
Incentivo ao abate 2024/25
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Incentivo ao abate 2024/25
https://eco.sapo.pt/2024/10/04/governo- ... 500-euros/
Ontem estamos a discutir o assunto aqui: viewtopic.php?f=79&t=8820&start=50#p155382
Hoje saiu esta noticia. Não é claro se vai ter as mesmas regras que estavam propostas anteriormente, como por exemplo aplicar-se a veículos em segunda mão com menos de 4 anos sendo que neste caso não seria os 4000€.
Também dá a entender que este é o mesmo apoio que havia para a compra de VE´s mas agora obriga abate da viatura antiga. Portanto quem quiser comprar um VE novo e não tiver nenhum carro para abate não há incentivo.
Ontem estamos a discutir o assunto aqui: viewtopic.php?f=79&t=8820&start=50#p155382
Hoje saiu esta noticia. Não é claro se vai ter as mesmas regras que estavam propostas anteriormente, como por exemplo aplicar-se a veículos em segunda mão com menos de 4 anos sendo que neste caso não seria os 4000€.
Também dá a entender que este é o mesmo apoio que havia para a compra de VE´s mas agora obriga abate da viatura antiga. Portanto quem quiser comprar um VE novo e não tiver nenhum carro para abate não há incentivo.
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- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
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Re: Incentivo ao abate 2024/25
Aparentemente já estão abertas as candidaturas e as regras para as mesmas.
E assim me lixei. O anterior governo aceitava carros até 4 anos para ter direito ao incentivo, mas o incentivo actual é só para a compra de carros novos.
https://www.fundoambiental.pt/faq-ven-2 ... -ven-2024-
Eu até arriscava comprar um carro novo para substituir o Leaf mas 1050 candidaturas devem desaparecer num ápice e depois lixo-me outra vez...
E assim me lixei. O anterior governo aceitava carros até 4 anos para ter direito ao incentivo, mas o incentivo actual é só para a compra de carros novos.
https://www.fundoambiental.pt/apoios-20 ... 6tQR-xEeMA4. O que é considerado um veículo novo?
Consideram-se veículos novos os veículos que não tenham tido qualquer tipo de utilização anterior à aquisição pelo candidato, não sendo por isso considerados novos, por exemplo, os veículos de serviço.
https://www.fundoambiental.pt/faq-ven-2 ... -ven-2024-
Eu até arriscava comprar um carro novo para substituir o Leaf mas 1050 candidaturas devem desaparecer num ápice e depois lixo-me outra vez...
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Re: Incentivo ao abate 2024/25
Este apoio continua a ser um lixo na minha opinião. O ano passado esgotou em 1,5 dias, não faz sentido. Ainda ontem falava com um colega alemão que comprou um e-up (há coisa de 2 anos) e que lhe ficou em 13k€. O preço era 22k, a marca dá 3k€ logo descontados no preço que se paga, passado nem uma semana tinha os 6k de apoio do governo na conta.
Igual para toda a gente, sem candidaturas manhosas.
Este ano não será assim. É necessário ter um carro para abate e li algures (não li o aviso oficial, confesso) que tem de estar na posse do candidato algum tempo (ou seja não se pode comprar um chaço no OLX para entregar para abate).
O número de candidatos elegíveis com certeza que vai ser menor, mas ainda assim será mais umas pinguinhas discriminatórias para quem tiver a sorte de estar nas condições ideais que só foram anunciadas em outubro.
Igual para toda a gente, sem candidaturas manhosas.
Este ano não será assim. É necessário ter um carro para abate e li algures (não li o aviso oficial, confesso) que tem de estar na posse do candidato algum tempo (ou seja não se pode comprar um chaço no OLX para entregar para abate).
O número de candidatos elegíveis com certeza que vai ser menor, mas ainda assim será mais umas pinguinhas discriminatórias para quem tiver a sorte de estar nas condições ideais que só foram anunciadas em outubro.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Incentivo ao abate 2024/25
Concordo com a obrigação do abate, pelo menos serve para ir limpando alguns cancros da estrada, discordo completamente do facto de ser limitado, mais valia no fim do ano dividir o bolo por todos os ilegiveis nessa situação.
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Re: Incentivo ao abate 2024/25
Também concordo com o abate, mas não com 10 anos, isso é um carro semi-novo numa grande parte dos casos.
O meu leaf tem 8 anos, querem abate-lo, mas ele está quase novo, não havia razão para o retirar da estrada

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10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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Re: Incentivo ao abate 2024/25
Eu colocaria outra limitação, o carro abatido deveria ser a combustão, ninguém é obrigado a substitui-lo, se com 10 anos ainda serve é simples, não o dão para abate, no fundo o incentivo é para a transição.frankesousa Escreveu: ↑23 out 2024, 08:36
Também concordo com o abate, mas não com 10 anos, isso é um carro semi-novo numa grande parte dos casos.
O meu leaf tem 8 anos, querem abate-lo, mas ele está quase novo, não havia razão para o retirar da estrada![]()

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Re: Incentivo ao abate 2024/25
O meu tem 13, com a bateria de 40 está novo; Ainda hoje fui ao Cacém comprar borracha a metro para os limpa-para-brisas.frankesousa Escreveu: ↑23 out 2024, 08:36Também concordo com o abate, mas não com 10 anos, isso é um carro semi-novo numa grande parte dos casos.
O meu leaf tem 8 anos, querem abate-lo, mas ele está quase novo, não havia razão para o retirar da estrada![]()

