Lamento ter introduzido mais dúvidas do que pensava que ia resolver. Eu pensei que um circuito com tomadas Schuko tinha obrigatoriamente disjuntor de 20A e isso resolvia a questão.plpepapf Escreveu:Visto que o disjuntor é de 16, o cabo deverá ter secção insuficiente para carregar o carro, certo?
Se for o caso, preciso mesmo então de passar um novo desde o quadro até à garagem![]()
Com um disjuntor de 16A dá pelo menos para uma tomada Schuko. Isto tem sempre em conta uns coeficientes de utilização... Com várias tomadas, tem de ser superior.
O problema é que acho que é possível meter fio de 1,5mm2 num circuito protegido por um disjuntor de 16A. E se bem que eu ache que numa tomada Schuko correcta dá sempre para meter o sabonete de 10A, não sendo eu electricista, jamais aconselharia ao contrário do que os outros estão a dizer.
Por isso, o melhor é mesmo desaparafusar o quadro e por trás dos disjuntores medir a secção do fio com o tal do paquímetro.
É mesmo o que estavas a imaginar: desligas o disjuntor e vês onde é que deixou de haver luz, testas as tomadas com um busca-polos.plpepapf Escreveu:como é que consigo determinar que o circuito é só para a garagem?
Acho que sim, temos mesmo de chamar um electricista.
Não há que fazer poupanças aqui, vamos puxar a instalação eléctrica ao máximo habitual numa habitação.
Com disjuntores de 16A, acho que todo o teu quadro precisa de uma revisão.
Depois, os vários disjuntores estão ligados a um ou vários (três é frequente) diferenciais de protecção e por sua vez estes é que estão ligados ao corte geral da casa.
Se tens disjuntores de 16A, se calhar tens um diferencial de protecção de 20A... O ideal é ter três de 40A. Assim, um dia que precises de mudar para trifásico está tudo pronto.
Mas para já, por exemplo ter um dos diferenciais dedicado só para a garagem é boa ideia. Assim terias 40A dedicados desde a entrada da casa só para a garagem, o que te permitiria instalar um EVSE de 7,4kW. A partir daí, quem precisa de Mobi.E?
EDIT: Para já, mesmo com 20A, convém que o disjuntor da garagem seja o único no diferencial de protecção de 20A.