a insinuar que para se ter um TMS tem que se subir o preço em dezenas de milhares de euros? :roll:
Sinceramente não estou a ver onde está o grande custo de pôr no mínimo uma ventoinha para melhorar o arrefecimento. Só se for uma ventoinha de ouro...

Sobre o facto da limitação da carga só surgir após 2 CR, será que isso será assim também no verão? Ou veremos uma limitação logo na 1ª CR?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms

migle

Mensagem por migle » 09 abr 2018, 23:32

Não, entendeste mal, e o tipo da exame informática também. Se a primeira CR for suficientemente grande para aquecer a sério, a segunda vai ser já limitada. O tipo da exame informática fez uma primeira CR pequenininha....

O critério que se tem avançado é a temperatura no momento inicial do CR. Se na primeira fores dos 10 aos 90... Pouco vai importar se é verão ou inverno.

Se o carro teria ficado mais caro... Estou certo que o resto do desenvolvimento e construção do carro não foi nada barato. É uma questão de equilibrio e prioridades...

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 10 abr 2018, 00:08

Eu tenho 99,9% de certeza que o critério é a temperatura do pack no início da carga. No dia seguinte a ter ido buscar o carro fiz uma CR, a primeira, e limitou a 115A num posto que dá sempre 125A, porque o pack estava a 25-27C decorrentes de uma condução mais "desportiva" na noite anterior. No dia seguinte, como a temperatura inicial era de 23C, já deu 123-124A. O 0,1% é só para o caso de haver mais algum fator a modelar este comportamento, porque tenho 100% de certeza que a temperatura inicial é o fator principal.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras

Mensagem por RJSC » 10 abr 2018, 01:01

Não colocar sistema de arrefecimento para mim está a ser uma questão de teimosia / inércia institucional / não querer admitir que estavam errados ou outros conceitos do género que aqui consigam encaixar.
O sistema de arrefecimento já foi desenvolvido para a eNV200, e o custo de uma válvula de ar condicionado um pequeno radiador dentro da caixa da bateria e uma ventoinha não é significativo.
Especialmente quando coisas muito mais supérfulas como o propilot estão disponíveis e custam mais.
Condução totalmente autónoma que permitisse ao condutor ir a dormir, a trabalhar, ler ou o que fosse tal como um passageiro, pelo tempo libertado já não é supérfluo, mas na sua geração atual que obriga o condutor a ter sempre os olhos na estrada (e mão no volante) de qualquer maneira, é mais para brincar que para revolucionar o tempo que se passa dentro de um carro no trajeto repetitivo diário.
Última edição por RJSC em 10 abr 2018, 01:08, editado 2 vezes no total.

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 10 abr 2018, 01:06

Sem duvida.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Leaf segunda geração”