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Re: Incentivo ao abate 2024/25
Na minha opinião são duas coisas distintas.
Uma coisa é incentivo ao abate que é isto que existe actualmente, outra coisa é incentivo a compra de um veiculo electrico.
O incentivo ao abate na minha maneira de ver tem como objectivo retirar carros com muitos anos de circulação, como foi o meu caso da Nissan Primera de 2004.
O incentivo a compra de carros electricos tem como objectivo fazer com que uma pessoa em vez de comprar um carro a combustão opte pela compra de um VE.
Um individuo que queira comprar um automóvel novo e não tenha nenhum carro para abate, não tem nenhum incentivo para escolher um VE. Por exemplo quem acaba de tirar a carta e vai comprar um carro novo.
Na minha opinião devia de haver os dois tipos de incentivos porque acabam por ser duas coisas distintas.
E sim, para o abate não podes ir comprar um chaço ao olx e depois concorrer, o carro tem de estar no teu nome se não estou em erro há mais de 12 meses (não me consigo lembrar onde li sobre este ponto). O ACP na antiga proposta tinha proposto que o automóvel para abate tinha de ter mais de 15 anos. Como isto agora se alterou não sei qual é o mínimo.
Alguém sabe se a UVE se pronunciou sobre isto? Eu sei que foram ouvidos pelo governo sobre este assunto e outros.
Uma coisa é incentivo ao abate que é isto que existe actualmente, outra coisa é incentivo a compra de um veiculo electrico.
O incentivo ao abate na minha maneira de ver tem como objectivo retirar carros com muitos anos de circulação, como foi o meu caso da Nissan Primera de 2004.
O incentivo a compra de carros electricos tem como objectivo fazer com que uma pessoa em vez de comprar um carro a combustão opte pela compra de um VE.
Um individuo que queira comprar um automóvel novo e não tenha nenhum carro para abate, não tem nenhum incentivo para escolher um VE. Por exemplo quem acaba de tirar a carta e vai comprar um carro novo.
Na minha opinião devia de haver os dois tipos de incentivos porque acabam por ser duas coisas distintas.
E sim, para o abate não podes ir comprar um chaço ao olx e depois concorrer, o carro tem de estar no teu nome se não estou em erro há mais de 12 meses (não me consigo lembrar onde li sobre este ponto). O ACP na antiga proposta tinha proposto que o automóvel para abate tinha de ter mais de 15 anos. Como isto agora se alterou não sei qual é o mínimo.
Alguém sabe se a UVE se pronunciou sobre isto? Eu sei que foram ouvidos pelo governo sobre este assunto e outros.
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Re: Incentivo ao abate 2024/25
Eu sempre fui anti-subsidios, por isso até vejo lógica no abate (retirar poluição das estradas), no incentivo só por si para compra de EV não vejo lógica, no inicio ainda podia, mas atualmente preferia um beneficio fiscal ou coisa desse genero.
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Re: Incentivo ao abate 2024/25
A UVE apresentou uma proposta tanto para o OE 2024 (que devia ter sido aplicada pelo governo anterior) e outra para o OE 2025.Nonnus Escreveu: ↑23 out 2024, 21:37Na minha opinião são duas coisas distintas.
Uma coisa é incentivo ao abate que é isto que existe actualmente, outra coisa é incentivo a compra de um veiculo electrico.
O incentivo ao abate na minha maneira de ver tem como objectivo retirar carros com muitos anos de circulação, como foi o meu caso da Nissan Primera de 2004.
O incentivo a compra de carros electricos tem como objectivo fazer com que uma pessoa em vez de comprar um carro a combustão opte pela compra de um VE.
Um individuo que queira comprar um automóvel novo e não tenha nenhum carro para abate, não tem nenhum incentivo para escolher um VE. Por exemplo quem acaba de tirar a carta e vai comprar um carro novo.
Na minha opinião devia de haver os dois tipos de incentivos porque acabam por ser duas coisas distintas.
E sim, para o abate não podes ir comprar um chaço ao olx e depois concorrer, o carro tem de estar no teu nome se não estou em erro há mais de 12 meses (não me consigo lembrar onde li sobre este ponto). O ACP na antiga proposta tinha proposto que o automóvel para abate tinha de ter mais de 15 anos. Como isto agora se alterou não sei qual é o mínimo.
Alguém sabe se a UVE se pronunciou sobre isto? Eu sei que foram ouvidos pelo governo sobre este assunto e outros.
A proposta consistia em aumento da dotação para aumentar o apoio para os 6k€ (média europeia) e abranger mais candidaturas.
Também referimos o tecto máximo, para que os apoios sejam atribuidos a quem realmente necessita e pudesse servir como pressão para as marcar baixarem os preços.
O apoio ao abate foi também sugerido, mas como majoração e nunca como condição.
O caso de uma pessoa q acaba de tirar a carta e vai adquirir uma 1a viatura é bem exemplificativo de como essa medida é errada. As novas gerações já nem deviam passar pelos fósseis.
Mais... as vendas de BEV abaixo dos 38.500€ rondam as 750 por mês, logo, só com as vendas de jan e fev 2024 já passas as míseras 1050 candidaturas.
Mudar as regras do jogo a meio é muito mau. Mesmo quem tenha abatido um chaço em jan 2024 na compra de um VE, como é que o vai provar agora?